Positivo do seu jeito

Dicas

Como limpar os fones de ouvido corretamente?

6 de julho de 2020

por: MKT Positivo

Para que um fone de ouvido seja durável não é apenas a qualidade do produto que deve ser observada. Você também precisa saber como limpar fones de ouvido corretamente para evitar que a sujeira comprometa a qualidade sonora e reduza a vida útil do acessório.

Você sabe qual é a maneira certa de fazer isso? Todo mundo tem uma técnica especial para limpar eletrônicos, mas nem sempre ela é a mais recomendada pelos fabricantes. Sendo assim, independentemente do tipo do seu fone de ouvido, vamos aprender como limpá-lo corretamente e deixá-lo com aparência de novo.

Como limpar fones de ouvido?

Para limpar fones de ouvido, independentemente do modelo ou da marca do produto, você vai precisar dos seguintes itens:

  • – 1 escova de dentes nova, com cerdas macias;
  • – 1 cotonete;
  • – Álcool;
  • – Papel toalha.

Antes de tudo, certifique-se de que os fones de ouvidos estão desconectados de qualquer aparelho eletrônico. Se eles forem modelos sem fio, desligue-os antes de começar a limpeza.

Passo 1. Passe suavemente a escova de dentes com cerdas macias pelo fone de ouvido. Dê atenção especial aos cantos e às frestas, locais em que o acúmulo de sujeira costuma ser maior.

Passo 2. Depois, umedeça um papel toalha com álcool e passe sobre o fone. O mais recomendado é utilizar álcool isopropílico, mas álcool gel ou álcool comum também podem ser opções. Atenção à quantidade: o suficiente para deixar o papel úmido já basta.

Passo 3. Ao concluir a limpeza, utilize o cotonete para tirar os excessos de sujeira. Todas as impurezas que tiverem se soltado sairão com maior facilidade nesse momento.

Passo 4. Por fim, utilize uma folha de papel toalha seca para finalizar a limpeza.

Fones de ouvido intra-auriculares: cuidados específicos

As dicas que mencionamos acima de aplicam a qualquer modelo de fone de ouvido. Porém, alguns modelos específicos podem requerer ações diferenciadas. É o caso dos fones de ouvido intra-auriculares, aqueles pequenos que se encaixam no ouvido. No caso deles, tenha ainda os seguintes cuidados:

  • – Se o fone de ouvido tiver espumas e for possível removê-las, retire-as antes de fazer a limpeza com a escova de dentes. A regra se aplica às proteções de silicone.
  • – Espumas de proteção e capas de corino tendem a ser mais sensíveis a movimentos bruscos. Se não for possível removê-las, faça movimentos suaves na limpeza para que as cerdas da escova de dentes não danifiquem o produto.

Fones de ouvido de cabeça (headset): cuidados específicos

Os fones de ouvido do tipo headset costumam ser mais resistentes, mas as dicas de limpeza que mencionamos anteriormente também se aplicam a eles. Contudo, aqui há outros detalhes que você pode considerar para que a limpeza seja ainda mais eficiente.

  • – Se os fones de ouvido tiverem espumas removíveis, retire-as antes de iniciar a limpeza. As espumas podem ser lavadas separadamente com água morna e detergente neutro.
  • – Nunca coloque espumas molhadas ou úmidas em seu fone de ouvido. Espere até que elas sequem completamente. Se possível, deixe-as no sol antes de recolocá-las no fone.
  • – Dê atenção também às dobradiças do fone de ouvido. Alguns modelos retráteis podem apresentar problemas com o passar do tempo por conta de sujeiras nas junções.

Limpeza frequente significa proteção

É recomendável que você faça a limpeza dos seus fones de ouvido pelo menos uma vez a cada 30 dias. Porém, limpar o produto não significa apenas aumentar a vida útil dele e reduzir as chances de que problemas apareçam. Em tempos de coronavírus, passar um pano levemente úmido com álcool gel todos os dias é uma boa medida para evitar qualquer tipo de contágio.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.