Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

mulher-criando-conta-no-gov-br

Site Gov.br: como criar uma conta

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o governo passou a digitalizar e oferecer diversos recursos, além de informações e dados, sobre os mais diversos temas na web. Visando facilitar e centralizar o acesso à grande parte desses recursos e ferramentas, foi criado o Gov.br.

Entre o grande leque de serviços públicos digitais oferecidos estão o acesso a serviços do SUS, inscrição no ENEM, consulta de dados referentes a Carteira de Trabalho Digital e a CNH, além de muito mais. No site é possível inclusive simular a aposentadoria do INSS e verificar se não há dinheiro esquecido em algum banco ou instituição financeira que você já tenha conta e nem se lembra mais.

Entretanto, para desfrutar do Gov.br é necessário se cadastrar e fazer uma conta no site. Mesmo que você não precise de nenhum dos serviços oferecidos agora, é recomendado já criar um login e senha – isso pode facilitar muito em casos emergenciais lá na frente. Pensando nisso, criamos este artigo para ajudar você neste processo. Vamos lá!

he-man-piscando

Criando uma conta no Gov.br

Criar uma conta própria no Gov.br é necessário para comprovar a sua identidade e garantir a proteção dos seus dados. Sem ela, qualquer pessoa com apenas algumas informações teria acesso a diversos dados sobre a sua pessoa que deveriam ser sigilosos, ou então realizar ações sem o seu consentimento.

Qualquer brasileiro ou cidadão estrangeiro registrado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode criar uma conta, que é 100% gratuita. Você pode criar e acessar a sua no site do Governo Federal, clicando aqui, ou então pelo aplicativo Gov.br, disponível tanto para Android como iOS. Para se registrar, siga esses passos:

Passo 1: se você estiver usando o app, toque em “Entrar com gov.br”. No site, clique em “Criar conta gov.pr” para se registrar.

Site-Gov-passo-1

Passo 2: digite seu CPF e selecione “Cadastrar”.

Site-Gov-passo-2

Passo 3: preencha os campos indicados com as suas informações pessoais. É fundamental que isso seja feito de forma correta para que você possa comprovar que é realmente você criando uma conta no site.

Passo 4: após concluir o cadastro, um código de verificação será enviado para o número de telefone celular por SMS ou via e-mail. Realizando a confirmação, basta seguir com os passos indicados para concluir o seu cadastro.

Nível de conta

Vale ressaltar que as contas criadas no Gov.br são classificadas em três níveis, que variam conforme as informações que você informar ao site e for capaz de comprovar que elas são autênticas e que você realmente é quem diz ser.

A lista de serviços públicos digitais varia conforme esses níveis. Portanto, vale a pena saber o que cada um deles oferece e como fazer um upgrade de conta. 

Bronze

Considerado o nível mais básico, ele é destinado para aqueles usuários que desejam acessar somente informações e serviços mais simples. Caso você tenha realizado alguma dessas ações, você já possui uma conta bronze:

  • Cadastro via formulário online para validação de dados na Receita Federal
  • Cadastro via formulário online para validação de dados no INSS  
  • Cadastro via atendimento presencial em alguma agência do INSS
  • Validação de dados via atendimento físico em um posto da Senatran

Entre os recursos disponíveis estão: ter uma conta única para acessar informações e serviços governamentais de forma digital, fazer o login em qualquer serviço com biometria ao invés da senha, gerenciar autorizações de uso dos dados e realizar prova de vida utilizando reconhecimento facial.

Prata

Oferece um leque bem maior de serviços públicos digitais. Em contrapartida, mais ações precisam ser tomadas para atingir esse nível, visando aumentar a segurança e proteção dos seus dados. Para ter uma conta prata, você precisa:

  • Fazer reconhecimento facial pelo aplicativo do Gov.br. A imagem capturada será conferida tendo como base a foto na sua CNH, para verificar que é realmente você criando esse tipo de conta
  • Validação de dados bancários via internet banking de um banco que você possui conta e esteja credenciado no país
  • Validação com dados e senha do SIGEPE caso você atue como servidor público

Além dos recursos disponíveis na conta bronze, a conta prata oferece esses serviços: acessar serviços públicos que exigem maior grau de segurança, visualizar e compartilhar dados e documentos digitais, utilizar serviços de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br e habilitar autenticação em duas etapas para aumentar ainda mais a segurança da sua conta.

Ouro

A conta ouro basicamente oferece os mesmos serviços da conta prata, mas com um maior grau de segurança. Para atingir esse nível, você deve:

  • Fazer reconhecimento fácil pelo app do gov.br para conferência de dados da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE)
  • Validação de dados com Certificado Digital compatível com o ICP-Brasil

Agora que você já sabe o que é o gov.br, basta criar sua conta e inserir e validar as informações necessárias para ter o nível de conta exigido para acessar os serviços que você deseja. 

Para mais conteúdos relevantes como este e que podem lhe ajudar no seu dia a dia, não deixe de dar uma espiada no nosso blog. Temos diversos artigos sobre os mais diversos temas, contendo informações, dicas e tutoriais que podem lhe ajudar. Conte conosco para facilitar a sua vida!

Links:

https://www.oficinadanet.com.br/brasil/39876-criar-conta-gov-br

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/saiba-mais-sobre-os-niveis-da-conta-govbr

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter