Como imprimir o licenciamento do seu carro ou moto em casa

Proprietários de veículos de 13 estados e do Distrito Federal têm a partir de agora uma nova alternativa para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O documento está disponível online, por meio de aplicativo e pode ser impresso em casa em uma versão que poderá ser aceita pelos agentes de trânsito. A ideia do Governo Federal é simplificar esse serviço, especialmente durante a pandemia de coronavírus, em que muitas agências do Detran tiveram os seus horários de atendimento reduzidos.

CRLV 100% digital

Desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, o serviço inicialmente está disponível em 13 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Desde 4 de maio de 2016, de acordo com a Lei 13.281/2016, não é mais obrigatório ao condutor apresentar o CRLV durante uma fiscalização de trânsito, desde que a autoridade tenha como realizar consulta dos dados do veículo relativas a eventuais bloqueios ou restrições.

A principal alternativa hoje é recorrer ao Aplicativo CDT. Disponível para Android, ele permite que o condutor mantenha no smartphone uma versão digital da CNH e do CRLV. Anteriormente, já ensinamos um passo a passo de como obter o seu documento CRLV.

De acordo com à Deliberação nº 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a data limite para que todos os Detrans do país disponibilizassem a opção de impressão do CRLV aos proprietários de veículos é 30 de junho de 2020.

“Devido ao aumento da demanda por serviços digitais e a resposta que os estados precisam dar à situação causada pelo Covid-19, o Serpro antecipou a integração com os sistemas dos Detrans para que seja possível oferecer essa opção ao cidadão”, ressaltou o gestor da CDT no Serpro, Isidro Santos.

Versão para impressão é novidade

Além do aplicativo, a novidade agora é que é possível imprimir uma cópia do documento com valor de apresentação às autoridades. Dentro do aplicativo CDT há a alternativa de imprimir o CRLV em PDF no formato A4. A versão digital do documento conta com um QR Code, que pode ser lido pelos agentes de trânsito para que obtenham as informações do veículo.

Importante: é fundamental que ao imprimir o documento você se certifique de escolher uma versão de impressão em alta qualidade. Caso o QR Code esteja ilegível, por exemplo, será de responsabilidade inteiramente sua a apresentação do documento original. Portanto, para imprimi-lo, evite utilizar os modos de economia de tinta da impressora.

Outra opção para imprimir o documento é acessar o Portal de Serviços do Denatran e informar os dados do veículo. É importante ressaltar que o CRLV só será liberado se o pagamento do licenciamento anual estiver em dia. Caso contrário, então será necessário primeiro regularizar a situação para somente depois utilizar o serviço.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.