Notebook Positivo com o WhatsApp Web aberto em sua tela.

Chegou: veja como mostrar a localização em tempo real no WhatsApp Web

Desde o segundo semestre do ano passado, o WhatsApp incorporou uma função que possibilita mostrar a localização em tempo real. No WhatsApp Web, porém, isso ainda não era possível. Com uma atualização recente do serviço, essa função foi incorporada.

O recurso, bastante simples, pode ser útil em diversas ocasiões. Seja para acompanhar alguém que está indo para um lugar perigoso ou para guiar alguém que possa estar perdido, a integração do mensageiro com o mapa torna tudo mais simples e prático. Vamos aprender como usar essa função?

Garoto fazendo sinal de positivo com o polegar enquanto usa um computador antigo.

Localização em tempo real no WhatsApp Web

Não é possível dar início a esse processo a partir da versão web. Portanto, você primeiramente precisa receber uma localização em tempo real pelo WhatsApp e abri-la na versão web para que o processo funcione.

Passo 1: Peça para alguém enviar a localização da seguinte forma: no WhatsApp do celular, em uma tela de conversa, toque no botão de anexo.

Como enviar a localização em tempo real no WhatsApp passo 1

Passo 2: Em seguida, selecione “Localização”.

Como enviar a localização em tempo real no WhatsApp passo 2

Passo 3: Escolha a opção “Localização em tempo real”. Depois, toque sobre o link que você acabou de receber para abri-lo.

Como enviar a localização em tempo real no WhatsApp passo 3.1
Como enviar a localização em tempo real no WhatsApp passo 3.2

Passo 4: Note que a janela de conversa será transformada em um mapa. Nele você verá a localização em tempo real do seu contato. Dessa forma, você pode acompanhar a rota ou guiar a pessoa em uma determinada região. Simples, prático e sem muitos segredos, não é mesmo?

Como enviar a localização em tempo real no WhatsApp passo 4

O recurso foi pensado especialmente para pais que precisam acompanhar os seus filhos em determinados lugares. Mais do que ser um “dedo-duro”, a ferramenta é uma forma muito eficaz no uso dos recursos de geolocalização.

Recurso pode consumir mais da bateria do celular

Vale lembrar que para quem compartilha a localização em tempo real via celular, existe sempre a necessidade de manter o GPS ligado. Essa característica pode consumir mais energia do seu aparelho, contribuindo para drenar a bateria mais rapidamente. Por isso, não torne essa função ativa permanentemente, a menos que esteja disposto a arcar com essa consequência.

Se o seu celular tem bateria cuja capacidade não é suficiente para um dia inteiro de uso, então evite deixar essa função ativa por mais que 20 minutos ao longo do dia. Agora, se a bateria do seu aparelho não for um problema, vale a pena testar um pouco mais a novidade.

***

Se você está sempre em busca de mais dicas e truques para melhorar sua vida digital, não deixe de visitar nosso blog Positivo Do Seu Jeito. Estamos constantemente compartilhando novidades e insights para ajudá-lo a navegar no mundo digital com confiança e segurança.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR

Como citar uma pesquisa do Wikipedia segundo a ABNT?

Tudo o que você precisa saber sobre bluetooth

Como fazer lives exclusivas para melhores amigos no Instagram

Como diminuir o tamanho de um arquivo em PDF?

Como descobrir se um site está fora do ar?

Como funcionam os direitos de uso de imagens no Google?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.