smartphone-indicando-bateria

11 dicas para economizar bateria no smartphone Android

Foi-se o tempo em que a bateria dos celulares durava um dia inteiro. Hoje, com o uso cada vez mais comum da internet móvel e de aplicativos que são acionados frequentemente, em especial aqueles das redes sociais, precisar recarregar o celular com mais frequência é praticamente regra. Ainda assim, existem algumas medidas que você pode tomar para economizar a bateria do seu celular, sabia? Confira algumas dicas interessantes a seguir:

dicas-para-economizar-bateria-no-smartphone-android-carregando-celular

1. Programe seu celular para que a tela desligue mais rapidamente

Vá em “Configurações”, depois em “Tela” e em “Modo de espera”. Lá, configure seu celular para ficar menos tempo com a tela ligada, pois quanto mais tempo ele demorar para apagar, mais bateria vai consumir.

2. Diminua um pouco o brilho da tela

A tela ligada do seu celular consome bastante bateria, e se a ideia é fazer com que a carga do seu smartphone dure mais tempo, uma ótima opção é diminuir o brilho da tela, o que pode ser feito rapidamente na barra de notificações ou nas configurações do aparelho.

3. Veja quais apps têm acesso à sua localização

Nem todo aplicativo precisa ter acesso à sua localização, certo? Acontece que, na hora de instalar apps novos, às vezes não percebemos que alguns deles podem usar dados de localização. Vá em “Configurações” e depois em “Localização” para desativar essa funcionalidade de alguns aplicativos, pois isso também reduz o consumo de bateria.

4. Desative funcionalidades como Bluetooth, Wi-Fi, 3G e Localização

Deixar todas essas funções ativas em seu celular requer, obviamente, consumo de bateria. Caso você esteja sem o seu carregador por perto e precise poupar a carga do seu smartphone, desabilite essas funcionalidades, pois assim a bateria vai durar um pouco mais.

5. Deixe o celular no modo Avião

Digamos que a situação tenha ficado complicada mesmo e você não possa carregar o celular, uma alternativa é deixar o smartphone no modo avião, que limita bastante a rede de celular e também as conexões móveis. Essa função deixa o usuário incomunicável, mas pode ser necessária em momentos de extrema necessidade. Para ativar o modo avião, use a barra de notificações ou, então, vá em “Configurações”, “Rede sem fio e outros”, “Mais” e, finalmente, “Modo avião”.

mulher-usando-carregador-portatil

6. Veja quais apps consomem mais a bateria do seu celular

Alguns aplicativos consomem bateria mesmo quando não estão sendo utilizados. Para ter um controle maior nesse aspecto, vá em “Configurações” e depois em “Bateria”. Assim, você pode decidir se vai limitar dados em segundo plano, usar menos o app em questão ou até mesmo desinstalar o aplicativo, se perceber que ele não é mais útil.

7. Desative ou desinstale aplicativos que não são utilizados

Como mencionamos no item anterior, o simples ato de instalar um app em seu smartphone já vai consumir bateria, e mesmo quando esse aplicativo é pouco utilizado, é bem provável que ele ainda “coma” a carga do seu celular sem que você tenha ideia disso. A dica aqui é revisar todos os seus apps e desativar ou desinstalar aqueles que você usa pouco.

8. Delete papéis de parede animados

Se a tela inicial do seu smartphone tiver um papel de parede animado ou alguns widgets que ficam o tempo todo em movimento, removê-los é outra forma de poupar a bateria do celular. Para deletar um widget, segure o dedo sobre ele e arraste para “Remover”. Para mudar o papel de parede, segure a tela inicial em algum ponto vazio ou vá em “Configurações” e “Tela”. 

9. Instale algum app que gerencie o consumo da bateria

Diversos aplicativos para Android funcionam como gerenciador de bateria. Entre eles, citamos Battery Doctor, DU Battery Saver, GO Battery Saver e Mobile Booster, mas existem muitos outros que cumprem o mesmo papel.

10. Diminua ou desative as animações do celular

Absolutamente todas as funcionalidades do seu smartphone consomem bateria, e isso inclui as animações do Android. Para desativar essas funcionalidades, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1. Vá em “Configurações” e, depois, em “Sobre o telefone”;

Passo 2. Toque 10 vezes seguidas em “Número da versão”;

11-dicas-para-economizar-bateria-no-smartphone-Android-passo-1

Passo 3. Isso abrirá uma opção dentro das Configurações, chamada “Opções de desenvolvedor”. Selecione essa alternativa;

11-dicas-para-economizar-bateria-no-smartphone-Android-passo-2

Passo 4. Desça a tela até chegar na opção “Escala de animação da janela”. Feito isso, selecione “Animação desligada”.

11-dicas-para-economizar-bateria-no-smartphone-Android-passo-3

11. Seu celular tem a opção “Economia de bateria”?

Essa funcionalidade, presente em alguns smartphones, é um recurso que, como o próprio nome sugere, faz com que o aparelho gaste menos bateria do que o normal. Para acessar, vá em “Configurações” e “Bateria”. Feito isso, toque nos três pontinhos verticais do botão de menu, que ficam no lado superior direito da tela, e selecione a opção “Economia de bateria”. 

Abaixo dessa opção há também a “Otimização de bateria”, que faz com que alguns dos apps instalados no smartphone consumam menos carga do aparelho. Você também pode selecionar essa opção, se desejar.

Viu só como é possível economizar a bateria do seu smartphone Android antes de o celular desligar de vez? Salve essa publicação para quando estiver em apuros e sem o carregador do seu aparelho.

dicas-para-economizar-bateria-no-smartphone-android-bateria-acabando

Links:

https://tecnoblog.net/responde/economia-bateria-energia-android/

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.