Como fazer para postar fotos 3D no Facebook para Android?

As fotos 3D pintaram na internet com a promessa de revolucionar a maneira como fotografamos, mas devido a algumas exigências técnicas a popularização não aconteceu. Muitas pessoas ainda se perguntam como postar fotos 3D no Facebook, por exemplo.

A resposta para essa pergunta agora está mais simples. Você não precisa mais necessariamente ter uma câmera capaz de capturar fotos 3D para explorar esse recurso. A função, no entanto, não está tão evidente para os usuários e é preciso fuçar um pouco para descobrir como utilizá-la.

Nesse artigo, mostraremos o passo a passo de como postar fotos em 3D no seu Facebook.

®GIPHY

Postando fotos 3D no Facebook pelo Android

Passo 01: antes de tudo, é preciso que você curta uma página no Facebook.

Pesquise por “Facebook 360” ou vá direto à página por meio deste link. Basta curtir a página verificada para que o recurso de postagem de fotos 3D esteja disponível na sua conta.

Passo 02: agora feche completamente o aplicativo do Facebook.

Não basta apenas sair dele, é preciso encerrar o aplicativo forçando o seu fechamento. Vá em “Configurações”, “Aplicativos” e localize o Facebook na lista. Toque sobre ele e selecione “Forçar parada”.

Passo 03: depois, abra o app novamente e toque no campo para fazer uma postagem.

Note agora que, entre todas as opções disponíveis – “Foto/vídeo”, “Marcar pessoas”, “Sentimento/atividade”, “Check-in”, “Câmera”, entre outros – há uma novidade: “Foto 3D”. Toque sobre ela.

Passo 04: agora é só escolher uma foto que esteja disponível na sua galeria. O recurso funciona melhor com imagens tiradas usando o modo Retrato, ou seja, aquelas em que um objeto está em primeiro plano e o fundo está levemente desfocado. Quanto mais próxima desse perfil for a foto, melhor será o resultado.

Logo ao selecionar a imagem um modo de pré-visualização é exibido. O que o filtro faz nada mais é do que ressaltar a diferença entre o primeiro e o segundo plano, dando a sensação de que um está descolado do outro. Assim, ao mexer o celular, o fundo terá um tipo de movimento, enquanto o primeiro plano terá outro, dando a sensação de tridimensionalidade.

Agora é só escrever a mensagem que desejar e tocar em “Compartilhar” para mandar a foto para a sua timeline. Tanto você quanto os seus amigos poderão visualizar o recurso normalmente, independente do aparelho que estiverem usando.

Usuários com celulares mais antigos podem ter limitações

Embora a função de postagem de fotos 3D no Facebook esteja disponível para todos, é possível que usuários com celulares mais antigos – especialmente modelos produzidos antes de 2017 – tenham algumas limitações. Isso porque a captura de imagens com o recurso de desfoque do plano de fundo não estava disponível no Android até então.

Nesse caso, a solução é obter uma foto tirada com outro aparelho para a postagem, pois caso você escolha uma foto tirada com o seu celular pode ser que haja problemas para o aplicativo separar com precisão o primeiro do segundo plano. No entanto, na maioria dos casos o resultado será positivo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.