Se por um lado as marcas d’água em imagens são uma alternativa importante para atestar a procedência de certos arquivos, por outro a aplicação delas pode ser incômoda, dependendo do local em questão.
Felizmente, é possível remover a maioria delas sem muito esforço. Para isso, não é necessário dominar a edição de imagens em softwares profissionais ou algo do gênero. Serviços online como o Apowersoft podem ser úteis nesse sentido e, ainda que o resultado não seja perfeito, na maioria das vezes ele é aceitável para esse tipo de edição.
Importante: antes de começar, vale um alerta. Marcas d’água são uma maneira de indicar os direitos autorais de uma determinada imagem. Removê-la por completo e utilizar o conteúdo para fins comerciais ou editoriais pode gerar prejuízos para o autor. Portanto, sempre entre em contato com o proprietário dos direitos da imagem para esclarecer dúvidas sobre as formas de utilização.
Passo 1. Acesse a página da ferramenta de remoção de marca d’água Apowersoft.
Passo 2. Clique no quadro azul “Remove Watermark form Image”. Note que os formatos suportados são os seguintes: JPG, JPEG, BMP, PNG, TIF e TIFF.
Passo 3. Em seguida, selecione no seu computador a imagem da qual deseja remover a marca d’água. Só é possível editar uma imagem de cada vez.
Passo 4. Com a imagem aberta, posicione o marcador sobre a marca d’água e arraste o cursor até criar um quadrado ou retângulo em cima dela.
Passo 5. Clique em “Erase” e aguarde o resultado.
Passo 6. Se você gostou da imagem editada, clique em “Download Images” para baixar a imagem em questão.
Se você deseja editar a marca d’água de uma imagem, mas está sem acesso à internet, não tem problema. O Apowersoft conta também com um aplicativo, que pode ser baixado e utilizado offline. Basta fazer o download do app disponível para Windows, instalar o arquivo executável no PC e começar a utilizar o serviço.
Com relação aos resultados do uso da ferramenta, vale ressaltar que ela não é perfeita. Dependendo do fundo da imagem será possível notar algumas imperfeições, mas na maioria dos casos é possível se livrar de marcas incômodas que estejam sobrepondo rostos ou informações importantes.
O software utiliza uma combinação de dados relacionada às imagens nas proximidades para preencher os espaços com a marca d’água com conteúdo similar. Portanto, não se trata de revelar a camada de baixo, mas sim de criar uma nova camada que se sobreponha às logomarcas e textos aplicados na foto.
Se você precisar de uma ferramenta que proporcione resultados mais aprimorados, o melhor a se fazer ainda é recorrer a um software profissional de edição de imagens, de preferência operado por alguém com amplo conhecimento no tema.