Como converter e enviar arquivos para ler em um leitor digital

Você sabe como enviar arquivos para um leitor digital sem precisar necessariamente baixá-los de algum serviço online? Muitos usuários têm essa dúvida, especialmente no que diz respeito aos formatos de arquivos utilizados por esses dispositivos.

Se esse é o seu caso, saiba que além de transferi-los de um dispositivo para outro também será preciso converter os arquivos para um formato mais adequado de arquivo. A boa notícia é que um software gratuito é capaz de fazer todo esse trabalho e facilitar bastante a sua vida. Vamos conhecer as funcionalidades do Calibre.

Como converter e transferir arquivos para um leitor digital

Para realizar esse tutorial vamos precisar de um aplicativo gratuito chamado Calibre. Ele está disponível em versões para Windows, Linux e Android, mas neste passo a passo explicaremos como utilizar a versão para o sistema operacional da Microsoft.

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Calibre.

Passo 2. Dê um duplo clique sobre o arquivo executável para iniciar a instalação. Durante o processo, defina também o idioma (há a opção “Português Brasileiro”) e escolha o dispositivo de saída. São listados produtos de diversos fabricantes, escolha aquele que mais se aproxima das características do seu.

Passo 3. Abra o aplicativo. No seu computador, selecione os arquivos que você deseja converter e transferir para o leitor digital e arraste-os para a interface do programa. Outra alternativa é clicar em “Adicionar Livros”, no canto inferior esquerdo, e selecionar os conteúdos no seu PC.

Passo 4. Selecione o documento desejado e clique em “Converter livros”. Depois, escolha “Converter individualmente”.

Passo 5. Na tela seguinte serão exibidas diversas informações, mas atente-se apenas ao cabeçalho superior. Do lado esquerdo será indicado o formato original do arquivo e do lado direito o formato de saída do arquivo. Nesse segundo item é onde você pode escolher o formato desejado para conversão. São diversas opções, incluindo: EPUB, AZW3, MOBI, DOCX, FB2, HTMLZ, LIT, LRF, PDB, PDF, PMLZ, RB, RTF, SNB, TCR, TXT, TXTZ e ZIP.

Passo 6. Clique em “Ok” e aguarde até que todos os arquivos sejam convertidos.

Passo 7. Por fim, agora basta conectar o seu tablet ou leitor digital via USB ao computador. Automaticamente, uma nova opção será adicionada à barra de ferramentas do aplicativo. Clique em “Enviar para o dispositivo”.

Passo 8. Serão exibidos todos os dispositivos removíveis conectados ao PC, como pendrives, HDs externos, tablets, smartphones ou leitores digitais. Escolha o item correspondente, aguarde a transferência dos arquivos e pronto.

Conversão entre formatos nem sempre é perfeita

É importante lembrar que a conversão entre formatos nem sempre é perfeita. Essa não é uma limitação do software Calibre, mas sim das múltiplas configurações existentes entre os formatos. Por exemplo, para ter arquivos em um leitor digital os formatos MOBI e EPUB são mais indicados, mas a formatação pode sofrer um pouco, especialmente em listas ou imagens.

De qualquer forma, ainda que a solução não seja perfeita, ela pode ser bastante prática para quem deseja ter arquivos importantes sempre à mão em dispositivos que tornem a leitura mais fácil. Como o software Calibre é completamente gratuito, vale a pena fazer um teste. Na maioria dos casos o resultado será plenamente satisfatório.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.