Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

windows-10-11-como-mudar-navegador-padrao

Windows 10 e Windows 11: como mudar o navegador padrão

Se você utiliza o Windows 10 ou 11 no seu computador, já deve ter percebido que suas configurações de sistema apresentam alguns aplicativos que são classificados como padrão, entre eles o Microsoft Edge.

Lançado em 2015, o Edge é o novo navegador da Microsoft, substituindo o antigo Internet Explorer. No entanto, somente em 2020 que a sua versão final e estável foi introduzida para todos os usuários do Windows, fazendo com que ele não se tornasse tão popular entre os usuários do software.

Caso você seja um desses usuários que não é muito fã do Edge, e acaba fazendo uso de outro navegador, utilizar um sistema que define o aplicativo da Microsoft como padrão pode ser frustrante.

Por exemplo, dependendo de como estão as configurações do seu PC, o Edge pode ser aberto toda vez que você liga a sua máquina. Além disso, alguns links de páginas que você clicar serão abertos neste navegador, o que acaba não fazendo sentido caso você não goste de usá-lo.

A boa notícia é que a Microsoft permite, tanto no Windows 10 como no Windows 11, que seja possível ajustar quais aplicativos devem ser os padrões do computador, incluindo o navegador.

Mudando o navegador padrão do Windows

Caso você prefira utilizar outro navegador, seja ele o Chrome, Firefox, Opera ou outro, você pode defini-lo como o navegador padrão do seu computador de maneira super fácil e rápida. Basta seguir esses passos:

  1. No canto inferior esquerdo da sua tela no Windows, clique em Iniciar (logo do Windows) e depois selecione a opção Configuração (engrenagem).
  2. No novo menu que se abrir, clique em Aplicativos para poder acessar a página de configurações de todos os aplicativos que estão instalados no software.
  3. Clique em Aplicativos padrão para poder alterar as configurações padrão do seu Windows.
  4. No campo Navegador da Web, selecione qual navegador instalado no seu computador você quer que se torne o seu navegador padrão.
  5. Caso apareça uma mensagem do Windows recomendando o uso do Edge, indique que mesmo assim você deseja mudar o seu navegador padrão.

Seguindo esses passos, você terá alterado com êxito o navegador padrão do seu computador. Caso queira voltar para a configuração antiga, basta clicar em Redefinir quando estiver na aba Aplicativos padrão.

windows-10-11-como-mudar-navegador-padrao

Conhecendo mais o Edge

Como abordado anteriormente, se você já possui um navegador favorito, a melhor opção é defini-lo como o navegador padrão do seu Windows. No entanto, caso você nunca tenha usado o Edge, talvez seja uma sábia escolha dar uma chance ao aplicativo feito pela Microsoft.

A definição de qual é a melhor opção é algo muito pessoal e varia de usuário para usuário. No entanto, assim como os outros navegadores, o Edge apresenta alguns pontos fortes que talvez possam torná-lo atrativo para você.

Não por acaso, ele ficou em segundo lugar na lista de navegadores mais usados em computadores em 2021, perdendo apenas para o Google Chrome. Dessa forma, vale a pena destacar seus pontos fortes.

Vantagens do Edge 

  • Leve: o Edge consegue ser rápido, consumindo bem menos recursos do computador, especialmente em memória RAM, do que os seus rivais, em especial o Chrome. Dessa forma, ele se torna uma ótima opção para os usuários que possuem máquinas não tão potentes.
  • Fácil de ser usado: sua interface e configuração inicial é simples e intuitiva, permitindo que você importe seus dados de outros navegadores facilmente.
  • Modo leitor: o Edge não é o único navegador a oferecer esse modo. Porém, vale destacar que ele está disponível para os usuários que queiram ler grandes textos em seu PC.
  • Privacidade: possui um filtro que evita o rastreamento do usuário enquanto ele está usando o navegador, que pode ser configurado em diversos níveis para aumentar ainda mais a sua privacidade.

Desvantagens

Assim como qualquer outro navegador, o Edge também apresenta algumas desvantagens. Conhecê-las é importante para saber se o programa será capaz de suprir suas exigências na hora de navegar na web.

  • Performance inferior: de modo geral, a performance do Edge não é ruim, mas ainda não se equivale à de seus maiores concorrentes. Ao usar menos memória RAM, ele acaba tendo menos capacidade de desempenhar muitas tarefas ao mesmo tempo.
  • Falta de suporte para computadores mais antigos: o hardware mínimo necessário para rodar o Edge é um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM para versões do sistema 32-bit e 2 GB de RAM para versões 64-bit. Apesar de todos os computadores fabricados atualmente terem um hardware superior a essas especificações, alguns computadores antigos não serão capazes de rodá-lo. 

Gostou das nossas dicas? Então basta decidir entre o Edge ou adotar outro navegador como o padrão no seu Windows 10 ou 11 e navegar livremente pela internet. Para olhar mais tutoriais e conteúdos interessantes sobre o mundo da informática e tecnologia, não deixe de dar uma olhada no nosso blog.

Links: Mundo Conectado, CanalTech [1] e [2]

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter