Como usar o Google Canvas, novo editor de imagens que roda online direto do navegador

O Google lançou no final do mês de dezembro um novo serviço chamado Google Canvas. Trata-se de uma espécie de editor de fotos online, no melhor estilo Paint, da Microsoft, mas com a vantagem de que pode ser utilizado completamente online. Quer saber como usar o Google Canvas?

O serviço inicialmente funciona somente no navegador Google Chrome. Portanto, antes de arregaçar as suas mangas para começar a fazer edições no aplicativo, certifique-se de que baixar e instalar o browser do Google. Se você atende a esse requisito, então chegou a hora de conhecer mais detalhes sobre o Google Canvas.

®GIPHY

Como usar o Google Canvas

Completamente online, o Google Canvas utiliza uma tecnologia chamada Progressive Web App (PWA). Ela permite que todo o sistema rode no navegador, sem que você precise baixar absolutamente nada. Dessa forma, se você precisa fazer um desenho rápido e não conta com nenhum programa à mão, essa é a melhor solução para ser utilizada daqui em diante.

A primeira coisa a se fazer é acessar a URL do Google Canvas. Clique neste link ou acesse-o pelo endereço http://canvas.apps.chrome. Na tela inicial, uma mensagem de boas-vindas explicará alguns detalhes sobre o serviço. Você clicar em “Saiba mais”, para obter mais detalhes ou clicar em “Primeiros Passos”, para começar a usar o programa.

O editor é bastante simples. Sobre uma tela branca você pode fazer desenhos utilizando as ferramentas que estão disponíveis na lateral esquerda da tela. Ao clicar sobre o ponto preto, a paleta de cores é aberta e você pode selecionar qual cor deseja entre as básicas ou personalizadas.

São quatro opções de ferramentas para desenho ou escrita: lápis, caneta, marcador e giz. Em cada uma delas é possível definir o tamanho do traço e também a opacidade. Para isso, depois de selecionar a ferramenta, dê um novo clique sobre ela para exibir o menu de contexto com essas opções. Use o mouse para ajustar as configurações da maneira que mais lhe agradar.

Por fim, a última das ferramentas é a borracha, que pode ser utilizada para apagar os traços que você já fez. O número de ferramentas é bastante limitado, mas é justamente essa a ideia do programa: oferecer uma alternativa simples para aqueles que precisam fazer esboços rápidos, mas não contam com nenhum programa instalado.

Exportando suas criações no Google Canvas

Por fim, depois de combinar cores e traços, é hora de exportar as suas criações. Para isso, localize um botão com três risquinhos, no canto superior direito da tela, e clique sobre ele. Será aberta a opção “Exportar desenho”. O resultado da sua criação será baixado imediatamente, no formato PNG.

Posteriormente, a imagem pode ser utilizada da maneira que você achar mais conveniente, seja por meio de compartilhamento nas redes sociais ou através de envio por e-mail. O serviço é completamente gratuito e não requer nem mesmo login com uma conta Google.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.