Positivo do seu jeito

Tendências

WhatsApp receberá recurso de edição rápida de imagens

5 de agosto de 2019

por: MKT Positivo

O WhatsApp poderá ganhar em breve um recurso para edição rápida de imagens. A novidade ainda não foi anunciada oficialmente pelos desenvolvedores do mensageiro, mas se os rumores estiverem certos ela pode chegar aos usuários nas próximas atualizações.

A informação foi veiculada pelo WABetaInfo, principal site internacional dedicado a explorar notícias e novidades sobre o aplicativo. A publicação deixa claro ainda que, até o presente o momento, o recurso é tratado como “em desenvolvimento” pelos responsáveis pelo aplicativo.

whatsapp-edicao-de-imagens
®GIPHY

Edição rápida de imagens no WhatsApp: sem previsão de lançamento

O recurso de edição rápida de imagens funcionaria de forma bastante similar às ferramentas presentes em outros aplicativos, como o Facebook. Embora não se saiba ao certo como seria o seu visual, a ideia é que o recurso seja tratado e apresentado de forma bastante discreta.

O site WABetaInfo apurou que a equipe de desenvolvimento do aplicativo vem trabalhando nessa funcionalidade nas últimas semanas de forma mais assídua. A ideia é disponibilizá-la ainda em um período de testes, mas de maneira que ela apresente o menor número possível de bugs.

Por se tratar de um trabalho que ainda não foi lançado oficialmente, não há previsão de quando ele será concluído. Pode demorar algumas semanas, ou meses, até que tenhamos a primeira versão beta – e mais tempo ainda até que a ferramenta seja definitivamente incorporada ao mensageiro.

Edição rápida de imagens no WhatsApp: como funcionaria?

Em teoria, o recurso de edição rápida de imagens seria adicionado por meio de um botão dedicado chamado “Edit”. Ao tocar no menu para adicionar uma foto qualquer, depois de selecionar o arquivo que será enviado, o usuário veria opções para editar a imagem.

Ao tocar em “Edit” seria possível fazer edições simples como recorte de imagem, adição de emojis ou inclusão de textos sobre a imagem. Também haverá a possibilidade de utilizar uma espécie de “ferramenta mão livre”, para que traços ou círculos possam ser sobrepostos às imagens.

Atualmente, o WhatsApp não conta com nenhum recurso como esse. No Android, o que os usuários fazem é baixar a imagem e utilizar editores nativos do sistema operacional ou aplicativos de terceira para isso. Com a adição da ferramenta não seria mais preciso sair do app para executar essas funções.

Quais são os benefícios da adição desse recurso?

Ao que tudo indica, a ideia dos desenvolvedores é permitir que os usuários ganhem tempo e economizem espaço de armazenamento. No primeiro quesito apenas a descrição de como funciona a ferramenta já fala por si só: sem precisar sair do app, os usuários podem fazer edições simples de maneira mais rápida e prática.

O segundo aspecto positivo é a possibilidade de economizar espaço de armazenamento. Ao poder editar imagens recebidas via WhatsApp sem precisar sair do aplicativo é possível salvar apenas a cópia editada e não mais haverá a obrigatoriedade de manter a versão original e a cópia editada.

Portanto, vamos torcer para que o recurso seja disponibilizado o mais rápido possível, mas não se assuste se ele der as caras no mensageiro somente em 2020.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.