Positivo do seu jeito

Dicas

Como usar a tecla Caps Lock como modificadora de atalhos no Windows

9 de Janeiro de 2020

por: MKT Positivo

Que tal customizar atalhos no teclado para facilitar o acesso a funções em softwares? Nem todo mundo sabe, mas há como usar o Caps Lock como tecla de atalho no Windows e facilitar bastante a vida em inúmeras situações.

Porém, não há nenhum recurso nativo no sistema operacional Windows 10 que permita fazer isso. É preciso recorrer a aplicativos de terceiros, como o AutoHotkey. Combinado com scripts ele pode tornar seu sistema mais flexível e fácil de ser utilizado. Vamos conhecer as possibilidades e aprender como utilizá-lo.

como-usar-o-caps-lock-como-atalho-no-windows

O que é o AutoHotkey?

O AutoHotkey é um programa gratuita para Windows que funciona em segundo plano e permite que os usuários adicionem scripts a ele. Se você tiver um conhecimento mais avançado poderá até mesmo escrever esses scripts para que o software execute, mas opções de download não faltam.

Em outras palavras, o que ele faz é servir de suporte para que ao pressionar uma tecla um novo mapeamento entre em ação. Caso contrário você teria que editar as linhas de comando de cada um dos softwares. Portanto, ele pode ser considerado a forma mais simples de criar atalhos ou modificar comandos feitos via teclado no Windows.

Instalando e usando o AutoHotkey

Agora que você já sabe como o aplicativo funciona, vamos compreender como utilizá-lo da melhor maneira possível. Siga o passo a passo.

Passo 01: Baixe e instale o AutoHotkey.

Passo 02: Em seguida, baixe o arquivo de script CapsLock Modifier.

Passo 03: Extraia o arquivo AHK da pasta compactada e salve-o em qualquer pasta do seu PC.

Passo 04: Por fim, clique sobre o arquivo AHK com o botão direito do mouse e selecione a opção “Run Script” (“Executar Script”).

A partir de agora o script está rodando em segundo plano. Para ativá-lo, é preciso pressionar duas vezes a tecla Caps Lock. Quando você fizer isso ela passará a funcionar como uma tecla modificadora. Algumas funções já estão programadas no script, mas você pode mudar as teclas se assim desejar.

Caps Lock + D – encontrar a definição de uma palavra selecionada no dicionário.

Caps Lock + G – procurar no Google um texto selecionado em qualquer ponto do Windows.

Caps Lock + T – encontrar sinônimos para uma palavra selecionada.

Caps Lock + W – procurar um texto selecionado na Wikipedia.

Para indicar que o script está em funcionamento, note o ícone na barra de notificações: ele fica com o fundo verde quando está ativo. Para desativá-lo basta clicar sobre ele como botão direito do mouse e escolher “Exit” (“Sair”).

Simples, não é mesmo? Esse é apenas um entre os muitos scripts que estão disponíveis para o AutoHotkey. Você pode pesquisar mais deles no fórum do AutoHotkey. Os usuários compartilham scripts construídos e links para buscadores nos quais é possível encontrar mais alternativas.

Se você tem conhecimento mais avançado ou interesse em desenvolver os seus próprios scripts também há instruções de como fazer. Todavia, o conteúdo disponível está em inglês, portanto ter um conhecimento razoável do idioma é fundamental.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.