Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como desativar a localização pelo Facebook via smartphone

Talvez você não saiba ou não tenha se dado conta, mas o Facebook tem acesso à sua localização o tempo todo. Isso porque quando instalamos o aplicativo no smartphone ele habilita por padrão essa opção, o que pode ser um incômodo para aqueles que valorizam a privacidade.

Felizmente é possível modificar essa configuração. Você pode permitir que o app tenha acesso à sua localização somente quando o Facebook estiver aberto, o que será particularmente útil para localizar serviços disponíveis na região. Porém, se preferir, é possível revogar por completo essa permissão.

No tutorial a seguir mostramos como é simples ficar “anônimo” em relação à sua localização na rede social.

Como desativar a localização pelo Facebook via smartphone

Embora os smartphones Android apresentem variações nos nomes dos recursos de menu de acordo com o fabricante, em linhas gerais o passo a passo de acesso ao serviço é o mesmo. Por padrão. Sua localização é mantida ativa o tempo todo. Porém, você pode mudar isso nas configurações da seguinte forma:

Passo 1. Abra o app do Facebook e toque no ícone de menu, as três linhas no canto superior direito.

Passo 2. Toque no ícone de seta para baixo para localizar “Configurações e privacidade”. Em seguida, escolha “Atalhos de privacidade” no submenu.

Passo 3. Agora, escolha a opção “Gerenciar suas configurações de localização”.

Passo 4. No menu seguinte, toque em “Acesso à localização”.

Passo 5. Na sequência, toque em “Serviços de localização”. Você será direcionado para a aba de “Configurações” do Facebook no Android.

Passo 6. Toque em “Permissões” e, em seguida, toque em “Localização”.

Passo 7. Por padrão, a opção “Permitir o tempo todo” estará marcada. Escolha “Permitir durante o uso do app”, se quiser manter o recurso ativo apenas durante a utilização do serviço, ou “Negar”, para desabilitá-lo em definitivo.

Por que desativar a localização no Facebook?

Tudo é uma questão de privacidade. Usuários que deixam a sua localização ativa têm essa informação cruzada com a base de dados de anúncios do Facebook. A ideia é oferecer anúncios mais bem contextualizados e que possam ser mais úteis para você. Por exemplo, se você está em São Paulo, mas mora originalmente em Curitiba, a rede social saberá que você se deslocou e oferecerá anúncios contextualizados referentes ao comércio da capital paulista.

Esse “rastreio” pode ser um incômodo para muitos, que preferem manter a privacidade. Se os seus amigos também estiverem com esse recurso ativo, então poderão receber notificações informando que você está nas proximidades. Para evitar tudo isso o ideal é ativar a opção de localização apenas durante o uso do app.

Se você optar por desligar de uma vez por todas o serviço de localização ficará impossibilitado de utilizar alguns recursos, como busca por locais nas proximidades ou marcação de locais em postagens. Entretanto, na prática, a sua experiência de uso do serviço não é comprometida se você optar por desabilitar essa ferramenta.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter