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O PC está mudo? 5 dicas para resolver problemas de áudio no Windows

20 de Abril de 2019

por: MKT Positivo

Infelizmente, problemas com áudio no Windows são mais comuns do que podemos imaginar. A atualização de drivers de som ainda é um dos pontos fracos do sistema operacional e volta e meio nos vemos obrigados a corrigir problemas quando o PC está mudo.

Todavia, existem diversas maneiras de checar qual é o possível erro e agir imediatamente para restaurar as configurações necessárias. Nem sempre você será bem sucedido de primeira, mas vale a pena passar por cada uma das etapas para resolver o problema antes de jogar a toalha.

Nesse artigo, listamos cinco dicas que podem ser úteis na hora de resolver esse tipo de problema.

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1. Execute a Solução de Problemas de Áudio

A primeira coisa a se fazer quando o PC está mudo é utilizar uma ferramenta do Windows 10 específica para essa finalidade: a Solução de Problemas de Áudio. Trata-se de um pequeno software incorporado ao sistema operacional que faz um checklist de eventuais problemas e corrige-os automaticamente se possível.

  • Passo 01: No Menu Iniciar, digite “solução de problemas de áudio” na caixa de pesquisas.

  • Passo 02: Depois, vá em “Encontrar e corrigir problemas com a reprodução de áudio” na lista de resultados.

  • Passo 03: Por fim, clique em “Avançar” e aguarde.

2. Verifique os cabos e o volume

Essa é uma dica de checklist mais básica, mas muitas pessoas se esquecem de observar esses aspectos quando se veem diante de um problema. Basicamente, você observará cada um desses aspectos para se descartar essas razões, pois eventualmente o problema pode estar no seu dispositivo reprodutor de som.

  • Passo 01: Verifique se caixas de som ou fones de ouvido não estão conectados na entrada errada.
  • Passo 02: Verifique se os níveis de energia e volume estão nos níveis máximos.
  • Passo 03: Se a caixa de som ou o fone de ouvido tiverem controles próprios de volume, verifique-os também.
  • Passo 04: Tente conectar o fone de ouvido ou a caixa de som a uma porta USB diferente.
  • Passo 05: Não conecte um fone de ouvido e uma caixa de som ao mesmo tempo. Desconecte um ou outro e realize novos testes.

3. Verifique o Gerenciador de Dispositivos

Se você já passou pelas duas etapas acima e o PC está mudo, pode ser que a causa do PC mudo seja um driver desatualizado. Para descartar essa opção, siga esse passo a passo:

  • Passo 01: Clique no Menu Iniciar e digite “Gerenciador de Dispositivos” na caixa de pesquisas e, depois, selecione-o na lista de resultados.

  • Passo 02: Em “Controladores de som, vídeo e jogos” selecione a placa de som. Depois, selecione “Driver” e , por fim, “Atualizar Driver”.

O Windows fará a busca por um driver mais atualizado. Se por um acaso o sistema operacional não encontrá-lo, acesse o site do fabricante do seu computador e tente encontrar por lá uma versão mais atualizada do driver em questão.

Se isso não funcionar, volte à opção de selecionar o Driver e escolha “Desinstalar”. Reinicie o computador para que o Windows busque a reinstalação automática do driver.

4. Defina o dispositivo como padrão

Se você estiver utilizando um dispositivo de áudio via entradas USB ou HDMI, pode ser que a reprodução não esteja ocorrendo pelo simples fato de ele não ter sido definido como padrão. Reparar esse erro é simples.

  • Passo 01: Abra o Menu Iniciar, digite “Som” na caixa de pesquisas e selecione a opção correspondente.

  • Passo 02: Na guia “Reprodução”, selecione o dispositivo que deseja e, em seguida, clique em “Definir Padrão”.

5. Desative os aprimoramentos de áudio

Outra possibilidade de o áudio do seu computador não estar funcionando é o fato dos aprimoramentos de áudio estarem ativos. Você pode desabilitá-los para tentar resolver o problema.

  • Passo 01: No Menu Iniciar, digite “Som” na caixa de pesquisas e selecione “Painel de Controle de Som” nos resultados.

  • Passo 02: Na guia “Reprodução”, clique com o botão direito do mouse em “Dispositivo Padrão” e escolha “Propriedades”.

  • Passo 03: Na guia “Aperfeiçoamentos”, marque a caixa “Desativar todos os efeitos sonoros”.

Faça isso para cada um dos dispositivos listados e logo em seguida faça um teste. Se com um deles o áudio funcionar, então o problema estará resolvido.

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