Morar sozinho é uma grande conquista, um sonho realizado e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Afinal de contas, morar com os pais pode até ser meio “chato” às vezes, mas só quando temos a nossa própria casa que damos valor à comida pronta, roupa lavada e claro, os boletos pagos!
Conquistar a independência e ser dono do próprio nariz é um processo natural e todo mundo passa por isso pelo menos uma vez na vida. Só que antes de tomar essa decisão importante, é preciso ter em mente que as coisas nem sempre serão um mar de rosas: as contas chegam, o papel higiênico acaba e a louça acumula na pia se você não lavar.
Contrapartida, a partir do momento que você vai morar sozinho, as decisões são todas suas! Quer pintar as paredes? Quer dar uma festa? Quer almoçar sorvete? Quer sair e chegar sem precisar dar satisfação? Tudo bem, afinal a casa é sua e partir de agora você faz o que quiser! Uhu!
Se os seus planos para 2018 envolve ser dono da própria vida e conquistar a tão sonhada independência, que tal já começar a se programar? A seguir daremos algumas dicas que vão ajudar você nessa nova etapa e tornar o processo de ir morar sozinho mais tranquilo. Veja:
1. Encontre o lugar perfeito
Tudo começa pela escolha do lugar, ele será seu novo lar e por isso precisa ser escolhido com muita calma. Antes de decidir, pergunte-se o que para você é essencial: boa localização? Espaço de sobra? Posição do sol? Segurança? Depois de colocar tudo na ponta do lápis, comece a pesquisar preços, marque algumas visitas e, de preferência, leve alguém experiente com você para olhar o espaço. Vale pai, mãe, tios ou amigos que já morem sozinhos ou tenham se mudado algumas vezes.
Sites e apps que podem ajudar: Zap Imóveis, ImóvelWeb e VivaReal
2. Planeje-se financeiramente
Se você quer morar sozinho, prepare-se: dinheiro será seu pensamento dia e noite. Se antes você planejava seu salário de acordo com as festas e roupas que queria comprar, agora o planejamento vai contemplar contas de água, energia elétrica, mercado, internet, mobília, entre outros. Comece a cuidar das suas finanças pessoais a partir de agora, quando chegar o momento de se mudar, você vai estar seguro e poderá aproveitar melhor o momento.
Sites e apps que podem ajudar: Organizze, Guia Bolso e Minhas Economias.
3. Decore do seu jeito
Diante de tantas necessidades, talvez você pense em deixar a decoração de lado. Pense bem: o que torna a sua casa um lar é a sua personalidade, o seu jeito de organizar e dispor cada uma das suas coisas. É claro que no início a grana talvez fique curta e você tenha que decidir entre um microondas ou a pintura de todos os cômodos, mas tente investir, mesmo que seja um pouquinho, para deixar o espaço com a sua cara. Você vai ficar mais à vontade quando sentir que aquele canto é seu ❤.
Sites e apps que podem ajudar: Pinterest, Coral Visualizer e VivaDecora.
4. Aprenda a cozinhar
Se você ainda não aprendeu a cozinhar, a hora é agora! Não precisa ser o rei da culinária, foque em aprender o básico, prepare algumas receitas, teste temperos, tempo de forno ou cozimento e vá se desafiando dia após dia. Quando a hora chegar e o estômago roncar de fome você com certeza não vai passar aperto. Ah! Aprenda a cozinhar comida de verdade. Ninguém sobrevive muito tempo se alimentando de macarrão instantâneo e comida congelada.
Sites e apps que podem ajudar: Tastemade, Receitas Fáceis e Tudo Gostoso.
5. Invista em móveis e utensílios usados
Mobiliar e equipar uma casa não é barato e talvez no início você não tenha muitas condições de adquirir tudo novo. Por isso, uma ótima solução é comprar móveis e utensílios de segunda mão. Na internet dá para encontrar muita coisa legal e em ótimo estado de conservação, às vezes que nunca foram usadas. Fazendo isso, além de economizar uma boa grana, você ajuda outra pessoa a desapegar daquilo que não usa mais. Excelente, não é mesmo?
Sites e apps que podem ajudar: OLX, Enjoei e Skina.
6. Aproveite muito essa nova fase
Morar sozinho é uma experiência repleta de desafios, mas também é um dos momentos mais divertidos e incríveis da vida. Aproveite essa liberdade com responsabilidade e curta cada momento: convide os amigos para uma noite de jogos e risadas, cozinhe um prato especial só para você, tome banhos demorados, vire a noite maratonando séries e aventure-se nas coisas mais banais como lavar as próprias roupas ou comprar um novo chuveiro. Vai ser demais! Boa sorte 😚