6 dicas valiosas para quem vai morar sozinho em 2018

Morar sozinho é uma grande conquista, um sonho realizado e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Afinal de contas, morar com os pais pode até ser meio “chato” às vezes, mas só quando temos a nossa própria casa que damos valor à comida pronta, roupa lavada e claro, os boletos pagos!

Morar Sozinho

® GIPHY

Conquistar a independência e ser dono do próprio nariz é um processo natural e todo mundo passa por isso pelo menos uma vez na vida. Só que antes de tomar essa decisão importante, é preciso ter em mente que as coisas nem sempre serão um mar de rosas: as contas chegam, o papel higiênico acaba e a louça acumula na pia se você não lavar.

Morar Sozinho

® GIPHY

Contrapartida, a partir do momento que você vai morar sozinho, as decisões são todas suas! Quer pintar as paredes? Quer dar uma festa? Quer almoçar sorvete? Quer sair e chegar sem precisar dar satisfação? Tudo bem, afinal a casa é sua e partir de agora você faz o que quiser! Uhu!

Morar Sozinho

® GIPHY

Se os seus planos para 2018 envolve ser dono da própria vida e conquistar a tão sonhada independência, que tal já começar a se programar? A seguir daremos algumas dicas que vão ajudar você nessa nova etapa e tornar o processo de ir morar sozinho mais tranquilo. Veja:

1. Encontre o lugar perfeito

Morar Sozinho

® GIPHY

Tudo começa pela escolha do lugar, ele será seu novo lar e por isso precisa ser escolhido com muita calma. Antes de decidir, pergunte-se o que para você é essencial: boa localização? Espaço de sobra? Posição do sol? Segurança? Depois de colocar tudo na ponta do lápis, comece a pesquisar preços, marque algumas visitas e, de preferência, leve alguém experiente com você para olhar o espaço. Vale pai, mãe, tios ou amigos que já morem sozinhos ou tenham se mudado algumas vezes.

Sites e apps que podem ajudar: Zap Imóveis, ImóvelWeb e VivaReal

2. Planeje-se financeiramente

Morar Sozinho

® GIPHY

Se você quer morar sozinho, prepare-se: dinheiro será seu pensamento dia e noite. Se antes você planejava seu salário de acordo com as festas e roupas que queria comprar, agora o planejamento vai contemplar contas de água, energia elétrica, mercado, internet, mobília, entre outros. Comece a cuidar das suas finanças pessoais a partir de agora, quando chegar o momento de se mudar, você vai estar seguro e poderá aproveitar melhor o momento.

Sites e apps que podem ajudar: Organizze, Guia Bolso e Minhas Economias.

3. Decore do seu jeito

Morar Sozinho

® GIPHY

Diante de tantas necessidades, talvez você pense em deixar a decoração de lado. Pense bem: o que torna a sua casa um lar é a sua personalidade, o seu jeito de organizar e dispor cada uma das suas coisas. É claro que no início a grana talvez fique curta e você tenha que decidir entre um microondas ou a pintura de todos os cômodos, mas tente investir, mesmo que seja um pouquinho, para deixar o espaço com a sua cara. Você vai ficar mais à vontade quando sentir que aquele canto é seu ❤.

Sites e apps que podem ajudar: Pinterest, Coral Visualizer e VivaDecora.

4. Aprenda a cozinhar

Morar Sozinho

® GIPHY

Se você ainda não aprendeu a cozinhar, a hora é agora! Não precisa ser o rei da culinária, foque em aprender o básico, prepare algumas receitas, teste temperos, tempo de forno ou cozimento e vá se desafiando dia após dia. Quando a hora chegar e o estômago roncar de fome você com certeza não vai passar aperto. Ah! Aprenda a cozinhar comida de verdade. Ninguém sobrevive muito tempo se alimentando de macarrão instantâneo e comida congelada.

Sites e apps que podem ajudar: Tastemade, Receitas Fáceis e Tudo Gostoso.

5. Invista em móveis e utensílios usados

Morar Sozinho

® GIPHY

Mobiliar e equipar uma casa não é barato e talvez no início você não tenha muitas condições de adquirir tudo novo. Por isso, uma ótima solução é comprar móveis e utensílios de segunda mão. Na internet dá para encontrar muita coisa legal e em ótimo estado de conservação, às vezes que nunca foram usadas. Fazendo isso, além de economizar uma boa grana, você ajuda outra pessoa a desapegar daquilo que não usa mais. Excelente, não é mesmo?

Sites e apps que podem ajudar: OLX, Enjoei e Skina.

6. Aproveite muito essa nova fase

Morar Sozinho

® GIPHY

Morar sozinho é uma experiência repleta de desafios, mas também é um dos momentos mais divertidos e incríveis da vida. Aproveite essa liberdade com responsabilidade e curta cada momento: convide os amigos para uma noite de jogos e risadas, cozinhe um prato especial só para você, tome banhos demorados, vire a noite maratonando séries e aventure-se nas coisas mais banais como lavar as próprias roupas ou comprar um novo chuveiro. Vai ser demais! Boa sorte 😚

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.