Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

dicas para preparar aulas online incríveis

9 dicas para preparar aulas online incríveis

Ministrar uma boa aula é uma tarefa que exige muito preparo e experiência. Quando falamos do ensino online, a dificuldade é ainda maior. Além de dominar os conteúdos, os professores também precisam se preocupar com o formato de apresentação, equipamentos, qualidade de conexão e com todos os pequenos problemas que podem surgir nesse ambiente tecnológico. 

Nosso post de hoje vai dar algumas dicas para professores que planejam melhorar suas habilidades no online e no Ensino à Distância (EaD). Veja a seguir 9 dicas para preparar aulas incríveis e prender a atenção dos seus alunos!

1. Prepare bem o seu ambiente online

O primeiro passo para uma aula online incrível é a escolha da plataforma. Hoje existem muitas disponíveis, a exemplo do Microsoft Teams e do Google Sala de Aula (Google Classroom). Ambas permitem a criação de ambientes de ensino robustos, com salas de aula dedicadas e espaços para o compartilhamento de arquivos e mensagens.
Mais importante ainda é que elas possuem uma infraestrutura testada por milhões de usuários ao redor do globo, garantindo estabilidade para todos os participantes. No caso do Google Sala de Aula, há até mesmo ferramentas de economia de dados, voltadas a alunos com equipamentos e smartphones mais fracos.
Seja qual for a sua escolha, procure criar um ambiente no qual os alunos se sintam acolhidos e disponham das ferramentas necessárias para se comunicar entre si e com os professores. 

2. Todos na mesma página

Ao programar a disciplina e as datas dos encontros, certifique-se de comunicar todos os participantes com antecedência, deixando os links para acesso à sala e todos os procedimentos em evidência durante a fase da divulgação. 
Pode parecer óbvio, mas muitas aulas são atrapalhadas por problemas de ordem técnica ou por participantes que não se comportam conforme a etiqueta. Por isso, novamente, estabeleça as regras de forma clara e antes de começar a explicar os conteúdos!

3. Capriche na apresentação visual

É importante ter um espaço físico reservado para ministrar as aulas. Melhor ainda se ele for bem iluminado. Além de facilitar o trabalho das câmeras, a luz auxilia na apresentação visual do ambiente, garantindo uma transmissão mais profissional para todos os participantes. 
Preocupe-se também com a posição e ângulo das câmeras, para que o foco esteja sobre você e o conteúdo. 
dicas para preparar aulas online incríveis
Se não tiver um ambiente bonito, uma solução bem funcional é utilizar os planos de fundo disponibilizados pelos aplicativos como Microsoft Teams, Google Meet, Skype, entre outros. Eles substituem o cenário por uma imagem de sua escolha, criando um efeito Chroma Key (cromaqui). 
Além do cenário, o professor pode caprichar também no visual dos materiais apresentados. Há sites como o Canva, que fornecem uma infinidade de templates para apresentações, aulas e slides. É só escolher um deles e editar os textos, cores e imagens. 

4. Invista em equipamentos que fazem a diferença

Não adianta nada você preparar o palco se os seus equipamentos de gravação e transmissão não estiverem à altura do espetáculo. Invista em uma boa câmera (ou webcam) para garantir a qualidade de imagem. Isso permite que os alunos vejam os materiais mostrados ao vivo pelo professor. 
Caso precise utilizar a câmera do notebook, tente deixar o equipamento alinhado à altura do seu rosto, garantindo um ângulo mais natural. 
Um ponto essencial para uma boa aula online é a qualidade de áudio. Embora a maioria dos notebooks possua microfones embutidos, eles costumam captar ruídos do teclado e do ambiente. Uma alternativa interessante para professores é utilizar microfones de lapela, cuja construção é própria para apresentações. 
Outra opção é utilizar headsets e fones de ouvido com microfone dedicado. Isso já evita boa parte dos ruídos indesejados. 

5. Tenha uma boa conexão de internet

Se você pretende dar aulas remotamente, é necessário contratar um bom plano de internet. Um ponto de atenção aqui é a taxa de upload disponibilizada pela operadora, que precisa ser alta o suficiente para comportar o streaming de vídeo sem perda de qualidade e sem engasgos. 
Uma conexão ruim significa que a aula será um fracasso. Os alunos provavelmente verão uma transmissão travada e de baixa qualidade, que pode comprometer todo o seu esforço com o restante da preparação. 
A conexão por cabos ethernet é a mais indicada por ser mais estável e livre de interferências externas. Caso você realmente necessite utilizar o WiFi, opte por roteadores e equipamentos que deem suporte aos padrões 802.11n ou superiores (ac e ax). Também verifique a intensidade do sinal da rede para não ser surpreendido com quedas de internet. 

6. Use o conteúdo a seu favor

Manter a atenção dos alunos é um dos maiores desafios encontrados pelos professores que trabalham com aulas online. A recomendação de muitos especialistas é quebrar o conteúdo em pequenas seções, intercalando momentos de explicação com exercícios e questões ao vivo. 
Um dos pontos mais importantes para manter a turma atenta é fazer a contextualização dos temas com o cotidiano dos alunos, de modo que eles se sintam instigados a entender aquilo que está sendo explicado. 

7. Interatividade é tudo para uma aula online

Falando em manter a atenção dos alunos, por que não deixar a sua aula mais divertida? A tecnologia dos smartphones e dos computadores permite interagir com os participantes, seja pela aplicação de testes em tempo real ou por meio de desafios. 
dicas para preparar aulas online incríveis
Um app muito bom para fazer isso é o Kahoot. Com ele, o professor pode criar questionários, quizzes e jogos para a turma inteira testar seus conhecimentos. Cada aluno acessa o jogo pelo celular, utilizando o código ou o link fornecido pelo docente. 
Para os temas mais sérios, outra ideia é fazer debates com os participantes. No entanto, antes de começar é preciso deixar as regras claras, para que cada um tenha seu espaço e a sua vez para se pronunciar. 

8. Terminou a aula? Hora de editar e compartilhar!

Todos nós estamos sujeitos a imprevistos, principalmente quando falamos do ambiente online. Computadores quebram, conexões de internet falham… Por isso, uma dica legal é salvar as suas transmissões em vídeo e disponibilizá-las online para a turma. Assim ninguém perde os conteúdos e quem quiser pode assisti-los novamente para estudar os temas abordados. 
Há muitos serviços que permitem o envio de vídeos de forma privada, incluindo plataformas como Microsoft Teams, Google Classroom e YouTube. Se quiser, você pode utilizar editores de vídeo gratuitos, como o DaVinci Resolve, para salvar apenas os momentos mais importantes, tornando o conteúdo ainda mais acessível e dinâmico. 

9. Ouça o feedback dos seus alunos

Por fim, ouça a sua turma. Pergunte para seus alunos como foi a aula e de quais aspectos eles mais gostaram. Pode ser que nem todos se sintam à vontade para falar ao vivo, então é importante abrir outros canais de comunicação, como e-mails, formulários e postagens de mural. 
O mais importante aqui é mostrar abertura e responder aos apontamentos, sempre buscando a melhor alternativa para todos os participantes. 
Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para dar aulas online cada vez melhores. Lembre-se de que a experiência também é uma parte importante do aprendizado. Portanto, continue treinando suas apresentações e dedique um tempo para aprender mais sobre as ferramentas disponíveis. Sua turma agradecerá!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter