microsoft-authenticator-login-sem-senha

Microsoft Authenticator: o que é e como usar o recurso que permite login sem senha

Está cansado de ficar inserindo senha na sua conta da Microsoft e nos aplicativos da empresa? O Microsoft Authenticator pode ser uma boa solução. Disponível tanto para Android como para iOS, o aplicativo permite que você faça login sem senha nos apps da empresa, além de oferecer uma camada extra de segurança contra possíveis invasões de suas contas em outros sites, como Facebook e Google.

Ficou interessado? Então fique com a gente neste artigo que vamos te mostrar como o Microsoft Authenticator funciona e se vale a pena utilizar seu mecanismo de códigos para substituir senhas.

Como utilizar o Microsoft Authenticator

  1. Instale o Microsoft Authenticator no seu smartphone. Em seguida, abra o aplicativo e toque em Concordo sobre os termos de uso e política de privacidade do aplicativo.
  2. Uma nova página irá aparecer na sua tela. Nela, toque em Entrar com a conta da Microsoft e faça o login com a sua conta da empresa. Selecione Próximo para prosseguir.
  3. No menu seguinte, você pode conferir a conta Microsoft que foi logada no aplicativo. Toque nesta conta para ter acesso a um código OTP, que pode ser usado como senha descartável ou fator de dupla autenticação. Neste menu, ainda é possível alterar a senha da sua conta Microsoft, atualizar seus dados e examinar as últimas atividades feitas na sua conta.
  4. No menu inferior do app, selecione Senha. Neste campo, você pode sincronizar os dados salvos no Microsoft Authenticator com a sua conta Microsoft, selecionando Fazer a sincronização com [seu e-mail].
  5. Também no menu inferior do app existe a opção Pagamentos. Ao selecioná-la, é possível adicionar informações de pagamentos tocando sobre o ícone +.
  6. Outra opção disponível no menu inferior é Endereços, onde você pode salvar locais de trabalho ou endereços de contas Microsoft de pessoas que você confia, como amigos e familiares.
  7. Como destacado anteriormente, o Microsoft Authenticator permite que você gere códigos de dupla autenticação em outras contas, como Facebook e Google. Para isso, é necessário habilitar a dupla autenticação nas opções de configurações desses sites, para gerar um QR Code. Feito isso, você deve abrir o app do Authenticator no seu celular, tocar no ícone de três pontos que está no canto superior direito da tela e selecionar + Adicionar conta. Em seguida, selecione a opção Outra conta e faça a leitura do QR Code com a câmera do seu celular.
  8. Para fazer login da sua conta Microsoft sem senha, usando apenas o Authenticator, você deve acessar a sua conta e aprovar o login por meio da notificação enviada para o aplicativo. Sempre que sua conta for logada, uma solicitação de aprovação irá aparecer no app, sendo necessário somente tocar em Aprovar, e em seguida, utilizar a sua digital, senha ou Face ID configurada no seu celular.
microsoft-authenticator-login-sem-senha

Fazendo backup e recuperando sua conta no Microsoft Authenticator

O Microsoft Authenticator é uma ótima ferramenta que pode gerar mais praticidade e segurança quando você acessar suas contas, tanto da empresa como de outros sites. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que ele não se torne uma dor de cabeça.

É sempre bom ter um backup dos seus dados do Authenticator, especialmente se você apagar sem querer o app no seu celular ou então trocar de aparelho. Em dispositivos iOS, o backup é feito diretamente no iCloud.

Para realizá-lo, basta abrir o Microsoft Authenticator no seu celular, tocar em Configurações, selecionar Backup e em seguida selecionar backup do iCloud. Habilitando essa opção, as credenciais da sua conta no app serão salvas automaticamente na sua conta do iCloud.

Caso o seu smartphone seja Android, é possível salvar suas credenciais na nuvem. Para isso, você deve abrir o Microsoft Authenticator, ir em Configurações e em seguida, selecionar Backup. Habilite a opção Backup em nuvem para que as credenciais do seu app sejam respaldadas na sua conta de armazenamento na nuvem.

Por fim, vale destacar que apesar de não exigir senhas na hora de realizar logins nas contas Microsoft, será necessário ter o seu celular sempre por perto para permitir o acesso às suas contas. Portanto, caso você não tenha o hábito de estar com o seu dispositivo próximo enquanto utiliza o seu computador, talvez o Microsoft Authenticator não seja a melhor opção.

No entanto, o aplicativo tem se mostrado confiável e super prático, sendo uma boa opção para os usuários que desejam ter mais segurança na hora de acessar suas contas. Isso é visto especialmente em contas de outros sites, onde o Microsoft Authenticator oferece uma camada extra de proteção, garantindo que nenhum hacker possa invadir suas contas.

Gostou deste artigo? Então basta baixar o Microsoft Authenticator e experimentá-lo. E não deixe de dar uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog, onde você pode encontrar mais dicas incríveis e informações sobre internet, aplicativos e demais áreas da tecnologia.

Links: TechTudo, Microsoft

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.