Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

WhatsApp testa transferência de dinheiro na Índia; Brasil deve ser o próximo

O WhatsApp está prestes a entrar em um mercado que tem tudo para ser um dos mais rentáveis para o aplicativo: o de transferência de dinheiro via pagamento digital. No início deste mês, os desenvolvedores do software, que pertence ao grupo do Facebook, começaram a testar na Índia — mercado até maior que o brasileiro — um sistema de transferência de dinheiro via WhatsApp. O Brasil deve ser o próximo!

Trata-se de uma forma de pagamento que está se tornando cada vez mais popular nos Estados Unidos. Por lá, o PayPal tem o Venmo e até mesmo o Facebook Messenger já disponibiliza soluções como essas para facilitar a vida dos usuários. No Brasil, serviços como o PicPay e o Opa Pagamentos são alguns do que trabalham nesse sentido.

®GIPHY/Mahua.com

Pagamentos via WhatsApp: como vai funcionar

Antes que você comece a criar expectativas, os desenvolvedores do WhatsApp confirmaram que o serviço será lançado, primeiramente, na Índia. Outros países devem receber a novidade posteriormente e o Brasil, um dos principais mercados do aplicativo no mundo, é um dos próximos da lista. Entretanto, ainda não há uma previsão de quando isso vai acontecer. Até porque no Brasil há muito mais legislação e burocracia.

Por isso, vamos aos detalhes que temos sobre o funcionamento do sistema na Índia. Essas transações são feitas utilizando-se de um sistema de compartilhamento de informações do tipo peer-to-peer, o mesmo utilizado em aplicativos de torrent. A responsabilidade pelo desenvolvimento desse sistema na Índia é da National Payments Corporation of India), uma facilitadora de transações bancárias.

®MacRumors

Para que a transferência de dinheiro seja possível, os bancos precisam aderir ao sistema. No caso indiano, há mais de uma dezena de instituições financeiras ligadas ao sistema, o que torna mais ampla as possibilidades de uso por parte dos consumidores.

Transferências bancárias regulamentadas

Imagine uma transferência bancária feita online entre duas contas distintas. Hoje, para fazer isso, é preciso acessar o site ou o aplicativo da sua instituição financeira para proceder à transferência de fundos. Com a integração ao WhatsApp, a ideia é que os bancos transfiram parte desse sistema para o mensageiro, permitindo as mesmas transações, mas em outros ambientes.

De acordo com o site MacRumors, que publicou as primeiras informações sobre o assunto, o lançamento dessa nova ferramenta do WhatsApp na Índia está previsto para ocorrer até o final do mês de março, mas uma data oficial não foi confirmada.

Vale lembrar que a interface de pagamentos usada na Índia, a Unified Payments Interface (UPI). não funciona no Brasil. Por aqui, existe o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SBP), plataforma sobre a qual seriam feitas as adaptações necessárias para que um serviço como esse pudesse funcionar normalmente.

®GIPHY

Alta demanda e amplo mercado

Caso a adoção dessa ferramenta seja mesmo confirmada no Brasil, será preciso levar em consideração que o sistema deverá ser amplamente robusto para dar conta do número de usuários. Estima-se hoje que mais de 120 milhões de brasileiros tenham conta na plataforma, o que representa 10% do 1,2 bilhão de usuários que o WhatsApp tem no mundo.

Por outro lado, pesa em nosso favor o fato de que o sistema bancário brasileiro é considerado um dos mais modernos do mundo, o que sem dúvida deve facilitar a adoção de um novo sistema de pagamentos. Resta aguardar e torcer para que essa novidade chegue logo por aqui. Certamente, facilitaria bastante as coisas poder transferir dinheiro via WhatsApp, não é mesmo?

Imaginem a quantidade de comércios eletrônicos, restaurantes, pequenos empreendedores e até mesmo venda de itens usados. Com certeza a ideia é promissora e não se trata mais de como, mas sim de quando veremos ela estrear!

Fonte(s): MacRumors

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter