WhatsApp testa transferência de dinheiro na Índia; Brasil deve ser o próximo

O WhatsApp está prestes a entrar em um mercado que tem tudo para ser um dos mais rentáveis para o aplicativo: o de transferência de dinheiro via pagamento digital. No início deste mês, os desenvolvedores do software, que pertence ao grupo do Facebook, começaram a testar na Índia — mercado até maior que o brasileiro — um sistema de transferência de dinheiro via WhatsApp. O Brasil deve ser o próximo!

Trata-se de uma forma de pagamento que está se tornando cada vez mais popular nos Estados Unidos. Por lá, o PayPal tem o Venmo e até mesmo o Facebook Messenger já disponibiliza soluções como essas para facilitar a vida dos usuários. No Brasil, serviços como o PicPay e o Opa Pagamentos são alguns do que trabalham nesse sentido.

®GIPHY/Mahua.com

Pagamentos via WhatsApp: como vai funcionar

Antes que você comece a criar expectativas, os desenvolvedores do WhatsApp confirmaram que o serviço será lançado, primeiramente, na Índia. Outros países devem receber a novidade posteriormente e o Brasil, um dos principais mercados do aplicativo no mundo, é um dos próximos da lista. Entretanto, ainda não há uma previsão de quando isso vai acontecer. Até porque no Brasil há muito mais legislação e burocracia.

Por isso, vamos aos detalhes que temos sobre o funcionamento do sistema na Índia. Essas transações são feitas utilizando-se de um sistema de compartilhamento de informações do tipo peer-to-peer, o mesmo utilizado em aplicativos de torrent. A responsabilidade pelo desenvolvimento desse sistema na Índia é da National Payments Corporation of India), uma facilitadora de transações bancárias.

®MacRumors

Para que a transferência de dinheiro seja possível, os bancos precisam aderir ao sistema. No caso indiano, há mais de uma dezena de instituições financeiras ligadas ao sistema, o que torna mais ampla as possibilidades de uso por parte dos consumidores.

Transferências bancárias regulamentadas

Imagine uma transferência bancária feita online entre duas contas distintas. Hoje, para fazer isso, é preciso acessar o site ou o aplicativo da sua instituição financeira para proceder à transferência de fundos. Com a integração ao WhatsApp, a ideia é que os bancos transfiram parte desse sistema para o mensageiro, permitindo as mesmas transações, mas em outros ambientes.

De acordo com o site MacRumors, que publicou as primeiras informações sobre o assunto, o lançamento dessa nova ferramenta do WhatsApp na Índia está previsto para ocorrer até o final do mês de março, mas uma data oficial não foi confirmada.

Vale lembrar que a interface de pagamentos usada na Índia, a Unified Payments Interface (UPI). não funciona no Brasil. Por aqui, existe o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SBP), plataforma sobre a qual seriam feitas as adaptações necessárias para que um serviço como esse pudesse funcionar normalmente.

®GIPHY

Alta demanda e amplo mercado

Caso a adoção dessa ferramenta seja mesmo confirmada no Brasil, será preciso levar em consideração que o sistema deverá ser amplamente robusto para dar conta do número de usuários. Estima-se hoje que mais de 120 milhões de brasileiros tenham conta na plataforma, o que representa 10% do 1,2 bilhão de usuários que o WhatsApp tem no mundo.

Por outro lado, pesa em nosso favor o fato de que o sistema bancário brasileiro é considerado um dos mais modernos do mundo, o que sem dúvida deve facilitar a adoção de um novo sistema de pagamentos. Resta aguardar e torcer para que essa novidade chegue logo por aqui. Certamente, facilitaria bastante as coisas poder transferir dinheiro via WhatsApp, não é mesmo?

Imaginem a quantidade de comércios eletrônicos, restaurantes, pequenos empreendedores e até mesmo venda de itens usados. Com certeza a ideia é promissora e não se trata mais de como, mas sim de quando veremos ela estrear!

Fonte(s): MacRumors

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.