A autenticação em duas etapas é uma das maneiras de ampliar a segurança dos usuários no uso de aplicativos. Graças a essa função, mesmo que a sua senha seja comprometida ainda assim será possível impedir o acesso de pessoas estranhas à sua conta.
Todos os grandes aplicativos e serviços, como Google, Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, entre outros, contam com a chamada “autenticação de dois fatores” como forma de ampliar a segurança.
Agora chegou a vez do Zoom, um dos principais apps de videoconferência da atualidade, disponibilizar esse recurso para os usuários.
Como ativar a autenticação de dois fatores no Zoom?
Como se trata de um recurso novo, os desenvolvedores do Zoom optaram por apresentá-lo de uma forma mais simples para os usuários. Assim, ao acessar o serviço na próxima vez, utilizando uma conta de usuário, a opção de autenticação de dois fatores será oferecida.
São três alternativas para receber um código:
Ao receber o código de seis dígitos, basta inseri-lo no campo correspondente e clicar em “Continue”. Pronto, com isso a sua conta estará autenticada e sempre que você acessá-la a partir de um novo dispositivo precisará confirmar a autenticidade do acesso via verificação secundária.
Vale lembrar ainda que a autenticação de dois fatores é compatível com apps gerenciadores de senhas como o Google Authenticator, o Microsoft Authenticator e o FreeOTP.
Em meio à pandemia do coronavírus, o Zoom se tornou um dos aplicativos mais populares da Play Store. O serviço está disponível gratuitamente tanto para Android quanto para PC e tem como diferencial o fato de permitir até 100 pessoas em uma mesma conferência. Entretanto, na versão gratuita há uma limitação: as conversas não podem durar mais do que 40 minutos.
Para utilizar o serviço é preciso criar uma conta de usuário. Depois, faça login e acesse as salas criadas a partir da URL gerada. Você pode participar de reuniões mesmo sem ter uma conta no serviço, caso tenha recebido um link para acessar uma sala. Porém, para criar salas é necessário fazer login.
No mês de agosto de 2020, o Zoom ficou na quinta posição entre os aplicativos mais baixados no mundo para Android. Apesar de recentemente ter sido superado pelo Google Meet, o app ainda figura como uma das grandes revelações do período de pandemia e vem sendo amplamente utilizado em empresas e escolas.
Além do Zoom, existem diversos outros serviços que permitem aos usuários realizar videoconferências. WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger e Google Meet são apenas algumas das opções. No Meu Positivo nós preparamos um artigo especial mostrando todos os diferenciais de cada um desses serviços. Vale a pena testar todos e escolher aqueles que mais se adaptam às suas necessidades.