Positivo do seu jeito

Tendências

Nova interface do Windows terá cantos arredondados; veja como vai ficar

2 de junho de 2019

por: MKT Positivo

A Microsoft deve mudar sutilmente o visual do seu sistema operacional em uma de suas próximas atualizações. Ao que tudo indica, a nova interface do Windows 10 terá cantos arredondados e os ícones do sistema ganharão também efeitos 3D.

As mudanças não foram anunciadas oficialmente pela empresa, mas a indicação partiu via Twitter do jornalista Zac Bowden, editor do site Windows Central, uma das principais referências na cobertura de assuntos relacionados à Microsoft. Ele destaca ainda que os novos estilos serão aplicados em uma prévia da versão 20h1.

nova interface Windows 10 cantos arredondados
®GIPHY

O que há de novo no visual do Windows 10?

Tanto o campo de buscas, na Barra de Tarefas, quanto os apps Clima e o navegador Edge apresentarão novos elementos. A principal diferença são os cantos arredondados da interface.

O padrão atual, com linhas retas, nasceu no Windows 8 e, portanto, a mudança é a primeira nesse sentido depois de uma longa data. Os ícones também ganharão efeitos 3D, conforme já pode ser visto no Office.

As mudanças, porém, não serão vistas pelos usuários em seus computadores tão cedo. Isso porque, segundo Bowden, elas devem aparecer somente em 2020. As imagens postadas pelo editor do site dizem respeito à versão 20H1, que será lançada oficialmente somente no ano que vem.

Mais mudanças sutis

As mudanças apresentadas na imagem publicada por Zac Bowden podem ser consideradas sutis, uma vez que não há indícios de novos recursos sendo aplicados. Porém, podemos perceber que a Cortana, a assistente pessoal da Microsoft, agora fica separada, em um ícone próprio.

Windows 10
Fonte: Twitter Zac Bowden

O jornalista destaca ainda que os cantos arredondados parecem ser uma tendência da nova linha de design adotada pela Microsoft. “Espero ver isso aparecer em mais áreas de design da Microsoft nas próximas semanas, meses e anos”, destacou.

A suíte de aplicativos Office é um bom exemplo disso, uma vez que nela já é possível perceber, ainda que de forma bastante sutil, uma leve tendência com relação aos caminhos de design que a empresa pretende seguir.

No navegador Microsoft Edge, que vai ganhar inclusive uma nova codificação seguindo as diretrizes do Chromium, da Google, também é possível perceber os cantos arredondados nas abas e nos campos de texto.

Tudo isso é resultado da incorporação do chamado “Fluent Design” uma linguagem que privilegia elementos translúcidos, efeitos de luz e camadas de profundidade. Esses indícios vêm sendo adotados de forma gradual em cada uma das atualizações de software lançadas pela empresa.

Novos ícones já foram confirmados

Por fim, sabe-se já que os apps oficiais da Microsoft ganharão efeitos 3D em seus ícones no futuro. Essa informação já havia sido confirmada por Jon Friedman, chefe de design do Office, suíte de aplicativos da empresa que foi a primeira a adotar as novidades.

“Haverá um esforço entre várias partes da empresa para atualizar todos os ícones no mesmo estilo”, destacou em entrevista no mês de dezembro de 2018.

E aí, você gostou do futuro visual do Windows 10?

Fonte(s): Twitter | Zac Bowden, Microsofters e MS Power User

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.