Positivo do seu jeito

Dicas

Notebook: 6 dicas para aumentar a vida útil do seu computador

11 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

Os notebooks são computadores portáteis que podem ser transportados em mochilas, malas e utilizados sem um cabo de energia. Isso, entretanto, não impede que esses aparelhos apresentem problemas com o passar do tempo que podem prejudicar seu desempenho. Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para aumentar a vida útil do notebook.

Não há como negar. Mesmo não sendo mais tão portáteis, se comparados aos smartphones e tablets, os notebooks ainda são indispensáveis na vida de estudantes e profissionais de diferentes áreas. Além de oferecer a opção de uso com bateria, eles são fáceis de transportar e possuem conexões com outros dispositivos, como HDs externos, smartphones e caixas de som bluetooth.

Assim como qualquer aparelho móvel, esses computadores precisam de cuidados especiais para que possam suportar o uso em diferentes ambientes. Suas características físicas, por exemplo, podem oferecer desgastes com o uso, necessitando de reparos e, até mesmo, substituições de peças – como os famosos cabos flat que conectam o monitor à placa mãe do sistema.

Para evitar ou amenizar muitos problemas comuns a esses aparelhos, vamos apresentar a seguir algumas dicas direcionadas ao uso correto desses aparelhos. Esses procedimentos podem garantir que seu PC fique preservado e que eventuais reparos sejam evitados.

Evite o superaquecimento

Você já teve a sensação de que estava com uma panela quente de água no colo quando usava um PC? O calor é um indicador do problema para qualquer dispositivo tecnológico. No entanto, muitos usuários acabam criando esse problema por não entender que um computador possui um sistema de ventilação de não deve ser obstruído.

Notebook: 6 dicas para aumentar a vida útil do seu computador

Evite usar seu notebook em cima de uma almofada, cobertor ou outro tipo de tecido. Quando isso acontece, na maioria dos casos, o computador passa a aquecer por ter seu sistema de ar bloqueado pelo tecido. Sabemos que colocar o computador diretamente no colo pode ser um pouco desagradável, mas isso é melhor do que perder componentes de hardware para o superaquecimento.

No mundo ideal, esses aparelhos devem ser acomodados em uma mesa. No entanto, essa organização nem sempre é possível, ainda mais em tempos em que o home office se tornou uma necessidade. Ainda assim, tente optar por mesas portáteis que são desenvolvidas para uso de notebook em sofás e em camas.

Há computadores que podem aquecer em demasia mesmo estando sobre uma mesa. Para esses casos, é possível encontrar no mercado um apoio com ventoinhas que ajudam a resfriar o computador enquanto ele está em funcionamento.

Cuidados com o transporte

A categoria de aparelho portátil não define que um produto seja robusto. Todos os dispositivos tecnológicos, em geral, necessitam de cuidados para que não sejam danificados durante o transporte. Um simples esbarrão em uma superfície dura pode quebrar um chassi ou, até mesmo, trincar a tela do computador ou de um tablet.

O transporte é peça chave para que esses aparelhos sejam preservados. Sendo assim, prefira mochilas com compartimentos dedicados. Esses bolsões internos são reforçados com espumas e permitem manter o computador preso para que nenhum movimento brusco faça com que ele fique em contato com outros utensílios.

Você também pode escolher cases que encobrem o produto e que possuam revestimento anti-impacto. Vale salientar, no entanto, que esses protetores são projetados para evitar pequenos impactos. Ainda assim, os cases são imprescindíveis para evitar danos ao chassi do computador.

Uma dica adicional, mas não menos importante, é jamais deixar seu notebook solto em bancos, seja em em casa, em um ambiente público ou dentro de um automóvel.

Mantenha seu notebook limpo

A sujeira é uma vilã quando o assunto são aparelhos tecnológicos. Portanto, jamais deixe de realizar uma limpeza superficial. Para isso, utilize um pano de algodão ou microfibra seco para limpar a poeira da tela. Com um pano úmido (água), retire as manchas de gordura e sujeiras mais intensas.

O que evitar durante a limpeza;

  • – Não borrife no notebook qualquer tipo de produto;
  • – Não use produtos com base de amônia;
  • – Não use trapos ou outros tipos de tecido que podem riscar a tela;

É importante manter as entradas de ar limpas. Esse sistema de ventilação precisa estar livre de poeiras e outros tipos de sujeiras para que funcionem corretamente. A limpeza deve ser realizada com o computador desligado.

Também é muito importante realizar uma limpeza interna com um técnico especializado. A manutenção preventiva é realizada para limpar coolers, os cabos de conexão e também é feita, se for necessário, a reposição da pasta térmica. A limpeza preventiva deve ser realizada uma vez por ano ou, no máximo, de dois em dois anos.

Bateria carregada sempre

Uma bateria de notebook tem sua saúde definida de acordo com seus ciclos. Toda vez que uma bateria é completamente descarregada um ciclo se encerra. Quanto mais você deixar a bateria descarregar completamente, menos tempo ela manterá seu computador em funcionamento. A dica é ligar o computador na energia elétrica sempre que a bateria chegar aos 20% restantes de autonomia.

Fique longe de alimentos e líquidos

Pergunte para um técnico quais são os problemas mais comuns relativos ao mau uso de um computador. Provavelmente ele irá citar que as pessoas costumam deixar líquidos cair sobre eles. Um pequeno descuido, como derramar uma xícara de café, pode trazer danos irreversíveis a uma peça de hardware.

Use a sua rotina de trabalho de forma adequada. Uma estação de trabalho deve ser utilizada apenas para que você possa realizar seu trabalho. Jamais leve o seu notebook para a cozinha de casa, para o banheiro de sua casa ou para o refeitório da empresa em que trabalha.

Mantenha seu computador atualizado

Os softwares e sistemas operacionais são sistematicamente atualizados para que instabilidades e brechas de segurança sejam solucionadas. Não deixe de manter seu computador atualizado para evitar que ele fique vulnerável a vírus e problemas que um determinado software possa apresentar.

Notebook: 6 dicas para aumentar a vida útil do seu computador

Também é muito importante realizar procedimentos simples para a manutenção do sistema. Realize limpezas de disco e faça a desfragmentação para corrigir erros no armazenamento. Faça também uma varredura contra ameaças usando um antivírus atualizado.

Considere também a possibilidade de melhorar o desempenho do notebook com upgrades de hardware. Dois investimentos simples, mas muito eficazes, são a instalação de mais memória RAM e a troca de um HD comum por um disco de estado sólido, os famosos SSD.

 

Gostou da dica? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer novas dicas, tutoriais e notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de buscas para encontrar soluções para as suas dúvidas em computadores e dispositivos móveis.