jogador chutando uma bola de futebol

Futebol: conheça a história e as regras

O futebol é o esporte mais popular no mundo todo e, principalmente, no Brasil, onde é considerado como uma paixão nacional. Mas, o que nem todos sabem é sua história, onde ele surgiu e como foi a criação de suas regras.

gol de falta do Pelé na Copa de 1970

Será que o futebol sempre foi chamado de futebol e antigamente ele era jogado como é hoje?

Confira o conteúdo de hoje para conhecer a história do futebol e suas regras!

A origem do futebol: quando ele surgiu e onde

As pesquisas não confirmaram uma data exata do surgimento do futebol, mas os historiadores apontaram que os ingleses tinham o hábito de chutar uma bola de couro, que era considerado um símbolo da cabeça de um integrante do exército da Dinamarca. Essa ação era uma maneira deles comemorarem a expulsão dos dinamarqueses da sua nação ainda no século X e isso ocorria anualmente, mas com o passar do tempo a prática foi ficando mais popular e os jogos com essa bola passaram a ser frequentes.

Esses jogos não tinham regras estabelecidas e até mesmo agressões eram permitidas para avançar ou conter um jogador, o que causava muitos ferimentos nos atletas. Por tais consequências, o Rei Eduardo II optou por proibir os jogos, com medo de perder os soldados do seu exército. Então essa prática foi proibida, mas não suspensa, e em 1681 jogos com a bola foram liberados novamente na Inglaterra.

cobrança de pênalti de Robert Lewandowski pelo FC Bayern

Já no período de 1810 foi constatado o crescimento desses jogos por alunos de escolas públicas da Inglaterra, mas o esporte ainda era considerado muito violento e totalmente inapropriado para jovens de classe alta dos colégios da elite inglesa.

As regras do futebol

O Colégio Harrow criou as primeiras regras escritas do futebol no ano de 1830. Essas regras determinavam o número de 11 jogadores para cada equipe e os gols para onde a bola deveria ser levada. Havia bastante diversidade nas regras e elas variavam conforme o colégio, então em 1848 ocorreu um encontro de diretores de várias instituições que estabeleceram um código comum para o futebol, o que resultou em um aumento na aceitação do jogo nos meios educacionais, inclusive nas classes mais altas.

No decorrer das décadas, foram aplicadas novas regras e outras passaram por modificações, até que o futebol chegasse ao formato que conhecemos hoje. E muitas dessas alterações colaboraram para que o esporte ficasse mais limpo e justo para todos.

Son comemorando um gol pelo Tottenham

Um marco na história do futebol e que envolve a Copa Mundial, foi a aplicação da ferramenta fundamental para a disciplina e ordem do jogo: os cartões amarelos e vermelhos. Devido a um fato que ocorreu na Copa de 1966, quando Inglaterra e Argentina se enfrentaram, ocorreu uma calorosa discussão entre um árbitro inglês e o capitão da Argentina. Então na Copa seguinte em 1970 o chefe dos árbitros, o inglês Kenn Aston propôs a ideia dos cartões.

Curiosidades sobre a origem do futebol

Confira abaixo algumas curiosidades e mistérios sobre a história do futebol:

  • Conforme citamos anteriormente não existe uma data exata para considerar o surgimento oficial do futebol, apesar do esporte ter começado a se consagrar na Inglaterra, sabe-se que a milhares de anos atrás já existiam esportes semelhantes. Houveram vestígios de práticas parecidas na China, Japão, Egito, Grécia e Roma Antiga. 
  • Foi em 1904 que a FIFA promoveu vários encontros ao redor do mundo para tentar organizar a Copa Mundial

Na época, o presidente da FIFA era o francês Jules Rimet. E ele foi o responsável por toda a organização deste marco da história do futebol mundial, e acabou intercedendo pessoalmente para trazer países europeus para concretizarem o evento.

  • Houve uma pausa de 12 anos nos jogos da Copa Mundial devido a Segunda Guerra e em 1950 ela quase não ocorreu por falta de países voluntários para o evento, até que o Brasil se candidatou.

A história do futebol no Brasil

O futebol chegou ao nosso país em 1894, graças a Charles Miller, que era filho de uma mãe brasileira com ascendência inglesa e um pai escocês. 

Considerado o “pai” do futebol, ele foi estudar na Inglaterra quando tinha 10 anos e quando retornou, trouxe na sua mala duas bolsas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados. 

Então, em 14 de abril de 1895 em Várzea do Carmo, no Brás, em São Paulo, foi realizada a primeira disputa de futebol no Brasil.

Charles Miller, no St. Mary’s (Southampton F.C.)

Rumores e controvérsias na história

Alguns pesquisadores não concordam que foi Charles Miller quem trouxe o futebol para o Brasil, pois apresentaram registros e documentos como prova que o futebol já era praticado aqui antes. Eles afirmaram que já ocorria a prática recreativa e não organizada, que era popularmente conhecida como “pelada”. 

futebol de várzea, algo muito popular no Brasil

Para eles, Miller apenas trouxe consigo a base necessária para a aceitação do esporte dentro dos clubes.

Mas, uma coisa é fato, o futebol atual funciona bem com as novas regras e faz muito sucesso no Brasil e em muitos países. É interessante saber que nem sempre ele foi tão organizado como é hoje e que a história dele também se mistura com outros eventos da história da humanidade.

Para continuar acompanhando mais curiosidades sobre o futebol e outros assuntos, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.