randerização 3D de uma bateria de celular em um fundo preto

Android: 8 dicas para aumentar a duração da bateria

A tecnologia avança constantemente e com esse avanço surgem mais e mais aplicativos. Esses aplicativos possuem o intuito de simplificar as tarefas do dia a dia, mas ao mesmo tempo consomem grande parte da bateria dos aparelhos.

Se você é usuário do Android, confira neste conteúdo 8 dicas para aumentar a duração da bateria do seu aparelho!

Como saber a vida útil da bateria do Android?

Confira abaixo o passo a passo para saber a vida útil da bateria do seu aparelho:

Passo 1: Acesse a função de telefone do celular. Normalmente, ela fica em destaque na parte inferior da tela, a não ser que você tenha retirado o ícone. Se for esse o caso, pesquise pelo aplicativo específico do recurso;

como aumentar a duração da bateria no Android passo 1

Passo 2: Com o discador aberto, digite o código *#*#4636#*#*. É válido ressaltar que nem todos os smartphones possuem suporte para os códigos citados acima. Ainda sim, você pode fazer o teste no seu Android;

como aumentar a duração da bateria no Android passo 2

Passo 3: Depois que você terminar de digitar o código, o aparelho mostrará uma lista com algumas informações sobre o seu dispositivo. Vá até a opção “Informações da bateria” e, na tela seguinte, haverá o item “Integridade da bateria”. Caso esteja escrito “Bom” ou “Perfeito”, indica que o dispositivo ainda está com o componente funcionando como deveria.

Conforme o celular e a versão do Android, pode ser que você veja várias letras acompanhadas por números. Busque pelo código “MB_06”, que indica o estado da bateria. Se você ler a expressão “Good” (“Bom”, na tradução livre), significa que está tudo certo com a bateria.

Dicas para aumentar a duração da bateria

Agora que você já sabe verificar a vida útil da bateria do seu Android, confira 8 dicas para aumentar a duração da bateria do seu aparelho:

1. Ative o modo de economia de bateria

As versões atuais do Android já possuem uma função de economia de bateria que, conforme a fabricante, pode até ter níveis diferentes. Então, você pode escolher entre uma economia suave ou mais “radical”, mas nesta última opção saiba que praticamente todas as funções secundárias serão desativadas, o que vai garantir um tempo de uso bem maior pro seu aparelho.

Vale ressaltar que a segunda alternativa, só é indicada caso você vá ficar muito tempo sem poder carregar o aparelho e vai precisar usar bastante o aparelho, por exemplo, em situações que esteja sem o carregador.

2. Diminua o brilho da tela

A tela é um dos componentes que mais usa a energia do celular. Alguns aparelhos possuem a opção de adaptação automática do brilho da tela de acordo com os níveis de luz do ambiente, mas costumam entregar um brilho alto ainda assim. O mais correto seria você mesmo(a) ajustar sempre que achar que é necessário, buscando manter o mais baixo possível, de modo que ainda consiga enxergar o conteúdo no display.

3. Redução do tempo limite da tela

Da mesma maneira que o brilho drena bastante energia do seu celular, manter a tela acesa por mais tempo do que realmente é necessário também consome energia.

É provável que você já utilize o recurso de bloqueio automático, mas diminuir esse tempo limite pode ser de grande ajuda para economizar ainda mais a energia do aparelho.

4. Desligue o modo vibração

Utilizar sons para toques e notificações é uma alternativa para quem deseja economizar o máximo de energia, pois o gasto de energia é menor para carregar e emitir sons do que para o motor vibrar o dispositivo. Então, desligue o modo vibração sempre que você puder.

5. Atenção com o papel de parede e widgets

Alguns aparelhos mais atuais permitem o uso de papéis de parede animados, que apesar de serem legais, consomem bem mais energia, para permitir que o movimento não pare.

O mesmo vale para os widgets, pois, quanto mais deles você tiver na tela inicial, mais energia será consumida para manter o movimento ou informações atualizadas. Então a dica é que você utilize o mínimo possível para assegurar um bom tempo de sua bateria.

6. Redução das buscas por conexão

Atualmente é essencial que seu aparelho esteja conectado a alguma rede e o Android evoluiu tanto que, se estiver logado no Wi-Fi, não existe busca por dados móveis, o que já economiza bastante bateria. Mas, existem outras conectividades que você deve reavaliar para economizar bateria, tais como: Bluetooth, localização, etc. Então mantenha esses recursos inativos até que você realmente precise deles.

7. Desligue ou reduza as notificações

mulher segurando o celular e dizendo em inglês "meu telefone está explodindo", pois ela está recebendo muitas notificações

Não são todos os aplicativos que necessitam de notificações constantes, por exemplo, você recebe a toda hora as atualizações e notificações do seu WhatsApp, mas isso não precisa ser igual para outros apps que não tenham essa necessidade. 

Para realizar essa ação você deve abrir as configurações de notificação de cada aplicativo para desligar os dados em segundo plano. Também é possível acessar o menu de notificações nas configurações para fazer isso de maneira mais simples.

Pode parecer algo complicado de ser feito, mas você vai notar a diferença logo no primeiro dia que desativar tantas notificações.

8. Atualize os aplicativos e sistema

É importante manter todos os seus aplicativos e o sistema atualizados, mesmo que isso nem sempre garanta um desempenho melhor pro seu aparelho. 

Esse update traz melhorias no consumo de energia do aplicativo e também do Android.

animação da bateria de um celular levantando um chapéu em sinal de cumprimento

Agora que você já sabe como aumentar a duração da bateria do seu Android, é só colocar as dicas em prática! Para mais dicas para um melhor uso do seu Android, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.