Mudou: Facebook reduz tempo para mensagem ser apagada a todos no WhatsApp

Tem novidade chegando no WhatsApp nas próximas semanas. O tempo para uma mensagem ser apagada a todos no WhatsApp foi reduzido em quase 12 horas. Porém, será que isso fará alguma diferença na prática para a maioria dos usuários?

Antes de tudo, é preciso entender como funciona o sistema de exclusão de mensagens enviadas para que você possa compreender como essa redução de quase 12 horas afeta a sua vida.

Vale lembrar que o recurso ainda não está disponível para todos e será liberado para os usuários ao longo do mês nas próximas atualizações.

®GIPHY

Redução no tempo de exclusão de mensagens

Quando você envia uma mensagem para alguém no WhatsApp, essa informação primeiramente vai para o servidor do mensageiro. A partir de lá, ela é acessada pelo destinatário normalmente, num processo seguro e com criptografia praticamente de ponta a ponta.

No entanto, se você enviar uma mensagem e, posteriormente, decidir apagá-la, vai levar um certo tempo até que ela suma do servidor. Para ser mais preciso, até então ela ficava por lá durante 25 horas, 8 minutos e 16 segundos até que sumisse por completo.

Nesse intervalo de tempo, se o destinatário da mensagem estivesse offline e voltasse a ficar online, ainda teria como ver a mensagem que foi enviada, pois em teoria ela ainda estaria no servidor e já teria sido colocada “em espera de leitura” na caixa de mensagens de uma conversa.

Contudo, o Facebook decidiu mudar esse tempo, diminuindo-o em cerca de 12 horas. Segundo informações do site WABeta Info, uma das principais referências em novidades para o WhatsApp, o recurso foi visto na última atualização do WhatsApp, disponibilizada no mês de outubro.

Como a atualização não aparece para todos ao mesmo tempo, é provável que muitos usuários ainda estejam recebendo essa novidade à medida em que vão atualizando o app. As ondas de atualização devem continuar ao longo de todo o mês.

O que muda?

Basicamente, a mudança está no tempo. Agora, a mensagem fica hospedada nos servidores do WhatsApp durante 13 horas, 8 minutos e 16 segundos. Portanto, o que antes levava um dia inteiro para sumir, agora some em pouco mais de meio dia.

As razões que levaram a equipe de desenvolvimento do WhatsApp a reduzir esse tempo não foram divulgadas. No entanto, segundo o site WABeta Info, essa medida foi tomada como forma de proteção contra usuários capazes de modificar o sistema (os chamados “modders”). Eles haviam descoberto maneira de revogar mensagens enviadas há meses, conta a publicação.

Na prática, o que muda então? Para os usuários, muito pouca coisa. O tempo que você tem para solicitar o apagamento de uma mensagem permanece sendo o mesmo: 1 hora, 8 minutos e 16 segundos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.