Positivo do seu jeito

Dicas

Mudou: Facebook reduz tempo para mensagem ser apagada a todos no WhatsApp

17 de outubro de 2018

por: MKT Positivo

Tem novidade chegando no WhatsApp nas próximas semanas. O tempo para uma mensagem ser apagada a todos no WhatsApp foi reduzido em quase 12 horas. Porém, será que isso fará alguma diferença na prática para a maioria dos usuários?

Antes de tudo, é preciso entender como funciona o sistema de exclusão de mensagens enviadas para que você possa compreender como essa redução de quase 12 horas afeta a sua vida.

Vale lembrar que o recurso ainda não está disponível para todos e será liberado para os usuários ao longo do mês nas próximas atualizações.

®GIPHY

Redução no tempo de exclusão de mensagens

Quando você envia uma mensagem para alguém no WhatsApp, essa informação primeiramente vai para o servidor do mensageiro. A partir de lá, ela é acessada pelo destinatário normalmente, num processo seguro e com criptografia praticamente de ponta a ponta.

No entanto, se você enviar uma mensagem e, posteriormente, decidir apagá-la, vai levar um certo tempo até que ela suma do servidor. Para ser mais preciso, até então ela ficava por lá durante 25 horas, 8 minutos e 16 segundos até que sumisse por completo.

Nesse intervalo de tempo, se o destinatário da mensagem estivesse offline e voltasse a ficar online, ainda teria como ver a mensagem que foi enviada, pois em teoria ela ainda estaria no servidor e já teria sido colocada “em espera de leitura” na caixa de mensagens de uma conversa.

Contudo, o Facebook decidiu mudar esse tempo, diminuindo-o em cerca de 12 horas. Segundo informações do site WABeta Info, uma das principais referências em novidades para o WhatsApp, o recurso foi visto na última atualização do WhatsApp, disponibilizada no mês de outubro.

Como a atualização não aparece para todos ao mesmo tempo, é provável que muitos usuários ainda estejam recebendo essa novidade à medida em que vão atualizando o app. As ondas de atualização devem continuar ao longo de todo o mês.

O que muda?

Basicamente, a mudança está no tempo. Agora, a mensagem fica hospedada nos servidores do WhatsApp durante 13 horas, 8 minutos e 16 segundos. Portanto, o que antes levava um dia inteiro para sumir, agora some em pouco mais de meio dia.

As razões que levaram a equipe de desenvolvimento do WhatsApp a reduzir esse tempo não foram divulgadas. No entanto, segundo o site WABeta Info, essa medida foi tomada como forma de proteção contra usuários capazes de modificar o sistema (os chamados “modders”). Eles haviam descoberto maneira de revogar mensagens enviadas há meses, conta a publicação.

Na prática, o que muda então? Para os usuários, muito pouca coisa. O tempo que você tem para solicitar o apagamento de uma mensagem permanece sendo o mesmo: 1 hora, 8 minutos e 16 segundos.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.