Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

GBWhatsApp: app alternativo que adiciona vários recursos ao mensageiro é perigoso?

O GBWhatsApp já existe há um bom tempo. Ele se intitula como uma “versão modificada do WhatsApp oferecendo recursos mais recentes”, o que configura uma melhor experiência para o usuário. Mas será que o GBWhatsApp é perigoso?

Pelo simples fato de infringir algumas regras de segurança sem a autorização da equipe do WhatsApp, o GBWhatsApp não está disponível na Play Store. Para baixá-lo, é preciso recorrer a links alternativos não oficiais. Entenda melhor agora as vantagens e desvantagens de optar por esse caminho.

®GIPHY

Recursos extras conquistam os usuários

Por qual motivo alguém deixaria de baixar um aplicativo por vias oficiais gratuitamente para baixar um clone em seu lugar? Simples: para ter acesso a ferramentas não oficiais. Essas modificações incluem cancelamento de envio de mensagens, possibilidade de enviar vídeos em tamanho maior e até mesmo senha para acesso ao app.

A mais requisitada, porém, é a confirmação de leitura (aqueles dois risquinhos azuis) sem que outras pessoas recebam as suas confirmações. Todas essas modificações mexem diretamente no código oficial do aplicativo e, por essa razão, não são autorizadas pela equipe de desenvolvimento do WhatsApp.

O grande problema é que isso abre um precedente perigoso: pelo simples fato de o app não estar na Play Store, ele não precisa se submeter às regras rígidas do Google. Assim, os desenvolvedores podem acessar as suas informações pessoais sem que você tenha autorizado – na verdade, você nem vai ficar sabendo. Por isso, é preciso redobrar a atenção.

Por que você não deveria usar o GBWhatsApp

Em linhas gerais, o conselho dos especialistas em segurança de informação e tecnologia é de que você não instale e não use o GBWhatsApp. Sim, há benefícios em relação ao WhatsApp, isso é inegável, mas os riscos aos quais você se submete não compensam. Uma das brechas é a possibilidade de acessar os seus dados pessoais, sem a sua permissão e sem que você saiba que isso aconteceu.

Entre as permissões que o GBWhatsApp solicita, por exemplo, está o acesso às suas fotos, à sua câmera e à lista de contato. Até aí tudo bem, em teoria. O problema é que uma das permissões que você concede quando instala o app é “a possibilidade de adicionar ou remover contas, criar contas, definir senhas e ler configurações de serviços do Google”. Em outras palavras, é como se o app se tornasse um administrador do seu celular, mesmo que você não queira.

Assim, se uma pessoa mal-intencionada – ou mesmo os desenvolvedores do app – tiverem interesse em obter seus dados para repassá-los a terceiros, poderão fazê-lo sem problemas, pois você já autorizou isso quando começou a utilizá-lo. Pode ser que isso nunca aconteça, e esperamos que assim seja, mas caso ocorra não haverá muito o que você possa fazer.

O mesmo vale para todos os aplicativos que são instalados via APK, ou seja, a partir de um link externo à Play Store você está por sua conta e risco. Quando você baixa e instala um app assim, é como se você abrisse as portas do seu aparelho para pessoas estranhas entrarem sem ser convidadas e, ainda por cima, acessarem as suas informações pessoais. Na dúvida, evite problemas e use apenas a versão oficial.

Fonte(s): VintayTime, CanalTech, TechZim e GBWhatsApp 

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter