Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

pais incentivando as crianças a organizar seu dinheiro

8 dicas para falar de educação financeira com as crianças

A falta de educação financeira tem sido um problema entre os brasileiros. Nosso país está apenas na 74ª posição em um ranking internacional sobre este quesito, ficando atrás de países mais pobres como Madagascar, Togo e Zimbábue. Já uma pesquisa local mostrou que mais da metade dos adultos não sabem como planejar suas finanças para os próximos anos.

Talvez você mesmo tenha dificuldades neste sentido, ou então demorou para alcançar a maturidade e os conhecimentos necessários para lidar com as suas finanças. Seria tudo mais fácil se você já tivesse sido educado sobre isso desde cedo, certo? Infelizmente, não dá para voltar atrás, mas é possível preparar a próxima geração para lidar melhor com o seu dinheiro.

bebê segurando um monte de dinheiro

Uma sociedade menos endividada e que saiba como lidar com os recursos econômicos possui muito mais chances de evoluir e alcançar grandes feitos. Sem falar que isso melhora a qualidade de vida e diminui a incidência de crimes. Dessa forma, por que não contribuir desde agora para que os seus filhos tenham um melhor futuro? Confira abaixo oito dicas de como falar sobre finanças com os seus pequenos.

1. Não deixe seus filhos mimados

Que pai ou mãe não desejaria dar tudo do bom e do melhor para os seus filhos, certo? Apesar de isso ser bom, especialmente quando estamos falando de saúde, educação, infraestrutura e oportunidades de vida, é preciso cuidar para não deixar nossas crianças mimadas. Afinal, não se pode ter tudo na vida, e muitas vezes querer não é poder, não é mesmo?

Cuidado para não acabar fazendo todas as vontades dos seus filhos, como se endividar para comprar um brinquedo ou produto eletrônico muito caro que não cabe no seu bolso, ou então deixar que ele pegue todos os itens que ele quer em uma loja ou mercado, mas que não haja necessidade.

Muitos pais caem no erro de sentir dó ou cair na birra dos seus filhos, ou então querem encher eles de coisas das quais não tiveram a oportunidade de ter quando eram crianças. Primeiramente, foque em oferecer as coisas necessárias, deixando para presentear eles com bens supérfluos em ocasiões especiais, e não rotineiras.

2. De uma mesada e monitore os gastos

Combine um valor que será dado para as crianças, seja por mês ou semana, e deixe que eles tenham total liberdade para fazer o que quiserem com o dinheiro. Porém, observe o que tem sido feito e dê dicas sobre como gerir esse dinheiro.

Seu filho quer gastar toda a mesada no primeiro dia com doces ou brinquedos? Mostre que ele ficará um longo tempo sem dinheiro para aproveitar outras situações que podem ser melhores lá na frente, como um passeio com os amigos ou fazer outras atividades que ele gosta.

3. Estipule metas de longo prazo

Seu filho tem o sonho de comprar um item caro ou ir para algum lugar em outra cidade, como um parque de diversões? Mostrar o quanto ele precisa guardar por mês para conseguir comprar ou fazer esse passeio nas férias de final do ano é uma ótima forma de ensiná-los que não se pode ter tudo na hora e a focar no longo prazo. Dessa forma, eles vão entender que parte do dinheiro que ganhamos deve ser usado para o dia a dia, e outra parte guardada para conquistas maiores no futuro.

Michelle, da série 3 é Demais, chacoalhando um cofre de porquinho

4. Ensine o poder dos juros

Guardar dinheiro já é bom, mas investir é melhor ainda, e você não precisa abrir uma conta num banco ou numa corretora para mostrar isso aos seus filhos. Você pode fazer um trato com eles, como por exemplo: se você guardar 10% da sua mesada nesse pote todos os meses, o valor que será recebido no final do ano será X% maior do que se você não fizesse isso. Dessa forma, desde cedo as crianças irão aprender o poder que os juros podem ter sobre o dinheiro.

5. Mostre como você organize as finanças da casa

As crianças aprendem muito observando seus pais. Por isso, seja um bom exemplo e mostre para os seus filhos como você lida com as finanças da casa. Caso não queira revelar os valores de quanto você ganha ou gasta por mês, enfatize em todas as obrigações financeiras que você possui, como contas de água, luz, comida, condomínio e escola.

Também mostre que você separa parte do valor para investir a longo prazo e para pagar as próximas férias da família. Dessa forma, as crianças irão ter a consciência de que nada é de graça e é preciso se planejar para ter uma boa estrutura e aproveitar as coisas boas da vida.

6. Incentive seus filhos a cuidar das finanças da casa

Você nota que seu filho possui o hábito de deixar torneiras ligadas ou luzes acesas sem uso? Mostre que isso impacta no orçamento da casa, e de incentivos para que ele corrija esses erros. Por exemplo, se a próxima conta de luz ficar mais barata, você irá aumentar a mesada dele.

Se o seu filho já tem mais idade, você pode deixar uma conta sob a sua responsabilidade. Escolha uma fatura mensal de valor baixo e ensine seu filho a pagá-la, e deixe ele ser responsável sempre por esse pagamento. Dessa forma, ele irá aprender a honrar seus compromissos financeiros lá na frente.

pais ensinando a filha a organizar finanças da casa

7. Mostre como fazer as compras no mercado

Em geral, as crianças adoram ir ao mercado, e você pode aproveitar isso para ensinar como fazer as compras do mês. Mostre a diferença de preços entre produtos semelhantes e qual a melhor opção em relação ao custo-benefício. Além disso, estipule um orçamento para que as crianças escolham os itens que elas desejam sem estourar esse valor.  

8. Use jogos sobre finanças

Quem disse que aprender sobre educação financeira tem que ser chato? Existem diversos jogos, como Banco Imobiliário e Jogo da Vida, que podem ser usados para que as crianças aprendam sobre como lidar com o dinheiro enquanto se divertem. Dessa forma, você pode ter um ótimo tempo de qualidade com os seus filhos enquanto eles aprendem lições que podem ser úteis para a vida toda.

Com essas dicas, seus filhos irão adquirir conhecimentos incríveis que irão ajudá-los no futuro. Para aprender ainda mais, acesse o nosso blog. Temos diversas matérias com tutoriais e informações sobre os mais variados temas que podem ser úteis para você e para as crianças. Clique aqui e aproveite!

Fonte(s):

Icatu Seguros.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter