professora segurando um caderno

Entenda o que é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Todos os profissionais da educação precisam entender o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento assinado em 2017 que possui o objetivo de colaborar de forma constante para a formação integral de alunos e que visa uma sociedade mais justa e inclusiva. 

Mas ainda existem muitos desafios tanto para compreender o tema quanto para a implementação nas escolas. Para um entendimento mais profundo sobre o assunto, elaboramos este conteúdo, continue a leitura! 

O que é a BNCC?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem exercidas nas escolas brasileiras, sejam elas públicas ou particulares, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, voltadas para garantir o direito ao ensino e ao desenvolvimento pleno de todos os estudantes. 

alunos na sala de aula

A BNCC determina que todas as competências e conteúdos ofertados pelas escolas devem ser os mesmos, independentemente de onde os alunos moram ou estudam. Os idealizadores do projeto indicam que a BNCC não deve ser encarada como um currículo, mas como uma série de orientações que poderão direcionar as equipes de pedagogia das escolas rumo à elaboração dos currículos locais.

Qual é o objetivo da BNCC?

O principal objetivo da BNCC é assegurar que todos os estudantes do país, sejam eles de escolas públicas ou privadas, aprendam um conjunto essencial de conhecimentos comuns. O esperado é que as desigualdades educacionais brasileiras sejam menores e que a qualidade do ensino seja mais alta. 

Outro objetivo em destaque é o de formar estudantes com conhecimentos e habilidades primordiais para o século XXI, como uma maneira de promover a modernização dos recursos usados no ambiente escolar e das práticas pedagógicas, de forma a incentivar a atualização do corpo docente das escolas. 

A Base determina que as competências e habilidades previstas na BNCC devem ser iguais para todos os estudantes, sem distinção do local onde vivem. Ou seja, o conteúdo trabalhado na região Sul, deve ser o mesmo nas demais regiões do país. Afinal, a Base é comum!

Quanto a trabalhar as questões regionais e locais, iremos explicar no decorrer do conteúdo.

O que são Competências e Habilidades da BNCC?

Antes é necessário que você saiba o conceito dos termos: competências e habilidades. 

Competências 

Para a elaboração da BNCC, foi considerado como competência: a mobilização de conhecimentos, atitudes e valores para resolver as pendências cotidianas da vida, do exercício da cidadania e do trabalho. Ou seja, competência é aquilo que permite que os estudantes desenvolvam plenamente todas as habilidades e aprendizagens determinadas pela Base.

Habilidades

Segundo a BNCC, as habilidades são: as capacidades desenvolvidas pelo estudante ao longo da jornada escolar e que são essenciais para que ele evolua tanto as competências gerais, como as estipuladas pela Base. 

Agora descubra abaixo quais as 10 competências gerais determinadas pela Base para a Educação Básica:

  1. Conhecimento;
  2. Repertório cultural;
  3. Comunicação;
  4. Pensamento científico, crítico e criativo;
  5. Argumentação;
  6. Autoconhecimento e autocuidado;
  7. Trabalho e projeto de vida;
  8. Cultura digital;
  9. Empatia e cooperação;
  10. Responsabilidade e cidadania.

Qual é a parte diversificada da BNCC?

Se a Base Nacional Comum Curricular traz um conjunto de definições pertinentes a todos os estudantes, de diferentes regiões do país, a parte diversificada disponibiliza para as  instituições e sistemas de ensino levarem para o currículo conteúdos complementares. 

grupo de três alunos batendo as mãos em uma sala de aula

A escolha desses conteúdos fica a critério das instituições, mas levando em consideração as características regionais e locais da sociedade. Então essa parte da BNCC leva em conta a inserção de novos conteúdos que estejam de acordo com as competências estabelecidas pela Base. Segundo a BNCC, tais conteúdos podem corresponder a até 40% dos currículos locais e a Base Comum precisa ser contemplada em sua totalidade nos currículos estaduais, municipais e das instituições de ensino.

Quais os desafios na implementação da BNCC?

Alterar a forma de transmitir o conhecimento no ambiente escolar é um grande desafio nas escolas, assim como também elaborar um currículo que leve em consideração as aprendizagens evidenciadas pela Base Nacional Comum Curricular.

Então é relevante que o currículo seja feito de forma colaborativa entre a comunidade escolar. Lembrando que é de responsabilidade dos professores divulgar o currículo na sala de aula. 

Como implementar a BNCC nas escolas?

Agora que você já entende o que é a BNCC, quais os seus objetivos e desafios, saiba como implementar a BNCC nas escolas: 

Reelaboração curricular

Para iniciar a implementação da BNCC na sua escola é necessário que primeiro seja feita a reformulação dos currículos da instituição, com o intuito de que estes atendam às aprendizagens previstas nos documentos oficiais de cada localidade. 

Os novos currículos escolares devem compreender os objetivos da BNCC ao mesmo tempo que permanecem alinhados com a diversidade de cada região. Para alcançar esse objetivo se faz necessária a colaboração de toda a comunidade acadêmica no processo da reelaboração curricular. 

Revisão do Projeto Político Pedagógico

É necessário revisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) para efetivar a BNCC nas escolas. Essa verificação possui o intuito de garantir que o projeto está condizente com o conhecimento, competências e habilidades determinadas pela Base Nacional Comum Curricular. 

Esse é o momento mais indicado para juntar toda a comunidade escolar na criação de um PPP que seja capaz de transmitir toda a realidade e expectativas da escola. 

Formação continuada do corpo docente

Os professores possuem a missão de transmitir as definições da BNCC para seus alunos. Dessa forma, é necessário garantir que eles estejam aptos para realizar essa tarefa. Ou seja, devem estar engajados com os novos objetivos pedagógicos da BNCC e encontrar a melhor maneira de colocá-los em prática! 

Atualização dos materiais didáticos para a BNCC

Os materiais utilizados em sala de aula precisam ser atualizados e dentro das exigências da BNCC. Para fazer isso, as escolas devem garantir que o material utilizado no ensino das atividades esteja alinhado à Base e aos novos currículos regionais. Ou seja, é essencial ter uma comunicação clara com toda a comunidade escolar. 

Conforme vimos ao decorrer deste conteúdo, o intuito da BNCC é igualar a aprendizagem em escolas públicas e nas particulares de todo o Brasil. Sendo essa uma pauta extremamente importante nas instituições! 

Para ler mais conteúdos voltados ao ensino e aprendizagem, continue navegando nas diversas categorias do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.