Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5 principais tecnologias belgas que revolucionaram o mundo

Você saberia dizer quais são as principais tecnologias belgas que revolucionaram o mundo? O pequeno país europeu pode não ser a sua primeira lembrança quando o assunto é tecnologia, mas os belgas são responsáveis por muitas criações que revolucionaram o mundo.

Se no futebol a seleção da Bélgica chega à Copa do Mundo com boas perspectivas, mas esbarra na falta de tradição, o mesmo não podemos dizer nas invenções. A lista de criações dos belgas inclui uma série de itens curiosos, incluindo até mesmo a batata frita. Nesse artigo, listamos as cinco principais tecnologias belgas que revolucionaram o mundo.

®GIPHY

1. Plástico

Pense em quantas coisas de plástico você tem hoje em sua casa. Provavelmente, a lista é praticamente infinita, não é mesmo? Pois esse material não existia até o início do século passado. Foi somente a partir das pesquisas do belga Leo Henricus Baekeland que a primeira versão comercial desse produto foi criada.

®WIKIMEDIA COMMONS

Inicialmente, ele tentou patentear o produto com uma homenagem a seu nome, batizando-o de Bakelite. Porém, a tecnologia foi passando por muitos aperfeiçoamentos com o passar do tempo e muitas formas distintas foram criadas. O plástico hoje é um material praticamente indispensável no estilo de vida da humanidade.

2. Asfalto

As invenções na área química sempre foram bastante presentes na vida dos belgas. Outra das que podemos considerar essenciais para o desenvolvimento da humanidade é o asfalto. A primeira versão de asfalto que se tem notícia foi criada pelo químico belga Edward de Smedt por volta de 1870.

®PIXABAY

Ele não sabia, mas naquele momento nascia a tecnologia necessária para pavimentar as estradas modernas e a base da técnica descoberta por ele é usada até hoje. Ele ainda melhorou a composição do asfalto incluindo betume posteriormente e assim encontrou a fórmula ideal para que as estradas ficassem parecendo um tapete quando construídas.

3. Patins com rodas

E se os patins de gelo tivessem rodas? O belga John Joseph Merlin um dia se fez essa pergunta e como não encontrou a resposta decidiu adaptar um par de patins de gelo com pequenas rodinhas. Do seu senso de observação, em 1760 nasciam os patins. Porém, a invenção tinha um problema: faltavam os freios.

®PIXABAY

Por conta disso, muita gente testou os patins, mas achou difícil de ficar em pé neles e a ideia acabou não fazendo muito sucesso. Somente algumas décadas depois é que outro inventor teve a ideia de adicionar uma espécie de freio na ponta dos calçados, dando uma sobrevida à invenção e transformando-a em sucesso.

4. Formato de imagem JPEG

Sem sombra de dúvidas, o formato de imagem digital mais usado hoje em dia é o JPEG. Essa forma de compressão permite aos usuários salvar uma grande quantidade de imagens sem que elas percam a resolução e ocupem todo o espaço em disco disponível. Devemos agradecer essa invenção à física e matemática Ingrid Daubechies.

®WIKIMEDIA COMMONS

A fórmula para se chegar a esse formato de compressão está descrita na chamada Daubechies Wavelets, o princípio que deu origem ao padrão JPEG2000. Para se ter uma ideia da importância dessa fórmula, hoje em dia não teríamos câmeras digitais ou leitores de impressão digital se esse formato não fosse conhecido. Ingrid nunca patenteou a invenção, de forma que hoje ela pode ser usada por qualquer pessoa sem a necessidade de pagamento de royalties.

5. Bonde elétrico

Fechando a nossa lista não poderíamos deixar de incluir o bonde elétrico. Trata-se de um meio de transporte pouco usado no Brasil, mas muito popular na Europa. O mérito da sua invenção é do belga Karen Van de Poele, um famoso inventor que teve mais de 240 patentes em seu nome.

®PIXABAY

A sua invenção entrou em funcionamento em 1883. O fato aconteceu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e essa foi a primeira vez que alguém conseguiu alimentar um bonde com energia elétrica. Posteriormente ele também foi responsável pelo sistema de trolley, que consistia em obter energia elétrica para os trens a partir de cabos suspensos acima dos veículos.

Fonte(s): The Bulletin, Flanders Today, Reporting from Belguim e Expatica

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

calendario-2022-online-gratis-personalizado

Calendário 2022: como fazer um personalizado, online e grátis

fotógrafo na selva

As 15 fotos mais impressionantes da vida selvagem em 2021

homem desenhando mapa astral na mesa e segurando celular

6 sites e serviços para fazer mapa astral online

Inscreva-se na nossa

Newsletter