Aguardar o resultado da perícia médica do INSS não é uma tarefa muito agradável, especialmente para aqueles que estão passando por um problema grave e muitas vezes se veem debilitados de ir até uma agência física da instituição.
Felizmente, isso não é mais necessário, visto que é possível acompanhar o resultado da perícia de forma online, sabendo se o seu pedido foi deferido ou não. Siga com a gente para saber como.
A perícia do INSS é feita para verificar se os trabalhadores realmente sofreram algum acidente ou estão passando por alguma situação onde é necessário o uso do auxílio-doença. Se você está passando por algum problema de saúde ou sofreu algum acidente, estará apto para recorrer a esse seguro se cumprir esses critérios:
Como foi possível observar, sem o resultado da perícia, é impossível obter o auxílio-doença, daí a urgência de muitas pessoas em conseguir saber o seu resultado. Por isso, acompanhar o status do pedido de forma online facilita a vida daqueles que precisam desse recurso, podendo agilizar todo o processo para receber o valor dado pelo INSS.
Vale destacar que o empregado não receberá necessariamente o valor do seu salário enquanto tiver direito a esse auxílio. A nova Reforma da Previdência define que o valor pago deve ser de 91% do salário de benefício, que é calculado pela média aritmética de todos os salários de contribuição.
Além disso, a perícia pode determinar por quanto tempo o trabalhador afastado deverá receber o auxílio. Caso o INSS não determine um prazo, o indivíduo tem direito a receber esse benefício por 120 dias, conforme estabelecido por lei.
Para conseguir verificar de forma online, seja num computador ou pelo seu celular, o andamento da sua perícia médica do INSS, é preciso entrar na plataforma da instituição, o Meu INSS. Você pode acessá-la usando sua conta Gov.br.
Caso você não tenha uma conta, recomendamos que se cadastre, já que diversos serviços públicos estão sendo centralizados nesta plataforma, como parte dos esforços do governo federal de ampliar o leque de serviços que podem ser feitos digitalmente.
Se você já tem uma conta, basta seguir o tutorial abaixo para acompanhar a sua solicitação.
Passo 1: entre no site do Meu INSS ou então baixe o app no seu smartphone.
Passo 2: clique em “Entrar com Gov.br”, faça o login com o seu CPF e clique em “Continuar”.
Passo 3: digite a senha da sua conta Gov.br e clique em “Entrar”.
Passo 4: desça a tela do seu celular ou PC para baixo até aparecer a opção “Outros serviços”.
Passo 5: na nova seção que se abrir, selecione “Resultado de Benefício por incapacidade”. Feito isso, você deve clicar no número referente a sua solicitação para ver o status atual dela.
Pronto! De forma simples, rápida e o melhor, sem sair de casa, você pode ver o resultado da sua perícia. Outra opção, caso você esteja sem internet, é fazer uma ligação para o número 135.
Conforme estabelecido pelo próprio INSS, o prazo para a análise de uma solicitação de auxílio-doença deve durar no máximo 45 dias. Dessa forma, o resultado da perícia precisa ser entregue antes deste período de tempo.
Infelizmente, para algumas situações este intervalo de dias acaba sendo longo demais. Por isso, ressaltamos mais uma vez que realizar o acompanhamento online da perícia é a melhor opção para agilizar o processo, sendo muito melhor do que ir até uma agência física.
Como última sugestão, não poderíamos deixar de recomendar os demais artigos do nosso blog. Temos certeza que você encontrará diversos artigos relevantes e úteis como esse. Clique aqui e confira!
Links:
https://jacomeadvocacia.com.br/qual-o-prazo-do-inss-para-analises-e-pericias-em-2022/