youtuber usando chroma key em seus vídeos

Chroma Key: o que é e como usar

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre o chroma key, que é uma técnica de efeito visual, muito utilizada nos estúdios de Hollywood para a criação de grandes efeitos especiais e nos cenários de filmes. Porém, o chroma key não está limitado ao uso dos grandes estúdios.

trecho de um vídeo do canal Porta dos Fundos em que eles fazem piadas com o uso do chroma key

Com o crescimento dos conteúdos no formato de vídeos e com a alta de suas estratégias, o chroma key acabou se tornando um aliado tanto para produtoras, quanto para as empresas melhorarem seus vídeos.

O conhecido fundo verde abre um vasto leque de possibilidades para a produção de vídeos. No conteúdo de hoje iremos explicar melhor sobre essa técnica e mostraremos como utilizá-la na produção de vídeos, confira!

O que é o Chroma Key?

Chroma Key é o nome dado a um recurso que possibilita a troca de uma cor sólida (verde ou azul) por outra imagem. Geralmente são mais utilizados itens como tecido, lona ou parede nessas cores. A técnica é normalmente utilizada para a gravação de vídeos em estúdios para a introdução de um cenário virtual.

Qual a origem histórica do Chroma Key?

O criador foi Larry Butler que fez e usou com sucesso a tela azul, no filme vencedor do Oscar, “O Ladrão de Bagdá”, e recebeu o prêmio de efeitos especiais.

Ele usou a técnica do “sólido móvel” combinada com uma tela azul. A tela azul teve origem nas décadas de 1940 e 1950 e alguns dos maiores marcos de seu desenvolvimento puderam ser vistos em seguida, na década de 1960. Depois, a cor azul foi substituída pela verde, que hoje é tão vista nas produções de vídeos.

Como funciona o Chroma Key?

O uso do chroma key, acontece da seguinte maneira: são feitas gravações com o fundo ou verde. Assim, após ou até mesmo durante a filmagem, o vídeo passa por uma etapa de edição em softwares especializados.

A etapa de edição segue desta forma: escolhe-se a cor sólida (verde), é recortado o fundo e troca-se ele pela imagem do cenário que o editor optar (conforme o que ele desejar para o projeto).

Quais tipos de produção usam o Chroma Key?

Qualquer modalidade de produção audiovisual pode usar técnicas de chroma-key. Veja algumas abaixo:

Cinema

Conforme já destacamos no decorrer deste conteúdo, produções de filmes e séries, feitas em estúdios usam o chroma-key de maneira constante. Seja pelo orçamento ou pela sua praticidade, algumas filmagens não podem ser feitas numa locação. Um exemplo simples disso é, um filme onde a história se passa em Nova York, como seria se precisassem fechar o centro da cidade, para uma produção cinematográfica? Seria inviável e geraria um grande conflito logístico.

Fora a questão da localização, o chroma-key possibilita a interação com personagens criados por computação gráfica, o que facilita o orçamento da cenografia.

Jornalismo

O jornalismo não utiliza o chroma-key para gravar as reportagens, isso é óbvio, mas ele pode ser utilizado no estúdio. Alguns telejornais usam fundos gerados por essa ferramenta, um exemplo de uso são os quadros de previsão do tempo.

chroma key sendo usado em um estúdio para a gravação de um programa

Cursos virtuais

Com o avanço e o crescimento do ensino à distância, as plataformas de cursos estão cada vez mais completas e os produtores passaram a adicionar vídeos aos planos de aula.

Desta maneira, o professor consegue gravar o conteúdo em um estúdio e o chroma-key pode ser usado para que as aulas se tornem mais chamativas visualmente. 

Produção de conteúdo para web

Nos dias atuais a tecnologia possibilitou a ampliação das possibilidades de produção de vídeo para a web. Os melhores resultados podem ser vistos por meio de uma grande variedade de pixels, gravações em 4K, trabalhos de pós-produção mais rápidos e efetivos, melhor ISO, etc.

O uso do chroma-key por produtores de conteúdo web aumentou, a denominada “tela verde”, tornou real a gravação, roteirização e edição de forma mais independente, o que antes não era possível.

Quais as vantagens de utilizar o Chroma Key?

Existem muitas vantagens para os usuários do efeito chroma key, confira abaixo quais são elas:

Baixo custo

A economia é uma das melhores vantagens do uso do chroma key, afinal, se você optar por um fundo real, o deslocamento de pessoas e equipamentos, vai gerar mais gastos. Além disso, tem o aluguel do espaço e a montagem do cenário. 

Então, ao escolher pelo chroma key, os custos de produção serão consideravelmente menores.

Otimização do tempo

Como não vai ter a necessidade de deslocamento, você poderá gravar todas as cenas no mesmo dia, se assim desejar. A economia de tempo é uma grande vantagem de usar o chroma key. 

Os imprevistos também não serão tão preocupantes em relação a sua equipe, afinal não terão que se preocupar com situações inesperadas devido ao clima, por exemplo.

Versatilidade

Em um cenário tradicional não é possível usar um fundo interativo. Já com o chroma key sim, conforme citamos naquele exemplo dos quadros de previsão do tempo dos telejornais.  Essa interatividade traz mais sofisticação à produção e também permite mais versatilidade.

Agora que você já entende mais sobre o uso do chroma key, que tal arriscar utilizá-lo em suas produções de vídeos? 

E para ficar por dentro de mais informações sobre cinema, games, tecnologia, educação, além de dicas que vão facilitar o seu cotidiano, é só continuar acompanhando as publicações feitas pelo blog Positivo do Seu Jeito!

Fonte(s):

Sambatech, Tecnoblog e Voxel Digital.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.