Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Vinil HD: o que é e como funciona o vinil moderno que promete som de altíssima qualidade

Vinil HD: o que é e como funciona o vinil moderno que promete som de altíssima qualidade

Os avanços tecnológicos transformaram nos últimos anos a forma como diversos produtos estão sendo produzidos e comercializados. Nesse sentido, a indústria da música não ficou de fora.

Atualmente, clipes na internet, lançados em plataformas como o Youtube, e serviços de streaming como o Spotify são os principais meios que as pessoas usam para ouvir as suas músicas preferidas. Mas nem sempre foi assim. Arquivos em MP3 e CDs eram as principais mídias musicais de alguns anos atrás, e se voltarmos mais ainda no tempo, os discos de vinil.

Hoje em dia é difícil encontrar um disco de vinil em alguma loja, mas ainda há pessoas que os colecionam e até mesmo preferem ouvir músicas neste formato. Além de dar mais “classe” em toda a experiência, gerando até mesmo um sentimento de nostalgia, o vinil é para muitos a melhor maneira de se ouvir uma faixa musical, devido a qualidade do som.

Pensando nisso, uma startup da Áustria desenvolveu um projeto de um Vinil HD, que promete unir o melhor desse formato junto com a tecnologia disponível nos dias de hoje. Vamos entender melhor como ele funciona.

Conheça o Vinil HD da Rebeat

A Rebeat é uma startup brasileira que há cinco anos registrou uma patente de um vinil digital, que está em desenvolvimento desde então. Basicamente, a empresa quer revolucionar a forma como discos e LPs são fabricados.

Ao invés de realizar diversas etapas de prensagem, que acabam utilizando diversos produtos tóxicos nos discos, um processo mais simples e digital é utilizado. Primeiramente, as músicas são inseridas em um novo software CAD, que converte o conteúdo musical em um mapa 3D contendo a posição de cada sulco e ranhura interna de um vinil.

Aqui é preciso destacar que um vinil tradicional funciona dessa mesma forma, com a sua agulha lendo os sulcos e ranhuras do disco. Em seguida, esse mapa é gravado fisicamente, por meio de uma máquina laser em uma placa de cerâmica. Essa placa substitui a tradicional usada nos moldes dos LPs, conseguindo assim uma prensagem mais precisa.

Quais as principais vantagens?

A Rebeat afirma que o Vinil HD oferece diversas vantagens em relação a outras formas de mídia musical. A plataforma realiza um aumento de até 30% na resposta de frequência do conteúdo, disponibilizando assim um som de maior qualidade e volumes mais altos.

Além disso, o tempo de duração de cada LP, que normalmente é de apenas 22 minutos em cada lado, aumentaria em 30%. Dessa forma, os usuários teriam mais conforto e praticidade na hora de ouvir as suas músicas.

Por fim, por usar menos produtos químicos em sua produção, esses discos seriam mais ecológicos, danificando menos o meio ambiente.

Quando o Vinil HD será lançado?

O lançamento do Vinil HD deveria ter acontecido em 2019. No entanto, alguns problemas atrasaram o projeto. Segundo a Rebeat, apesar do software já estar pronto, a empresa está focando em aprimorar o processo de corte dos moldes.

Ainda segundo a empresa, o que atrasou o lançamento foi a necessidade de criar ranhuras perfeitas nos sulcos dos LPs. Dessa forma, não há atualmente nenhuma projeção de quando ele será lançado.

Porém, a Rebeat deu alguns detalhes sobre os preços de cada vinil produzido neste formato. Segundo a empresa, cada unidade chegará ao mercado por um valor muito próximo aos vistos nos LPs comuns. Entretanto, vale lembrar que devido a sua maior raridade, um disco em vinil tende a custar mais do que um simples CD ou uma música comercializada no formato digital.

Projeto pode se tornar um sucesso?

Fazer projeções sobre um projeto que está em desenvolvimento, sem ter todos os detalhes revelados, é uma tarefa difícil. É bem possível que o Vinil HD se torne um sucesso com o grande público, ou pelo menos caia nas graças dos indivíduos que investem e colecionam discos nesse formato.

Segundo a empresa, diversos estúdios e fábricas já manifestaram interesse no Vinil HD. No entanto, conforme destacado anteriormente, esse mercado está cada vez menor, devido aos avanços e praticidades que plataformas de streaming oferecem para quem deseja ouvir seus artistas preferidos.

No entanto, para os amantes de LPs que investem em bons produtos, ele pode ser uma nova experiência neste meio. Dessa forma, não é possível cravar que o projeto terá sucesso e vida longa no mercado enquanto ele não for lançado. Nos resta apenas aguardar por mais novidades e acompanhar o seu desempenho depois que ele estiver disponível no mercado.

Enquanto o lançamento do Vinil HD não chega, você pode esperar dando uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog.

Lá você vai encontrar diversas matérias sobre as principais novidades e notícias do mundo do entretenimento e da tecnologia, além de contar com dicas e tutoriais que podem te ajudar no seu dia a dia. Seja bem-vindo e conte com a gente.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter