livro com regras de RPG aberto em cima da mesa com vários dados ao seu redor

RPG de mesa: o que é e como jogar

O RPG de mesa vem ganhando fãs em vários lugares do mundo. Este jogo pode ser considerado um hobby e oferece diversos benefícios para a vida dos jogadores. 

Porém, talvez você ainda não saiba o que afinal é RPG de mesa, por isso preparamos este conteúdo que irá te explicar tudo sobre o tema, confira!

jogadores de RPG vestidos à caráter

O que é RPG de mesa?

Original do inglês a sigla RPG significa Role Playing Game (jogo de interpretar papéis). No caso deste jogo, o competidor não é apenas um pino andando sobre o tabuleiro, mas sim um personagem, com emoções, que possui falas e habilidades que são demonstradas enquanto atravessa por um mundo incrível. 

É importante ressaltar que o RPG de mesa não é a mesma coisa que os RPGs de games eletrônicos

Conforme o próprio nome destaca, o RPG de mesa é baseado na interpretação dos jogadores, junto com o sistema de regras e diretrizes que variam de partida para partida que irão definir toda a característica do RPG que conhecemos hoje.

Quando surgiu o RPG de mesa?

ficha de jogador de RPG com vários dados ao seu redor

O RPG de mesa teve origem nos jogos de guerra (wargames), que eram jogos de tabuleiro baseados em uma estratégia militar verdadeira ou fictícia. E no fim da década de 60, elementos que envolviam a fantasia, eram cada vez mais utilizados em jogos deste tipo.

No final de 1969, Dave Wesely liderava uma sessão de wargame na Universidade de Minnesota e deu aos jogadores papéis de funcionários do governo e revolucionários em uma república fictícia. Essas duas sessões de wargame conduzidas por Wesley tinham mais conexão com um LARP (live action role-playing) do que com o RPG, mas ali já começou a base do que seria o RPG de mesa. 

Oficialmente foi em 1974 que o RPG de mesa foi lançado, sua estreia foi marcada com o jogo Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões) e foi criado por Gary Gygax e Dave Arneson.

Existem algumas especulações e poucos registros confirmados, mas há um forte indício de Gary e Dave teriam sido os criadores do jogo.

Como funciona o RPG de mesa?

A primeira coisa que os jogadores do RPG de mesa precisam definir é qual sistema eles irão jogar, afinal, existem muitos deles. Cada jogo possui seu próprio mundo e regras. Ou seja, escolher o sistema neste caso, seria como escolher entre jogar xadrez, damas, banco imobiliário, etc.

Porém, existem alguns sistemas de RPGs mais conhecidos, tais como o já citado anteriormente, Dungeons & Dragons, Vampiro: A Máscara, Cyberpunk 2020, O Chamado de Cthulhu, GURPS, Pathfinder, 3D&T, 7º Mar, Daemon, Deadlands, entre outros. 

Cada um desses sistemas costuma possuir seu próprio livro, um para quem vai liderar a partida e outro livro para os demais jogadores, em que irá orientá-los em como eles devem ser e o que podem fazer naquele mundo. Em alguns casos, o mesmo livro orienta mestre e jogador.

mestre de RPG abraçado com um livro de regras do Dungeons & Dragons

Se você é fã da série The Big Bang Theory, existem alguns episódios em que os personagens jogam Dungeons & Dragons, vale a pena conferir para ter uma ideia de como o jogo pode ser divertido!

Criação de personagens

Após a definição do sistema do jogo, ele disponibiliza as regras para a criação dos personagens, afinal a temática do jogo precisa ter conexão com eles.

Geralmente as fichas determinam funções gerais até as mais detalhadas e os jogadores escolhem os elementos como as classes (magos, druidas, etc), raça (humanos, elfo, etc), conexões com os grupos, lista de itens, entre outros…

Como usar os dados de RPG de mesa?

Os dados utilizados na maioria dos sistemas, servem para adicionar algum elemento quando os jogadores escolhem fazer algo, ou demonstram que alguma situação está para acontecer, por exemplo, quando um jogador está caído em uma armadilha.

E eles são chamados pelos números de suas faces: D4, D6, D8, D10, D12, D20, etc.

Alguns sistemas podem utilizar diferentes dados como base ou nem usar dados. Normalmente eles também são utilizados para combates para, por exemplo, definir se golpes foram acertados e quanto foi o dano causado. 

D20 sendo lançado

Como começa a aventura no RPG de mesa?

Após seguir todos os passos anteriores, o mestre pode iniciar a aventura do jogo. Aquele que fará o papel, irá narrar uma introdução, explicando onde os personagens estão, o que eles estão fazendo e muito provavelmente irá oferecer algum mistério ou ameaça. 

Após essa parte introdutória o grupo pode iniciar o jogo e ir avançando conforme suas próprias ideias. 

Se você é da época do clássico desenho Caverna do Dragão (o qual era baseado em Dungeons e Dragons), o próprio personagem Mestre dos Magos era o mestre do jogo e ele sempre indicava algum mistério ou missão e depois sumia, deixando com o que grupo determinasse como resolver a situação.

Bom, agora que você já conhece o RPG de mesa, é só escolher em qual “mundo” você e seus amigos querem jogar. 

E para continuar por dentro das dicas e novidades sobre os jogos, tanto eletrônicos quanto os de tabuleiro, é só continuar acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito!

Fonte(s):

Buscapé.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.