Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Aprenda como fazer e-mails que se autodestroem no novo Gmail

A mais nova atualização do Gmail, liberada no mês de maio, trouxe para os usuários um recurso bastante interessante. Agora, há como fazer um e-mail que se autodestrói no Gmail. A ideia é que você possa determinar por quanto tempo alguém pode visualizar um conteúdo – e a mensagem deixa de existir depois desse período.

Aplicativos como o Telegram já contam com recursos do gênero. As novidades do Gmail incluem ainda a possibilidade de proteger o e-mail enviado com senha. Todas essas novidades visam dar aos usuários mais opções de segurança nas comunicações. Apesar de anunciadas, nem todos receberam ainda os recursos.

Isso porque o Gmail está atualizando aos poucos as contas dos usuários. No entanto, a previsão é que ao longo das próximas semanas as atualizações se completem e todos tenham acesso aos novos recursos. Vamos conhecer um pouco melhor como eles funcionam.

®GIPHY

Como enviar um e-mail confidencial

Novamente, reforçamos: esse recurso funciona apenas na nova versão do Gmail. Para isso, ative o design repaginado para ter acesso a essa função.

Passo 1: vá em configurações e selecione a opção “Conheça o novo Gmail”.

Passo 2: depois, abra uma janela para escrever uma nova mensagem. Note que na barra inferior haverá um ícone de um cadeado com um relógio. Clique sobre ele.

Passo 3: na tela seguinte, escolha o prazo de validade do email e se deseja que ele tenha senha ou não. Tudo é gerado automaticamente pelo Google e a senha é enviada por SMS para o destinatário do email.

Passo 4: Pronto! A concluir o processo, uma mensagem no rodapé do email vai informar que o Modo Confidencial foi ativado. Agora é só escrever a mensagem que você deseja e depois enviar.

Importante: o envio de senha por SMS funciona apenas se o destinatário do email estiver na sua lista de contatos e com um número de telefone cadastrado. Caso contrário, você terá que digitar o número do telefone em um campo correspondente antes de enviar a mensagem.

Como revogar o acesso a emails confidenciais

Se você enviou a mensagem e mudou de ideia, é possível revogar o acesso às mensagens confidenciais.

Passo 1: para isso, vá na sua lista de emails enviados e selecione a mensagem sobre a qual deseja cancelar o acesso.

Passo 2: ao visualizar o email, note que haverá um botão chamado “Remover acesso”. Basta clicar sobre ele e pronto: a mensagem começará a apresentar a informação de “acesso negado” para os destinatários. Se quiser conceder o acesso novamente, basta repetir o procedimento.

Como abrir emails confidenciais

Por fim, existe a situação na qual você vai receber um email confidencial. Como fazer para abrir a mensagem?

Passo 1: ao acessar a sua caixa de entrada, clique sobre a mensagem, será aberta uma notificação com um botão chamado “Visualizar email”. Clique sobre ele.

Passo 2: na tela seguinte, caso o remetente tenha codificado a mensagem com senha, será preciso clicar em “Enviar” para que um SMS seja mandado para o seu celular – o número é o que o seu remetente cadastrou e você não tem acesso a editá-lo.

Passo 3: por fim, basta digitar a chave de acesso que você recebeu via SMS no seu celular e pronto: finalmente o acesso à mensagem confidencial foi concedido.

Importante: o destinatário não pode responder, encaminhar, copiar, fazer download ou imprimir uma mensagem confidencial. Ele pode apenas visualizá-la e dentro do prazo de validade determinado pelo remetente.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter