Aprenda como fazer e-mails que se autodestroem no novo Gmail

A mais nova atualização do Gmail, liberada no mês de maio, trouxe para os usuários um recurso bastante interessante. Agora, há como fazer um e-mail que se autodestrói no Gmail. A ideia é que você possa determinar por quanto tempo alguém pode visualizar um conteúdo – e a mensagem deixa de existir depois desse período.

Aplicativos como o Telegram já contam com recursos do gênero. As novidades do Gmail incluem ainda a possibilidade de proteger o e-mail enviado com senha. Todas essas novidades visam dar aos usuários mais opções de segurança nas comunicações. Apesar de anunciadas, nem todos receberam ainda os recursos.

Isso porque o Gmail está atualizando aos poucos as contas dos usuários. No entanto, a previsão é que ao longo das próximas semanas as atualizações se completem e todos tenham acesso aos novos recursos. Vamos conhecer um pouco melhor como eles funcionam.

®GIPHY

Como enviar um e-mail confidencial

Novamente, reforçamos: esse recurso funciona apenas na nova versão do Gmail. Para isso, ative o design repaginado para ter acesso a essa função.

Passo 1: vá em configurações e selecione a opção “Conheça o novo Gmail”.

Passo 2: depois, abra uma janela para escrever uma nova mensagem. Note que na barra inferior haverá um ícone de um cadeado com um relógio. Clique sobre ele.

Passo 3: na tela seguinte, escolha o prazo de validade do email e se deseja que ele tenha senha ou não. Tudo é gerado automaticamente pelo Google e a senha é enviada por SMS para o destinatário do email.

Passo 4: Pronto! A concluir o processo, uma mensagem no rodapé do email vai informar que o Modo Confidencial foi ativado. Agora é só escrever a mensagem que você deseja e depois enviar.

Importante: o envio de senha por SMS funciona apenas se o destinatário do email estiver na sua lista de contatos e com um número de telefone cadastrado. Caso contrário, você terá que digitar o número do telefone em um campo correspondente antes de enviar a mensagem.

Como revogar o acesso a emails confidenciais

Se você enviou a mensagem e mudou de ideia, é possível revogar o acesso às mensagens confidenciais.

Passo 1: para isso, vá na sua lista de emails enviados e selecione a mensagem sobre a qual deseja cancelar o acesso.

Passo 2: ao visualizar o email, note que haverá um botão chamado “Remover acesso”. Basta clicar sobre ele e pronto: a mensagem começará a apresentar a informação de “acesso negado” para os destinatários. Se quiser conceder o acesso novamente, basta repetir o procedimento.

Como abrir emails confidenciais

Por fim, existe a situação na qual você vai receber um email confidencial. Como fazer para abrir a mensagem?

Passo 1: ao acessar a sua caixa de entrada, clique sobre a mensagem, será aberta uma notificação com um botão chamado “Visualizar email”. Clique sobre ele.

Passo 2: na tela seguinte, caso o remetente tenha codificado a mensagem com senha, será preciso clicar em “Enviar” para que um SMS seja mandado para o seu celular – o número é o que o seu remetente cadastrou e você não tem acesso a editá-lo.

Passo 3: por fim, basta digitar a chave de acesso que você recebeu via SMS no seu celular e pronto: finalmente o acesso à mensagem confidencial foi concedido.

Importante: o destinatário não pode responder, encaminhar, copiar, fazer download ou imprimir uma mensagem confidencial. Ele pode apenas visualizá-la e dentro do prazo de validade determinado pelo remetente.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do OneDrive sobre um fundo escuro.

Como configurar um backup automático no OneDrive

Homem tirando uma selfie sorrindo.

10 editores de fotos online grátis sem instalar que você precisa conhecer

Adolescentes usando redes sociais na escola.

O impacto das redes sociais na educação

Mulher organizando as tarefas em post-its na parede, fazendo alusão ao Notion.

Como utilizar o Notion para organização pessoal e profissional

Crianças usando óculos de realidade virtual na escola.

Os benefícios do uso de aplicativos de realidade virtual na educação

Projeto de automação residencial que poderá ser controlado pelo Google Home.

Como configurar e usar o Google Home para automação residencial

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.