A Microsoft iniciou na segunda quinzena do mês de julho a distribuição da Build 18392, a mais nova atualização do sistema operacional Windows 10. Além de correções de bugs e ajustes, o novo pacote traz também algumas novidades.
As mudanças, entretanto, são bastante sutis para a maioria dos usuários, e focam principalmente na acessibilidade para idosos ou pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental. Além disso, há recursos voltados para a integração com smartphones.
®GIPHY
Build é o nome que a Microsoft dá as atualizações que disponibiliza frequentemente para os usuários. Algumas trazem mais novidades em termos de recursos e funcionalidades, enquanto outras focam apenas em melhorias cosméticas, correções de bugs e atualizações.
Uma das novidades dessa versão é a adição de funcionalidades ao recurso Eye Control. Trata-se de uma ferramenta que permite aos usuários controlarem certas funcionalidades apenas com o movimento dos olhos, um recurso particularmente indicado para idosos ou pessoas com deficiências físicas ou mentais. Além de melhorias na usabilidade, agora é possível selecionar e arrastar conteúdo apenas com o movimento dos olhos.
Outro recurso novo diz respeito ao app Seu Telefone, que permite a integração do notebook ou PC com outros dispositivos, como smartphones. A partir de agora ele passa a ter suporte a mouse e teclado no gerenciamento das informações. Além disso, as notificações dos aparelhos vinculados também poderão ser controladas pelo aplicativo. A compatibilidade, porém, ocorre apenas com smartphones que tenham a versão 7.0 ou superior do Android.
Há pequenas mudanças também no que diz respeito ao sistema de notificações. A partir desta versão, ficará mais simples desativar alertas: basta dar apenas um clique na aba em que ele aparece. Visando facilitar as suas escolhas de personalização, o menu foi redesenhado: ele agora mostra como os lembretes surgem no layout.
No que diz respeito à segurança, a novidade é a possibilidade de remover a senha dos dispositivos, substituindo-as por reconhecimento biométrico para acesso a eles. Nesse caso, o usuário poderá escolher entre recursos como identificação facial via Windows Hello, leitura de impressão digital, código PIN ou até chave física de segurança.
Como sempre ocorre quando lança uma nova atualização, a primeira prévia de uma build é destinada apenas aos usuários que fazem parte do programa Windows Insiders. Desde o início da segunda quinzena de julho eles vêm recebendo o pacote com as atualizações.
A ideia é que o software passe primeiro por um grupo mais seleto de usuários e que possa avaliar pontos positivos e negativos antes que a atualização atinja um número maior de consumidores. Depois de um certo período – sempre variável e nunca informado antes pela empresa – a build então é distribuída para os demais usuários.
Se você ficou curioso para receber as novidades, basta se cadastrar no programa Windows Insiders ou aguardar a liberação para todos – o que provavelmente ocorrerá antes do final do ano.