Positivo do seu jeito

Tendências

Drones: saiba para que servem, como funcionam e quando será liberado o uso no Brasil.

Saiba tudo sobre drones: a tecnologia que tem se popularizado ao redor do mundo

Drones: saiba para que servem, como funcionam e quando será liberado o uso no Brasil.

17 de agosto de 2017

por: MKT Positivo

De tempos em tempos aparece alguém ou alguma notícia na internet falando sobre os drones, suas funcionalidades e todas as coisas maravilhosas que eles podem realizar. Mas aí, junto com isso, surgem duas grandes questões: o que são os drones, afinal? E que diferença essa tecnologia faz na minha vida? Vem que a gente explica tudo. 😬

Drones
® GIPHY

Primeiro: o nome drone vem do inglês e significa “zangão” em português. Esse termo é utilizado para qualquer tipo de aeronave que não tenha pessoas a bordo, mas que seja comandada à distância por seres humanos. Lembra do avião de controle remoto? É a mesma coisa.

Drones
® GIPHY

Ao contrário do que muita gente pensa, os drones não são novidade. Eles surgiram na década de 60 e eram utilizados em missões militares e reconhecimento de terrenos. Quem inventou foi o engenheiro aeroespacial Abe Karem, responsável pelo drone americano mais bem-sucedido da história.

Tá, mas como funciona? É bem simples: com um controle via rádio é possível manobrar um drone sem precisar encostar um dedo sequer nele. É como um brinquedo de controle remoto, só que de adultos 🙂

Drones
® GIPHY

Apesar dos drones terem sido criados inicialmente para uso em missões, não demorou muito para as pessoas descobrirem que a tecnologia poderia ser utilizada para realizar outras funções. E então, os drones começaram a atuar em coletas de materiais que oferecem riscos à saúde, em tarefas arriscadas e como ferramenta para aqueles trabalhos que ninguém pode fazer.

Drones
® GIPHY

Quer um exemplo? Em 2011 aconteceu um acidente nuclear em Fukushima, no Japão, provocado por um terremoto. A área ficou totalmente contaminada por material radioativo e os drones foram utilizados para coletar amostras e captar imagens do local, facilitando a atuação das equipes que trabalhavam para solucionar o problema.

Hoje, os drones também são utilizados em diversas situações e funcionalidades: fotografias de casamento, filmagens, operações de segurança e até entregas de compras feitas pela internet.

® GIPHY

Em países como os Estados Unidos o uso de drones é totalmente liberado, inclusive para fins comerciais. No Brasil, apesar de já serem utilizados e operados por algumas pessoas e empresas, ainda não existia nenhuma lei sobre o uso da tecnologia, que oferece riscos sérios de acidente.

Porém, em maio deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aprovou o regulamento para uso de drones no Brasil, exigindo habilitação para equipamentos que pesem mais de 25kg e proibindo pilotar drones muito próximo de pessoas, a não ser que seja previamente autorizado ou que se trate de uma ação de segurança pública.

Essa regulamentação permite uma expansão do uso de drones no país, principalmente para usos na agricultura, segurança pública e privada e claro, para entregas. Hoje existem diversos modelos de drones no mercado e podem ser comprados facilmente pela internet, mas antes de mais nada é preciso estar atento à regulamentação e cumprir todas as exigências para evitar possíveis imprevistos e transtornos.

Drones
® GIPHY