vários logos do Google em 3D

Google vai excluir contas inativas do Drive

Você possui alguma conta do Google que não acessa há algum tempo? Se a resposta for sim, é melhor você dar uma olhada se não existe nada importante por lá, pois em breve essa conta poderá ser excluída. 

Erin, da série The Office, dizendo "oh no"

Em maio, o Google anunciou que irá excluir contas que estão inativas há mais de dois anos, ou seja, que estão sem uso todo esse tempo. A nova política da empresa começará a valer a partir de dezembro de 2023, incluindo conteúdo do Gmail. Google Docs, Google Drive, Google Agenda, entre outros produtos do Google.

Entenda essa mudança e saiba como manter sua conta ativa!

Como será a exclusão?

A exclusão será feita em fases a partir de dezembro de 2023, confira os detalhes abaixo:

  • A política entra em vigor nesta terça-feira (16/05/2023), mas a exclusão de contas só começa em dezembro de 2023;
  • As contas criadas e nunca mais usadas serão as primeiras a ser deletadas;
  • O Google vai enviar vários e-mails meses antes da exclusão, tanto para o endereço da conta quanto para o endereço de recuperação, ou seja, o usuário será notificado antes.

Por que utilizar uma conta do Google?

Há vários motivos para utilizar uma conta do Google, então caso você esteja em dúvida se vale a pena manter sua conta, confira abaixo as principais vantagens de utilizá-la:

  • Acessar e usufruir de produtos e serviços do Google: uma conta do Google dá acesso a uma ampla gama de produtos e serviços do Google, incluindo Gmail, Google Drive, Google Maps, YouTube e Google Play;
  • Sincronização de dados: os usuários do Google podem sincronizar seus dados entre diferentes dispositivos e navegadores. Isso significa que você pode acessar seus e-mails, arquivos, histórico de navegação e outras informações de qualquer aparelho;
  • Dados seguros: uma conta do Google oferece várias medidas de segurança para proteger seus dados, incluindo autenticação de dois fatores, criptografia e monitoramento de atividades suspeitas;
  • Personalização de experiência com o Google: uma conta do Google permite personalizar sua experiência com o Google, salvando suas preferências, histórico de navegação e outros dados. Ou seja, você poderá ver resultados de pesquisa mais relevantes, obter recomendações melhores e utilizar produtos e serviços do Google de forma mais eficiente.
login em uma conta do Google

Como manter a conta ativa?

De acordo com o próprio Google, os diversos produtos da empresa já possuíam seus prazos e políticas sobre contas inativas, no entanto, com a mudança isso será unificado. 

O Google detalhou qual o critério que define se uma conta é considerada ativa: “é necessário fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos”, diz o comunicado à imprensa.

Também são consideradas atividades:

Lembrando que apesar da unificação, o Google Fotos deve ser acessado de forma independente.

mão apagando o logo do Google e depois reescrevendo com giz de cera

É possível escolher o que acontece com a conta inativa?

Ainda de acordo com o comunicado do Google, é possível lembrar que a empresa oferece um recurso denominado como “Seu Legado Digital”. Com ele, o usuário pode definir o que acontece com sua conta quando ela permanece inativa por três, seis, doze ou dezoito meses, o que pode ser usado em caso de falecimento.

Entre as alternativas, estão: enviar arquivos específicos para contatos confiáveis, ativar uma resposta automática do Gmail e excluir sua conta de maneira permanente.

Lembrando que outros serviços também possuem recursos para lidar com contas de usuários falecidos, como é o caso do Facebook e do Instagram.

A nova política foi feita para proteger as contas?

O Google destaca que sim, a nova política possui como objetivo principal proteger os dados pessoais que ficam em contas abandonadas. A empresa informa que tais dados podem ser utilizados por pessoas para realizar diversas ações até mesmo roubo de identidade.

Outro detalhe é que a empresa já vem tomando medidas para apagar os dados dos usuários, um exemplo disso é o Google Drive que passou a limpar a lixeira de maneira automática. E o Fotos acabou com o armazenamento ilimitado em 2021

Quais as vantagens do Google excluir as contas inativas?

O fato do Google excluir contas inativas pode acarretar em algumas vantagens para seus usuários, confira algumas delas:

  • Liberar espaço de armazenamento: As contas inativas não utilizam espaço de armazenamento no servidor do Google. Isso pode liberar espaço para contas ativas;
  • Reduzir o risco de segurança: As contas inativas são mais propensas a serem hackeadas do que as contas ativas. Isso ocorre porque as contas inativas são menos propensas a serem atualizadas com as últimas senhas e medidas de segurança. Ao apagar contas inativas, o Google pode ajudar a proteger os usuários de ataques cibernéticos;
  • Melhorar a experiência do usuário: As contas inativas podem fazer com que o Google seja menos eficiente. Isso ocorre porque o Google precisa manter registros de contas inativas e processar solicitações de usuários que tentam acessar essas contas. Ao apagar contas inativas, o Google pode aprimorar a experiência do usuário, tornando o navegador mais rápido e eficiente.

Podemos concluir que o Google possui diversas razões para excluir contas inativas. Os motivos incluem liberar espaço de armazenamento, reduzir o risco de segurança e melhorar a experiência do usuário. 

Se você possui uma conta do Google que não usa há algum tempo, é importante verificar se ela está ativa. Caso não esteja, você pode excluí-la para ajudar o Google a proteger seus dados e melhorar sua experiência.

Para continuar obtendo informações importantes sobre o principal navegador da atualidade, permaneça lendo os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.