Para que um(a) gestor(a) de TI consiga extrair o máximo de eficiência e produtividade de seu sistema, não adianta apenas contar com sua capacidade de mantê-lo e responder rápido a crises. Quanto mais capaz for o hardware, mais fácil fica o seu trabalho de implementação e supervisão de soluções tecnológicas.

E como garantir que equipamentos sejam confiáveis em toda a sua infraestrutura, dos servidores até os terminais? Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre certificações para computadores: por que são tão importantes, quais são as principais e como você pode conseguir essa garantia de qualidade para a sua equipe. Vamos lá?

A importância da certificação para computadores

Os selos de qualidade, de cumprimento de normas e de eficiência não são apenas indicativos da qualidade do produto que uma empresa está adquirindo. Esses certificados existem principalmente para forçar o mercado a entregar produtos melhores e que realmente contribuem para o sucesso de um negócio.

Por isso é tão importante conhecer e entender o que significa cada uma dessas certificações. Muito mais do que a durabilidade, o investimento traz retorno em diversas frentes diferentes. Quer conhecer quais são elas?

Regularização

Primeiro, deve-se pensar na necessidade de seguir as normas definidas para o bom uso de equipamentos eletrônicos. Existem algumas determinações que padronizam o controle de qualidade e garantem a quem aposta nesses certificados um produto dentro da lei e das boas práticas em TI.

Desempenho

Quando um computador é construído em função dessas certificações, ele já sai de fábrica preparado para durar mais e ser eficiente em diversos aspectos (energético, estrutural, lógico…) — o que significa uma performance maior por mais tempo.

Segurança

Computadores certificados são mais seguros, principalmente na proteção de seus componentes internos. A segurança nesse caso importa muito para empresas que estão investindo em transformação digital, já que a perda de dados pode comprometer toda a cadeia produtiva do negócio.

Economia

Alguns gestores de TI acabam por não buscar computadores certificados por entenderem que eles são mais caros. Esse é um erro de escopo, grave se o(a) profissional não consegue enxergar no longo prazo.

Equipamentos feitos para atender normas e certificações vão ter a garantia de serem eficientes por mais tempo. O ciclo de atualização de hardware da empresa é alongado e a manutenção fica mais barata.

Além disso, o tempo que a sua equipe perde resolvendo chamados relacionados a mau funcionamento é consideravelmente diminuído, dando o tempo que você precisa para se dedicar a funções mais estratégicas de negócio.

Os principais certificados para computadores

Com todos esses motivos na mesa, fica clara a necessidade de investir em computadores certificados nos principais selos de mercado. Então, vamos listar a seguir os mais relevantes, para que você invista certo nas próximas compras!

Normas do INMETRO

A Portaria nº170/2012 do INMETRO dispõe especificamente sobre a conformidade de bens de informática. Nesse caso, empresas enviam voluntariamente seus produtos para certificação e o órgão os avalia segundo, três requisitos, principalmente:

  • segurança;
  • EMC (Compatibilidade Eletromagnética);
  • Eficiência Energética.

O computador só recebe o selo caso passe nas três avaliações, inclusive com previsão de uso em longo prazo. Esse é o primeiro indicativo que você deve buscar em sua aquisição.

80 PLUS

Não é só o INMETRO que pode ajudar a conseguir o máximo de eficiência energética de seus equipamentos. O selo 80 PLUS foi criado pela Energy Star para fontes de computadores, e garante uma alimentação suficiente, com alta durabilidade e proteção contra variações na rede elétrica.

O selo conta com 4 níveis: Bronze, Silver, Gold e Platinum. Buscar essa certificação dá à TI o máximo desempenho dos computadores e uma segurança extra para seus componentes eletrônicos.

ISO 9001 e 14001

As certificações ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 podem ser aplicadas a diversos setores da indústria, e não é diferente na produção de computadores.

A primeira 9001 trata sobre a gestão da qualidade na fabricação de componentes e produtos. Empresas que seguem essa norma são aquelas que prezam a padronização e o monitoramento em seus processos — características essenciais para garantir a performance e a durabilidade dos computadores na entrega ao cliente.

A 14001 diz respeito à gestão ambiental de processos produtivos. Além de mostrar comprometimento da empresa ao pensamento sustentável, essa preocupação com eficiência na utilização de recursos se traduz em computadores mais eficientes.

EPEAT e RoHS

Indo além da ISO 14001, essas duas certificações dão ainda mais ênfase na sustentabilidade e na proteção ambiental nos computadores que você vai adquirir no futuro.

A EPEAT é uma iniciativa para um registro global de eletrônicos preocupados com a proteção ambiental e o uso racional de recursos em TI.

Já o RoHS (restrição de substâncias perigosas) é uma diretiva que proíbe o uso de alguns componentes nocivos à saúde humana e ao meio ambiente na fabricação de produtos.

Quando o computador alcança essas duas certificações, ele não apenas tem um selo de qualidade e eficiência, mas aponta para um fornecedor responsável e que consegue avançar na produção tecnológica pensando no futuro.

Emissão de ruído acústico

Outros certificados interessantes para a sua empresa são as diretrizes de ruído acústico, como as ISO 7779 e ISO 9296. Esses selos são dados a equipamentos que respeitam um limite de barulho produzido. Trata-se de uma questão de saúde física e mental dos trabalhadores — principalmente para profissionais de TI que podem passar horas em um ambiente rodeado por esses equipamentos.

Como garantir que computadores sigam todas essas diretrizes

Deu para perceber que a busca por certificações não é uma questão secundária na hora de fazer novas aquisições de hardware. São diretrizes complementares que exigem do fornecedor várias soluções para entregar aos clientes eficiência, performance, economia e sustentabilidade.

Se é isso que você busca para a sua TI, então é hora de pesquisar mais a fundo sobre os equipamentos que está comprando. Pergunte ao vendedor quais desses selos ele oferece. Mas não se preocupe se o preço estiver um pouco maior — a economia ao longo tempo vai ser muito maior do que essa diferença.

Mas será que dá para aliar a busca de certificados para computadores com bons preços e um investimento garantido? Entre em contato conosco. A Positivo pode oferecer tudo o que você precisa!

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This