Positivo do seu jeito

Dicas

Google Play Store: os 10 apps mais baixados de fevereiro de 2021

27 de Fevereiro de 2021

por: MKT Positivo

Você já ouviu falar em um aplicativo chamado MX TakaTak? É bem provável que não, mas saiba que no mês de fevereiro ele foi o app mais baixado no mundo na Play Store. Como é possível que um serviço de tamanho sucesso no exterior seja um desconhecido no Brasil?

A resposta está no poder do mercado indiano, país de origem deste serviço. No mês de janeiro ele havia ficado com a quarta posição no ranking. O líder do mês passado, o Telegram, desta vez ficou apenas com a quinta posição.

MX TakaTak: o app mais baixado de fevereiro de 2021

O MX TakaTak é uma espécie de cópia indiana do TikTok e o nome similar não é mera coincidência. O serviço foi abraçado pelo mercado indiano, um dos mais números em se tratando de uso de smartphones, e o resultado fez com que mesmo regionalizado o serviço tivesse volume suficiente para se tornar o mais baixado do mundo ao longo de fevereiro.

A segunda posição ficou com o Facebook. A rede social, que ainda é o serviço mais utilizado em todo o mundo, tem vivido altos e baixos com relação ao número de downloads do app, mas em relação a janeiro de 2021 o resultado foi mais interessante, já que o app passou do quinto para o segundo lugar.

A terceira posição ficou com o Instagram, outro app que vem sofrendo com o crescimento dos concorrentes, especialmente o TikTok. Apesar disso, em países como o Brasil a plataforma segue em alta, sendo cada vez mais procurada por pessoas de todas as idades.

O app chinês TikTok ficou em quarto. Ele vem apresentando seguidamente um crescimento expressivo em diversos mercados, especialmente nos Estados Unidos. O público jovem compõe a maior parcela ativa no serviço, o que dá aos desenvolvedores boas perspectivas para os próximos meses.

O Telegram, líder do mês anterior, caiu para a quinta posição. Essa queda brusca pode ser explicada pelo fato de janeiro ter sido um mês “fora da curva”, já que muitas pessoas baixaram o serviço em represália ao WhatsApp, que mudou seus termos de uso. O Signal, segundo colocado em janeiro, desta vez não ficou nem entre os dez primeiros.

O WhatsApp se manteve na sexta posição. O mensageiro que frequentemente ocupava as três primeiras posições desta vez ficou em uma colocação muito abaixo da média. A reversão das medidas relacionadas aos termos de uso pode frear essa queda e representar uma recuperação nos próximos meses.

Vale ressaltar que a lista elaborada pela Sensor Tower não leva em consideração os jogos, somente os demais tipos de aplicativo. Além disso, os apps baixados na China também não são contabilizados.

Os 10 apps mais baixados em fevereiro de 2021 na Play Store

  1. MX TakaTak
  2. Facebook
  3. Instagram
  4. TikTok
  5. Telegram
  6. WhatsApp
  7. Snapchat
  8. Moj
  9. Zoom
  10. Messenger