Em tempos de quarentena, conversar com os amigos e familiares por meio de videochamadas se tornou uma regra. Prova disso é o sucesso de diversos serviços para videoconferência, que tiveram um crescimento na procura durante esse período.
Pensando em ampliar as possibilidades dos usuários, o WhatsApp decidiu aumentar também o número máximo de participantes nas conferências online. Muito em breve, o limite de quatro usuários simultâneos em vídeo passará para oito, o que permitirá conversas com ainda mais participantes.
O anúncio da disponibilidade do recurso foi feito pelo Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, em um comunicado pelas redes sociais. Apesar de confirmar a implantação da nova funcionalidade, a empresa não revelou uma data para a entrada em funcionamento do recurso, limitando-se a confirmar que ele será disponibilizado “em breve”.
A hipótese da implantação desse recurso já havia sido levantada pela equipe do site WABeta Info, especializado em notícias sobre o mensageiro, na primeira quinzena do mês de abril. Porém, não estava claro qual seria o limite de usuários. Atualmente, apenas quatro pessoas podem fazer conferências online simultaneamente.
Estatísticas coletadas por serviços de análise de desempenho e monitoramento de uso de plataformas indicam que devido à pandemia de coronavírus a procura por chamadas em vídeo praticamente dobrou nos últimos dois meses. O recurso, que já era popular, se tornou essencial no dia a dia de milhões de usuários.
Não haverá nenhuma alteração no modo de funcionamento do serviço. O que mudará será apenas o limite de participantes. A equipe de desenvolvimento do WhatsApp não confirmou se a novidade estará disponível já na próxima atualização do aplicativo ou se teremos que esperar um pouco mais pelo recurso, mas ao que tudo indica os usuários da versão Beta do app deverão receber o recurso já no próximo update.
Vale lembrar que, ao menos por enquanto, não é possível utilizar os recursos de vídeo do WhatsApp na versão web. Somente pelo aplicativo para smartphone é que as chamadas em vídeo podem ser realizadas.
Por fim, sabendo que a procura dos usuários por esse tipo de serviço aumentou, o WhatsApp fez uma pequena mudança no modo operacional do serviço. Até então, era preciso iniciar a ligação com um contato e depois adicionar os demais participantes na conversa. Agora, com apenas um toque no recurso de videochamada, todos os integrantes do grupo são notificados.
Além do WhatsApp, outros aplicativos gratuitos também permitem a realização de videoconferências online. Em um artigo anterior, mencionamos quatro deles que podem ser bastante úteis nesse momento: Instagram (limite de 6 pessoas), Facebook Messenger (limite de 50 pessoas), Google Hangouts (limite de 10 pessoas) e Zoom (limite de 100 pessoas).
Independentemente da sua escolha, o importante é ter a consciência de que esse é um momento no qual ficar em casa é fundamental, mas nem por isso você precisa perder o contato com seus amigos e familiares.