mapa-mental-no-caderno

4 apps para fazer mapa mental no celular

Se você enfrenta dificuldades em relação à organização na hora de estudar ou planejar alguma coisa do trabalho, saiba que você não está sozinho. Felizmente, hoje podemos contar com mais recursos e ferramentas que nos ajudam a manter a atenção e a organização, características essenciais para que nossas tarefas saiam do papel sem grandes problemas. Uma dessas ferramentas é o mapa mental, e hoje falaremos a respeito de alguns aplicativos que ajudam você a criar seu mapa mental no celular.

O grande responsável por difundir esse modelo de organização foi o psicólogo inglês Tony Buzan, que, em 1970, queria encontrar métodos interessantes e práticos para quem precisava estudar.

A ideia do mapa mental é justamente reunir os pontos principais a respeito de um tópico geral e, através de uma espécie de fluxograma, fazer com que a pessoa consiga visualizar o tema de forma mais abrangente e, claro, entender melhor o conteúdo.

gif-mapa-mental-ideias-rodando

Digamos que você precise fazer um artigo a respeito de tecnologia. A elaboração de um mapa mental ajudaria você a visualizar os aspectos que não podem ficar de fora do seu texto (a Revolução Industrial ou a invenção dos computadores e celulares, por exemplo). Ao visualizar essas temáticas em seu mapa mental, você consegue costurar melhor as suas ideias, resultando em um texto com mais fluidez e coerência.

A mesma ferramenta pode ajudar em diversos outros aspectos, como na hora de estudar para uma prova, fazer um projeto acadêmico, estipular metas de leituras e até mesmo organizar estruturas físicas. Bacana, não é mesmo? Então veja, a seguir, alguns apps que permitem que você monte seus mapas mentais no seu celular:

Mindly

O Mindly é um ótimo aplicativo para quem precisa criar mapas mentais no celular e sem sofrimento. Através de um modelo padrão disponível dentro da própria plataforma, o usuário consegue elaborar seus mapas mentais e editá-los de acordo com o fluxograma necessário.

criando-mapa-mental-com-mindly

É preciso apenas dar um título para o mapa e, a partir de então, inserir ideias e palavras-chave que tenham a ver com o tema em questão. O programa permite que o usuário faça edições estilísticas em relação a cada espaço inserido e adicione comentários que podem ser vistos ao tocar sobre cada palavra-chave. 

Além de o aplicativo ser gratuito, o que já é um ponto muito positivo, outra coisa bacana é o fato de ser possível baixar o mapa mental em PDF, caso seja necessário compartilhar o documento com alguém. 

Canva

O Canva é um aplicativo famoso que permite ao usuário elaborar diversos tipos de conteúdos gráficos, indo de posts para as redes sociais até currículos e, claro, mapas mentais. 

A versão gratuita do programa já conta com diversos recursos, o que inclui a edição e a personalização dos templates de mapas mentais. Se você pesquisar pelos termos “Mapa mental” no campo de busca, vai encontrar diversos modelos prontos e, a partir deles, basta inserir os dados do seu fluxograma e elaborar o mapa mental que você precisa.

templates-do-canva

Um dos pontos positivos do Canva é a grande quantidade de modelos disponíveis. Os mapas mentais do app são, inclusive, separados em categorias de acordo com assuntos específicos, como “Planejamento criativo”, “Planejamento de equipe” e “Brainstorm”. 

A edição do Canva não é tão intuitiva quanto a de outros programas, então ele é bacana para quem gosta de fazer edições e criar mapas bem elaborados e com detalhes específicos. 

LucidChart

O LucidChart é um app gratuito, mas que requer cadastro. Depois de criar seu login e senha, basta acessar o programa e conferir os diversos modelos disponíveis para a criação de mapas mentais conforme categorias específicas, como “Educação” e “Negócios”.

Aqui, é preciso primeiro escolher o esboço do mapa para, só então, acrescentar textos e elementos gráficos, além de fazer outras edições estilísticas. De forma semelhante ao que acontece no Canva, esse aplicativo permite que o usuário crie seus próprios templates, o que é importante caso você queira deixar seu mapa mental mais criativo ou com a sua cara.

criando-mapa-mental-com-lucidchart

XMind

O app XMind é outro programa gratuito para a elaboração de mapas mentais, contando com aproximadamente 30 modelos prontos e disponibilizando ferramentas de edições para que o seu fluxograma fique com as características ideais.

aplicativo-xmind

Você também pode criar seu próprio mapa mental do zero com o XMind, adicionando as características necessárias para que o resultado saia como o esperado. Depois, se quiser, é possível salvar o arquivo em PNG ou PDF.

O app ainda não foi traduzido, o que pode ser um empecilho para quem tem dificuldades com o inglês.

E aí, gostou das dicas de hoje? Para ter acesso a mais conteúdos sobre Educação, Tecnologia, Entretenimento, Cultura e muito mais, visite o nosso blog! Ele é feito com todo o carinho, pensando em você.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.