Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Banda Ka, Banda Ku e Banda C: o que é e quais são as diferenças?

Quem acompanha o noticiário relacionado à tecnologia já deve ter percebido que nos últimos meses muito tem se falado sobre novidades de rede chegando ao Brasil. Estamos em processo de estudo e licitação para a implantação do 5G, o que deve ocorrer até 2022.

Porém, ao conferir o noticiário você irá se deparar com alguns termos técnicos com os quais ainda não está familiarizado. É o caso dos modelos de transmissão, que são classificados por frequências de operação (ou bandas). As mais conhecidas são Ka, Ku e C.

O que exatamente isso quer dizer e quais frequências operacionais essas bandas representam? Quais são as diferenças entre elas, as características, as vantagens e desvantagens? Essas e outras dúvidas é o que pretendemos esclarecer neste artigo.

Banda Ka, Banda Ku e Banda C: entenda as diferenças

Os equipamentos usados para comunicação sem fio transmitem informações e dados por meio de uma frequência específica. Essa frequência também é conhecida como banda. Quando falamos da comunicação via satélite, há pelo menos três bandas distintas: Ka, Ku e C.

Frequência das bandas de satélite. Imagem: Portelink.

Banda Ku: o que é?

A Banda Ku é uma frequência utilizada para transmissão de internet via satélite, mais precisamente na transferência de dados entre o satélite e antena. Em termos de frequência, essa faixa opera entre 10.7 GHz e 18 GHz.

Por terem baixo custo de operação, são mais frágeis e estão mais sujeitas a interferências climáticas. Emissoras de TV, radares e a polícia estão entre os mais usam esses recursos.

Banda Ka: o que é?

Já a Banda Ka tem um espectro maior de banda operacional, entre 27 GHz e 40 GHz. Por suas características, essa faixa também está suscetível à degradação de sinal pela própria atmosfera e, por essa razão, ela não é a preferida das empresas de telecomunicação.

Por outro lado, a Banda Ka vem sendo empregada com sucesso no objetivo de levar o sinal de internet a regiões mais distantes. Como a Banda Ku por vezes se mostra congestionada, dado o número maior de usuários, essa passou a ser uma alternativa e está em constante evolução. Os modelos atuais já oferecem qualidade e desempenho muito melhores.

Banda C: o que é?

Tanto os dados analógicos quanto os digitais trafegam pela Banda C, cujo espectro de frequência fica entre 3.7 GHz e 6.425 GHz. Sua principal característica é a estabilidade de sinal, o que faz com que mesmo em condições climáticas adversas o sinal de internet não oscile.

Considerada o extremo oposto da Banda Ku, a Banda C tem elevado custo de implantação em razão do alto preço dos equipamentos. Em contrapartida, a operacionalização é mais acessível. Na prática, é preciso um alto investimento para criação dessas bandas, mas em médio prazo o investimento acaba valendo a pena.

…..

Antenas que recebem o sinal da Banda Ku são menores e mais simples e, portanto, mais baratas. Em contrapartida, pelo fato de o material não ter a melhor qualidade possível o resultado é uma maior incidência de interferências. Porém, aqueles que buscam receptores via satélite que operem nessa faixa podem encontrar várias opções nas lojas brasileiras.

O panorama não deve se modificar muito nos próximos anos. Mesmo com a chegada do 5G, os altos custos de investimento devem fazer com que o Governo Federal e as operadoras optem pelos modelos mais econômicos, ainda que eles não sejam os mais eficientes.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter