mulher usando o navegador Google Chrome

Chrome vai mostrar quanto cada guia consome de RAM

A equipe do navegador Google Chrome está trabalhando em um recurso que permitirá aos usuários ver o consumo de memória RAM de cada guia aberta. Essa funcionalidade foi encontrada em desenvolvimento e exibirá a quantidade exata de memória usada por cada aba.

ícone do Google Chrome

Novo recurso de transparência

A adição desse recurso pode parecer pequena, mas é significativa para aumentar a transparência e o controle dos recursos do computador. Isso é especialmente relevante para o Chrome, um navegador conhecido por seu alto consumo de memória

A função ainda não está disponível em nenhuma versão de testes, mas imagens de como ela deve aparecer foram compartilhadas no Twitter.

Como o recurso funcionará?

Os detalhes do consumo de RAM serão exibidos ao passar o mouse sobre a guia em questão, logo acima da prévia da página. Atualmente, é possível verificar os dados de consumo de memória, mas o processo não é tão simples, pois essas informações estão contidas na seção “Gerenciador de tarefas” do Chrome.

A ferramenta ainda precisa de alguns ajustes e, portanto, pode levar algum tempo até que seja disponibilizada na versão Chrome Canary para testadores. Não há previsão para o lançamento definitivo.

“Memory Saver” também deve chegar em breve

Assim como o Microsoft Edge possui o modo “Sleeping tabs”, o recurso “Memory Saver” do Chrome permitirá que você decida quanto tempo leva antes que uma aba inativa seja descartada.

A empresa planeja adicionar uma nova opção “Descartar esta aba” no menu de contexto de abas inativas. Essa funcionalidade permitirá liberar memória descartando abas inativas.

Você pode ativar esse recurso por meio de um botão na página de Desempenho. Após ativá-lo, as abas inativas serão descartadas após um certo tempo (no futuro, o Chrome permitirá que você decida quanto tempo leva antes que uma aba inativa seja descartada). O browser também adicionará controles mais granulares a esse recurso e permitirá descartar abas individuais facilmente.

recurso de economia de memória RAM do Chrome

***

Os navegadores são softwares indispensáveis e sua evolução afeta o nosso comportamento drasticamente no mundo digital. A cada grande atualização, progredimos para dias mais produtivos e repletos de oportunidades. Para mais dicas incríveis, continue seguindo o blog Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
desenho de uma garota com a estética de animes, com um balão saindo de sua boca com a palavra em japonês "kawaii", que em português significa "fofinho"

Confira os melhores animes disponíveis na Netflix

flecha apontando para cima dentro de uma nuvem, indicando o backup em nuvem

Instagram: como fazer o backup para salvar todos os seus posts

duas amigas ouvindo música em uma sessão de Jam do Spotify

Spotify lança recurso que permite ouvir músicas em grupo

tela de um computador exibindo o logo do Windows 11

Windows 11: como verificar se o seu PC é compatível com a nova versão do SO

entregador sorrindo com várias caixas na mão

Comprou online? Veja como rastrear pedidos de transportadoras

garota olhando para cima com o dedo indicador sobre os lábios, pois está com alguma dúvida

Como transferir figurinhas entre o Telegram e o WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.