Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

chrome-94-recurso-polemico-novidades

Chrome 94: veja todas as novidades e o recurso polêmico adicionado ao navegador

Os novos recursos do Chrome 94 foram apresentados recentemente na versão desktop. O sistema recebeu uma nova API, mais opções de compartilhamento, uma nova seção chamada “What’s new” e outros benefícios importantes para os usuários. A seguir, confira os principais updates e conheça um recurso polêmico do Chrome 94.

O Chrome é um dos navegadores de internet mais populares. Desenvolvido pelo Google, a ferramenta é constantemente atualizada para receber novos recursos, seja na versão desktop ou na versão mobile. Dessa vez, em sua versão 94, o navegador ganhou importantes atualizações com ferramentas que podem otimizar o tempo que os usuários passam navegando na internet.

Mas o que esperar de novidades de um software que recebe updates constantes? Os usuários novatos podem se impressionar com a quantidade de recursos que o Chrome possui. Ainda assim, o Google mantém a interface padrão do navegador, focando sempre em melhorias na navegação, em recursos de segurança e na integração com outros softwares e aplicativos para web.

Fica conosco para conhecer as novidades da versão atual do Chrome e saber mais sobre a polêmica envolvendo o modo ocioso.

Chrome tem calendário de atualizações mensais

O Google, há algum tempo, determinou um calendário intenso de atualizações para o Chrome. As novidades são apresentadas, em média, no intervalo de um mês para Windows e macOS. A atualização é realizada através do botão “Atualizar” que fica aparente dentro das opções.

O update do Chrome 93 para o 94 demorou mais do que o normal. Essa demora, entretanto, foi justificada pela quantidade de recursos que foram integrados ao sistema do navegador. As novidades do Chrome 94, até o momento, estão disponíveis apenas na versão desktop, mas devem chegar em breve no aplicativo para iPhone e Android.

Polêmica com o novo modo ocioso

Com constantes atualizações, é normal que em algum momento as novidades não sejam atraentes. Entretanto, a versão 94 é significativa no quesito melhorias, mas também trouxe uma grande polêmica. Uma nova API consegue detectar quando o usuário está ocioso enquanto usa o Chrome. O update tem gerado debates calorosos sobre a privacidade dos usuários.

A Mozilla, desenvolvedora do Firefox, afirma que esse tipo de sistema põe em dúvida a privacidade dos usuários. Além disso, a companhia dona do maior rival do Chrome afirma que o recurso pode criar brechas para que os usuários sejam vigiados enquanto estiverem navegando na internet.

E veio da Mozilla a maior crítica sobre a nova API do Chrome. O líder de operações de web da empresa, Tantek Çelik, afirmou que a API é uma oportunidade para sites que desejam manter registros de comportamentos específicos de usuários. As informações, segundo Çelik, podem ser utilizadas como uma forma de manipulação psicológica voltada para venda de produtos e serviços.

A Idle Detection API é uma ferramenta para desenvolvedores. Portanto, ela poderia ser utilizada em ferramentas integradas ao Chrome para saber quando o usuário está inativo no computador. A tecnologia fornece acesso até mesmo a interação com o teclado e o mouse do computador. Ela identifica quando a tela está desligada ou quando o dispositivo está em modo de bloqueio ou descanso de tela.

A tecnologia, no entanto, pode ser importante para apps que se conectam ao Chrome. Pense conosco, um mensageiro online poderia saber quando o usuário está realmente online e indicar isso dentro da plataforma. Outra funcionalidade está em desativar sistemas em locais públicos ou em estabelecimentos comerciais assim que a ociosidade for detectada.

Principais novidades do Chrome 94

Não é só de polêmica que vive o Chrome 94. Inicialmente apresentadas para desktops, as novidades do navegador podem ajudar os usuários a otimizar o tempo que passam na internet. O recurso mais interessante é, sem dúvidas, uma nova seção chamada “What’s new”. Através dela, os usuários podem acompanhar todas as novidades de cada atualização do Chrome.

chrome-94-recurso-polemico-novidades

As atualizações para uma navegação mais segura estão presentes no novo Chrome. A primeira, e mais importante delas, é a implementação do HTTPS-First. O novo padrão foi criado para melhorar a conexão com páginas da internet e exibirá uma página de alerta quando o acesso não for seguro.

Os ajustes e definições do Google Chrome também foram atualizados. Em sua nova versão, as configurações surgem divididas em diversas seções. Todas as divisões, entretanto, são parte dos ajustes diferentes presentes dentro de “Ajustes e Definições”. A mudança é simples, mas torna a navegação pelo recurso mais fluida.

Mudanças nas ferramentas de compartilhamento no desktop

O Chrome 94 ampliou as opções de compartilhamento com apps de terceiros. Segundo o Google, a mudança é uma forma de tornar a experiência em desktops mais próxima dos recursos oferecidos em smartphones. Agora os usuários podem gerar um link de compartilhamento de uma página ou criar um QR code.

Gostou das novidades? Continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar novos artigos, tutoriais e dicas. Use também a nossa barra de pesquisas para encontrar soluções para seus problemas em dispositivos móveis, computadores e serviços da internet.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter