Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

windows-10-como-alterar-pasta-padrao

Windows 10: como alterar a pasta padrão de instalação de aplicativos

O Windows 10 oferece a opção nativa para mudar a pasta de instalação de aplicativos. O recurso, que estava presente em versões anteriores do sistema, permite que usuários instalem aplicativos em diferentes partições ou em outra unidade de armazenamento disponível. A seguir, confira como alterar pasta padrão de instalação no Windows 10 usando um truque no sistema.
Windows 10: como alterar a pasta padrão de instalação de aplicativos
A Microsoft oferece no Windows uma variedade de otimizações para que o sistema funcione bem para desenvolver tarefas diversas. Os usuários estão acostumados a um sistema que apresenta grande compatibilidade e que oferece diferentes formas de personalização para realizar ações rotineiras.
As versões anteriores do Windows, por padrão, permitiam o gerenciamento da instalação de softwares. O usuário poderia alterar o diretório usando o próprio sistema de instalação dos aplicativos. A característica facilita, por exemplo, a instalação de games, softwares e simuladores em uma unidade diferente de armazenamento.
O procedimento também pode ajudar usuários que desejam que aplicativos sejam instalados em unidades de disco mais rápidas. Neste caso, indicar novas instalações para um disco SSD interno ou externo pode ser a melhor opção.
A instalação de jogos, softwares e outros conteúdos da Microsoft Store é realizada na unidade padrão do Windows. O destino dos arquivos desses softwares, em geral, é o disco local C, mesmo que outras unidades de disco estejam conectadas ao computador. Um tanto frustrante, certo?
Essa ação padrão, no entanto, pode ser alterada pelos usuários. Antes, contudo, é importante saber as consequências que esse procedimento pode trazer.

Advertências sobre a alteração da pasta de instalação do aplicativos do Windows 10

Quando a pasta de destino de downloads é alterada, algumas características devem ser consideradas. Os aplicativos instalados após o procedimento, serão instalados em uma pasta diferente de onde ficam os arquivos do sistema. No entanto, os softwares instalados anteriormente serão mantidos na pasta antiga – veremos como resolver isso também.
Windows 10: como alterar a pasta padrão de instalação de aplicativos
Os aplicativos do Win32 padrão só podem ser desinstalados através de seus instaladores. Outros aplicativos do sistema podem ser enviados para outras unidades sem qualquer problema. Os aplicativos UWP (Plataforma Universal do Windows) não podem ser gerenciados em pastas e suas extensões serão instaladas na pasta raiz da unidade. Essa característica pode não agradar pessoas que são atentas ao gerenciamento de dados digitais.
Outro problema está nas pastas com aplicativos da Windows Store. Essas pastas são protegidas pelo sistema. Sendo assim, o usuário não pode abrir ou exibir os arquivos desses aplicativos. Essa característica pode desagradar desenvolvedores, usuários avançados do Windows e gamers.

Alterando a pasta de Instalação do Windows 10

Passo 1. Acesse as configurações do sistema;
Passo 2. Acesse a opção “Sistema”;
Passo 3. Siga até “Armazenamento”. Você verá todas as suas unidades de armazenamento e a quantidade de espaço disponível em cada uma delas. O espaço livre pode ajudar na escolha para decidir qual será a nova unidade para instalação de softwares.
Passo 4. Clique na opção “Alterar onde o novo conteúdo será salvo”;
Passo 5. Escolha o novo local da instalação padrão de softwares. Selecione a unidade no menu “Novos aplicativos serão salvos em”;
Passo 6. Após definir a unidade, clique em “Avançar”.
O procedimento fará que novas pastas sejam criadas na unidade de instalação padrão. Uma pasta nova chamada “WindowsApps” será criada para softwares nativos. A pasta de aplicativos, por sua vez, receberá o nome da conta do usuário no Windows 10. A partir de agora, o sistema também poderá criar pastas para downloads e arquivos temporários.
Feito isso, todos os downloads futuros terão seus arquivos armazenados na unidade escolhida. A unidade do sistema será preservada apenas para os arquivos do Windows 10. Como dissemos anteriormente, os arquivos de softwares antigos continuarão na antiga unidade. Para solucionar isso, confira os próximos passos.

Como alterar a localização da pasta de aplicativos para outro local

Passo 1. Acesse as configurações do sistema;
Passo 2. Em seguida, entre na opção “Sistema”;
Passo 3. Siga até a opção “Apps e recursos”. Uma lista com vários aplicativos Universal e Win32 será apresentada;
Passo 4. Para mover um desses apps para outro local, clique na opção “Mover”. Nesse momento, escolha a nova unidade de destino para armazenar esses softwares e clique em “Mover”. 
O sistema pode demorar para realizar a ação para mover os arquivos para a nova unidade. Esse tempo, na verdade, vai depender da velocidade de gravação e leitura das duas unidades envolvidas no processo. No caso de um SSD, a ação é realizada em menor tempo.
Dica como essa podem ser encontradas ao navegar no portal Positivo do Seu Jeito. Não deixe de navegar pelo site e conhecer mais tutoriais, dicas e notícias sobre tecnologia. Use nossa barra de pesquisa para encontrar artigos que possam resolver suas dúvidas em smartphones, televisores inteligentes e computadores.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter