blocos com o logo do Deezer espalhados

Deezer: aplicativo propõe ferramenta para detectar música gerada por IA

Em um movimento audacioso, a Deezer, uma das principais plataformas de streaming de música, lança uma ferramenta inovadora com o objetivo de detectar músicas geradas por Inteligência Artificial. O avanço tecnológico tem permitido a criação de músicas utilizando IA, mas a Deezer busca garantir a autenticidade e a transparência, identificando e marcando essas faixas em sua plataforma. 

equalizador de áudio se movimentando conforme o ritmo da música

A iniciativa ressalta a importância de proteger os direitos dos artistas e oferecer clareza aos usuários sobre o conteúdo que estão consumindo. Além disso, a Deezer revelou que mais de 100 mil músicas ou criações musicais são adicionadas à plataforma todos os dias, destacando a necessidade de garantir que a IA seja usada de forma responsável na criação de novos conteúdos.

Em um exemplo notável, o DJ francês David Guetta usou IA para reproduzir uma voz semelhante à do rapper americano Eminem em um de seus shows. Guetta, no entanto, afirmou que não tinha intenção de comercializar a música, mas sim de “abrir o debate”.

Impacto na indústria

A entrada da Inteligência Artificial na indústria da música é um fenômeno recente, mas já está causando um grande impacto. A capacidade de clonar vozes de artistas usando IA apresenta desafios significativos para a indústria da música, que agora precisa encontrar maneiras de identificar e gerenciar conteúdo gerado por IA.

A iniciativa da Deezer de criar uma ferramenta para detectar música gerada por IA é um passo significativo nessa direção. A ferramenta não apenas ajudará a identificar músicas que utilizam vozes sintéticas de artistas existentes, mas também servirá para aumentar a transparência e desenvolver um novo sistema de remuneração para artistas profissionais.

Como funciona a detecção automática?

A ferramenta proposta opera com base em um algoritmo sofisticado capaz de identificar as características únicas das músicas geradas por IA. Ao analisar a composição, a melodia, o ritmo e outros elementos musicais, a ferramenta pode distinguir com precisão as faixas criadas por inteligência artificial das produzidas por humanos. 

Este processo de identificação é realizado automaticamente, garantindo que as músicas geradas por IA sejam devidamente marcadas na plataforma da Deezer. 

“Nosso objetivo é eliminar o conteúdo ilegal e fraudulento, aumentar a transparência e desenvolver um novo sistema de remuneração pelo qual artistas profissionais sejam recompensados pela criação de conteúdo”, segundo Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer em comunicado.

Desafios e controvérsias

A utilização de IA para gerar música está longe de ser uma questão simples e traz consigo uma série de desafios e controvérsias. A principal preocupação é a possibilidade de a IA ser usada para criar músicas que imitem indevidamente as vozes de artistas famosos, o que poderia levar a problemas de direitos autorais e fraude. 

Além disso, a música gerada por IA pode diluir a autenticidade da música, já que as criações geradas por máquinas podem não carregar o mesmo valor emocional e artístico que as músicas criadas por humanos.

robô tocando violino

O CEO da Deezer ressalta que muito conteúdo entra diariamente e que “a IA pode ser usada para criar novos conteúdos incríveis e acredito que a inteligência artificial generativa pode gerar enormes benefícios. Mas precisamos garantir que seja feito com responsabilidade.”.

***

E aí, o que você achou da novidade? Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre música e tecnologia? Acesse o blog Positivo Do Seu Jeito e descubra mais sobre o mundo da música digital e as últimas tendências tecnológicas!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.