Ainda existe uma grande polêmica quando falamos dos comparativos entre o Android e o iOS. Embora isso seja uma escolha pessoal, existem fatores que pesam de uma forma geral para os usuários, como preço, interface e aplicativos disponíveis.
E no caso do Android o fato do sistema ser aberto pode fazer uma grande diferença na hora de escolher entre algum deles.
Existem muito mais coisas que tornam o Android melhor do que o iOS e é isso que iremos mostrar no conteúdo de hoje, acompanhe!
O Android (esse mesmo do robozinho verde) é um sistema operacional. Para entender melhor lembre-se do Windows, que é um sistema operacional, combinando todo o conjunto de peças (processador, memória RAM, HD de armazenamento, placa-mãe, etc) em algo que pode ser operado pelos usuários.
E a mesma coisa que ocorre com os celulares, que também precisam do sistema operacional para ter algum uso final.
A tecnologia do Android foi avançando de maneira muito rápida, tanto pela disposição de novos hardwares ou por recursos de software.
Por essa razão, novas versões são lançadas a cada ano, para que seja possível oferecer compatibilidade com os lançamentos e novidades do mercado. Além, é claro, de oferecer recursos que atendam as necessidades dos seus usuários.
A atualização de um sistema operacional é algo essencial para garantir mais segurança ao aparelho que se está utilizando, afinal, são nas novas versões que as falhas são verificadas e corrigidas.
O sistema operacional do Android é baseado no kernel do Linux. Ele atende diferentes tipos de conectividade (GSM, CDMA, Wi-Fi, Bluetooth), assim como vários suportes de mídia (AVI, MKV, FLV, MPEG4 e etc) e formatos de imagem (JPEG, PNG, GIF, BMP, MP3 e etc). O Android também possui várias APIs que oferecem suporte a serviços e, por ser do Google, também atende todos os serviços oferecidos pela empresa.
Agora que você já conhece um pouco da origem e características do sistema Android, confira 7 coisas que tornam o Android melhor do que o iOS:
Como o sistema do Google é aberto, isso permite também que ele seja bastante customizável, ou seja, quase tudo pode ser personalizado em aparelhos Android.
Sendo possível escolher o tipo de fonte, layout da tela inicial, cores em destaque, formas dos ícones, sons e até mesmo os tamanhos de exibição. Os usuários também podem definir planos de fundo para a tela inicial e de bloqueio, entre outras diversas configurações que farão com que cada smartphone tenha um toque especial conforme a preferência de cada usuário.
E embora o iOS tenha avançado nesse ponto, com o passar dos anos, ele ainda não se compara às opções do Android, pois os usuários ainda permanecem estagnados em algumas características que são pré-definidas do sistema.
Outro diferencial interessante do Android é que existem muitas maneiras de alterar a aparência dos ícones dos aplicativos dentro dos aparelhos Android. Na configuração nativa do Android é possível modificar: tamanhos e formatos, mas os usuários ainda conseguem ir mais longe.
Ao baixar aplicativos específicos para customização, é possível até mesmo usar fotos da galeria como capa de cada aplicativo. E dependendo do modelo do seu aparelho é possível também alterar a aparência dos apps de maneira nativa, conforme a sua preferência.
Outro grande diferencial do Android em relação aos aplicativos é a facilidade para realizar downloads externos à Google Play. Afinal, caso o usuário precise acessar uma plataforma que não esteja registrada na loja oficial, ele pode baixá-la por meio de um serviço externo. Algo que com o iOS não é permitido!
Os widgets permitem visualizações rápidas do conteúdo de certos serviços instalados no smartphone, ou seja, simplificam o acesso a aplicativos e outras ferramentas. Por exemplo, o widget do Google Agenda, pode mostrar todos os compromissos do dia sem que seja necessário abrir o aplicativo.
Também existem atalhos de todos os serviços do Google, como Drive, Maps, Chrome. Além disso, outros aplicativos instalados no seu smartphone também disponibilizam a possibilidade, como é o caso do WhatsApp, Facebook e TikTok.
O principal diferencial em relação ao iOS é que no Android existem mais formatos e tipos de widgets disponíveis.
Os aparelhos Android oferecem o gerenciamento da tela inicial utilizando aplicativos como o Nova Launcher, sendo uma das ferramentas mais conhecidas da categoria. Essa alternativa é ideal para usuários que não estejam contentes com a interface original da plataforma do Google, e com ela é possível personalizar formatos e tamanhos de ícones, pastas, temas e demais características do smartphone.
Já o iOS só permite usar o launcher oficial da sua plataforma.
Outro recurso disponível apenas para os usuários do Android é a opção de fixar atalhos na tela inicial do telefone, como uma forma de facilitar o acesso às funções dos aplicativos. Por exemplo, é possível criar um atalho para uma rota específica no seu Google Maps e então basta tocar nele para começar uma navegação direta até a localização registrada.
Já nos aparelhos da outra plataforma, os ícones apenas abrem os aplicativos, ou seja, não é permitido acessar funções específicas através deles, apenas os aplicativos em si.
Com o teclado do Google, o Gboard, os usuários podem misturar as características de emojis diferentes e criar novas figurinhas, o que é um outro diferencial dos aparelhos Android. Essa funcionalidade pode ser utilizada em mensageiros como o WhatsApp, Messenger e Telegram.
Vale ressaltar que apenas usuários que também tenham um smartphone com Android, podem visualizar o conteúdo. E todos os ícones criados por essa configuração são enviados no tamanho de figurinhas, ou seja, são maiores que emojis convencionais.
O Google apresenta melhorias para as notificações do sistema operacional, em cada nova versão do Android.
O Android compreende mais as necessidades dos usuários em relação às notificações, enquanto o iOS, não é flexível para que o usuário possa escolher como as notificações devem de cada app devem ser agrupadas.
Agora você já sabe os motivos que tornam o Android melhor do que o iOS. Afinal, as necessidades do usuário precisam ser consideradas e tornar tudo mais simples, fazendo do Android a melhor opção de uso.
Para conhecer mais sobre os recursos do Android, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito!