um smartphone iOS ao lado de um Android

7 coisas que tornam o Android melhor do que o iOS

Ainda existe uma grande polêmica quando falamos dos comparativos entre o Android e o iOS. Embora isso seja uma escolha pessoal, existem fatores que pesam de uma forma geral para os usuários, como preço, interface e aplicativos disponíveis.

Perna Longa e Patolino discutindo se Android é melhor que iOS

E no caso do Android o fato do sistema ser aberto pode fazer uma grande diferença na hora de escolher entre algum deles. 

Existem muito mais coisas que tornam o Android melhor do que o iOS e é isso que iremos mostrar no conteúdo de hoje, acompanhe!

O que é o Android?

O Android (esse mesmo do robozinho verde) é um sistema operacional. Para entender melhor lembre-se do Windows, que é um sistema operacional, combinando todo o conjunto de peças (processador, memória RAM, HD de armazenamento, placa-mãe, etc) em algo que pode ser operado pelos usuários. 

E a mesma coisa que ocorre com os celulares, que também precisam do sistema operacional para ter algum uso final. 

Por que tantas versões do Android?

A tecnologia do Android foi avançando de maneira muito rápida, tanto pela disposição de novos hardwares ou por recursos de software. 

Por essa razão, novas versões são lançadas a cada ano, para que seja possível oferecer compatibilidade com os lançamentos e novidades do mercado. Além, é claro, de oferecer recursos que atendam as necessidades dos seus usuários. 

A atualização de um sistema operacional é algo essencial para garantir mais segurança ao aparelho que se está utilizando, afinal, são nas novas versões que as falhas são verificadas e corrigidas. 

Robô do Android olhando à sua volta

Quais são as principais características do sistema Android?

O sistema operacional do Android é baseado no kernel do Linux. Ele atende diferentes tipos de conectividade (GSM, CDMA, Wi-Fi, Bluetooth), assim como vários suportes de mídia (AVI, MKV, FLV, MPEG4 e etc) e formatos de imagem (JPEG, PNG, GIF, BMP, MP3 e etc). O Android também possui várias APIs que oferecem suporte a serviços e, por ser do Google, também atende todos os serviços oferecidos pela empresa.

Motivos para você escolher o Android

Agora que você já conhece um pouco da origem e características do sistema Android, confira 7 coisas que tornam o Android melhor do que o iOS:

1. Interface customizável

Como o sistema do Google é aberto, isso permite também que ele seja bastante customizável, ou seja, quase tudo pode ser personalizado em aparelhos Android. 

Sendo possível escolher o tipo de fonte, layout da tela inicial, cores em destaque, formas dos ícones, sons e até mesmo os tamanhos de exibição. Os usuários também podem definir planos de fundo para a tela inicial e de bloqueio, entre outras diversas configurações que farão com que cada smartphone tenha um toque especial conforme a preferência de cada usuário.

E embora o iOS tenha avançado nesse ponto, com o passar dos anos, ele ainda não se compara às opções do Android, pois os usuários ainda permanecem estagnados em algumas características que são pré-definidas do sistema. 

homem deitado no sofá usando celular

2. Aplicativos

Outro diferencial interessante do Android é que existem muitas maneiras de alterar a aparência dos ícones dos aplicativos dentro dos aparelhos Android. Na configuração nativa do Android é possível modificar: tamanhos e formatos, mas os usuários ainda conseguem ir mais longe. 

Ao baixar aplicativos específicos para customização, é possível até mesmo usar fotos da galeria como capa de cada aplicativo. E dependendo do modelo do seu aparelho é possível também alterar a aparência dos apps de maneira nativa, conforme a sua preferência. 

Outro grande diferencial do Android em relação aos aplicativos é a facilidade para realizar downloads externos à Google Play. Afinal, caso o usuário precise acessar uma plataforma que não esteja registrada na loja oficial, ele pode baixá-la por meio de um serviço externo. Algo que com o iOS não é permitido!

3. Variação de Widgets

Os widgets permitem visualizações rápidas do conteúdo de certos serviços instalados no smartphone, ou seja, simplificam o acesso a aplicativos e outras ferramentas.  Por exemplo, o widget do Google Agenda, pode mostrar todos os compromissos do dia sem que seja necessário abrir o aplicativo.

Também existem atalhos de todos os serviços do Google, como Drive, Maps, Chrome. Além disso, outros aplicativos instalados no seu smartphone também disponibilizam a possibilidade, como é o caso do WhatsApp, Facebook e TikTok.

O principal diferencial em relação ao iOS é que no Android existem mais formatos e tipos de widgets disponíveis.

4. Nova Launcher

Os aparelhos Android oferecem o gerenciamento da tela inicial utilizando aplicativos como o Nova Launcher, sendo uma das ferramentas mais conhecidas da categoria. Essa alternativa é ideal para usuários que não estejam contentes com a interface original da plataforma do Google, e com ela é possível personalizar formatos e tamanhos de ícones, pastas, temas e demais características do smartphone.

Já o iOS só permite usar o launcher oficial da sua plataforma.

Robô do Android comendo uma maçã igual à do logotipo da Apple

5. Atalhos na tela inicial

Outro recurso disponível apenas para os usuários do Android é a opção de fixar atalhos na tela inicial do telefone, como uma forma de facilitar o acesso às funções dos aplicativos. Por exemplo, é possível criar um atalho para uma rota específica no seu Google Maps e então basta tocar nele para começar uma navegação direta até a localização registrada.

Já nos aparelhos da outra plataforma, os ícones apenas abrem os aplicativos, ou seja, não é permitido acessar funções específicas através deles, apenas os aplicativos em si. 

6. Crie seus próprios emojis

Com o teclado do Google, o Gboard, os usuários podem misturar as características de emojis diferentes e criar novas figurinhas, o que é um outro diferencial dos aparelhos Android.  Essa funcionalidade pode ser utilizada em mensageiros como o WhatsApp, Messenger e Telegram.

Vale ressaltar que apenas usuários que também tenham um smartphone com Android, podem visualizar o conteúdo. E todos os ícones criados por essa configuração são enviados no tamanho de figurinhas, ou seja, são maiores que emojis convencionais.

7. Notificações

O Google apresenta melhorias para as notificações do sistema operacional, em cada nova versão do Android

O Android compreende mais as necessidades dos usuários em relação às notificações, enquanto o iOS, não é flexível para que o usuário possa escolher como as notificações devem de cada app devem ser agrupadas.

Agora você já sabe os motivos que tornam o Android melhor do que o iOS. Afinal, as necessidades do usuário precisam ser consideradas e tornar tudo mais simples, fazendo do Android a melhor opção de uso. 

Para conhecer mais sobre os recursos do Android, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.