mundo conectado com a internet 5g

Qual operadora possui o 5G mais rápido no Brasil

A maioria das pessoas já sabe que o 5G é a evolução da atual rede de celulares de quarta geração. Sendo uma rede mais veloz e “inteligente”, causando cada vez menos impacto ao meio ambiente.

velocidade da internet 5g

O 5G ganha bastante voz quando o tema é internet móvel e aos poucos essa tecnologia está se espalhando pelo Brasil. Para relembrar o que é a tecnologia e qual operadora está oferecendo essa tecnologia com mais sucesso, confira o conteúdo de hoje!

O que é 5G?

O 5G é a quinta geração de internet móvel. A tecnologia promete velocidade de download até 20 vezes mais rápida que a anterior 4G. 

O 5G também oferece uma cobertura mais ampla, assim como conexões mais estáveis. Ou seja, qualquer tarefa que você realize no 4G, com a evolução você poderá fazer de forma mais rápida e melhor.

Principalmente para aqueles que jogam no celular ou participam de videochamadas, vão notar (ou já notam, para aqueles que já tem acesso ao 5G), menos atraso e melhor qualidade na imagem.

Como funciona o 5G?

O 5G é diferente do 4G, sendo uma nova tecnologia de rádio, a velocidade que o usuário vai receber vai depender de qual espectro de radiofrequência a sua operadora irá utilizar e de quanto ela vai investir em antenas novas e transmissores. 

antena de transmissão da internet 5g

As redes móveis 4G oferecem em média em torno de 45Mbps (megabit por segundo), porém a indústria ainda visa alcançar 1Gbps (gigabit por segundo = 1.000Mbps). Ou seja, você pode imaginar baixar um filme (em alta definição), em apenas um minuto. Isso vai ser possível para redes 5G feitas ao lado de redes 4G LTE já existentes, mas as 5G independentes, que atuam dentro de frequências mais altas (por exemplo, 30GHz), iriam alcançar facilmente a velocidades de navegação superiores a 1Gbps como padrão. O que só vai acontecer daqui a alguns anos.

Qual operadora opera melhor o 5G no Brasil?

Segundo a análise do Teleco, que mostra a operadora como maior geradora de sinal da rede móvel no país, a Claro está na frente em relação ao 5G no Brasil.

Conforme os resultados deste mesmo relatório, a Claro inaugurou o 5G aqui no país. Isso ocorreu em julho de 2020, período em que a operadora trabalhou no espectro 5G DSS.

Hoje em dia a operadora atua em faixa exclusiva para transmissão da rede móvel e segue liderando nesse mercado, disponibilizando a maior transmissão

Quais são as vantagens do 5G?

O 5G está trazendo grandes mudanças no mundo dos negócios e do público em geral. Confira abaixo quais são suas principais vantagens:

Tudo mais rápido

Mercúrio, super herói da série X-Men, em alta velocidade

Se você costuma baixar um filme da Netflix utilizando a rede móvel, talvez nem sempre isso seja rápido ou não consiga ver em alta definição. Afinal, tudo vai depender da sobrecarga da rede de dados móveis. 

Conforme citamos anteriormente, com a 5G os downloads podem alcançar até 20 gigas por segundo. É tudo muito rápido, sendo possível baixar em alta definição no streaming de maneira muito mais rápida.

Sem atraso

Uma das coisas que mais incomodam os usuários da rede móvel é o atraso nas transmissões. O que ficou ainda mais em destaque no período da pandemia, já que as reuniões on-line apresentavam um delay na voz ou na imagem dos usuários. A rede 5G vai permitir uma comunicação sem atrasos, possibilitando para as conexões em tempo real, mais qualidade. 

Conexões

A eficácia e rapidez da 5G vai permitir a conexão de diversos dispositivos à internet, promovendo a implementação da Internet das Coisas em grande escala. Por exemplo, tudo ficará interligado e acessível, possibilitando que o usuário desligue os aparelhos eletrônicos da sua casa mesmo estando em outro país.

Durabilidade da bateria

bateria carregada exibindo músculos, representando a durabilidade da bateria

A instabilidade das conexões é o que mais afeta a duração de bateria dos smartphones, embora muitas pessoas não saibam disso. Isso quer dizer que, toda vez que o aparelho procura mais estabilidade no sinal, a tendência é que o dispositivo use mais energia. 

E já que o 5G é mais estável e com menos oscilação, ele permite que o consumo de bateria seja menor. 

Os avanços não param, por isso estamos sempre buscando deixar o leitor por dentro das novidades tecnológicas que afetam e inclusive, facilitam o nosso dia a dia. Continue por dentro do que acontece, acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.