Positivo do seu jeito

Dicas

Como encontrar passagens áreas baratas

6 de outubro de 2019

por: MKT Positivo

Saber como encontrar passagens aéreas baratas é uma arte. Os preços dos voos variam de acordo com dezenas de fatores e, por conta disso, uma mesma passagem pode custar R$ 100 ou R$ 1000.

Embora você possa recorrer a agências de turismo, a compra de passagens aéreas pela internet praticamente domina esse mercado. E, para encontrar os melhores preços, é preciso pesquisar bastante. Além disso, estar atento a alguns atalhos pode ajuda-lo a obter melhores resultados.

como-encontrar-passagens-aereas-baratas
®GIPHY

1. Atenção às datas: tente variações

A menos que você precise muito estar em um lugar em uma determinada data, tenha em mente que ser flexível nas datas de viagem pode ajudá-lo a economizar bastante. Por exemplo, quando falamos de viagens internacionais, voar em dias de semana – segunda a quinta – costuma ser mais barato do que às sextas ou em finais de semana.

Isso porque um dos componentes do preço das passagens aéreas é a demanda e ao finais de semana ela cresce, pois muitas pessoas viajam para visitar familiares ou mesmo para escapar da rotina por alguns dias. Se possível, portanto, verifique várias datas próximas à ida e à volta que você planejou.

como-encontrar-passagens-aereas-baratas

Além disso, pesquise as passagens aéreas não apenas em um dia, mas durante um período. Os preços variam todos os dias, então quem pesquisa mais tem maiores chances de encontrar descontos de ocasião.

2. Use comparadores de preços

Sites comparadores de preço facilitam a vida dos usuários ao pesquisarem de uma só vez preços em várias lojas distintas. No caso das passagens aéreas, a pesquisa é feita junto às companhias aéreas. A variação de preços entre elas é grande, então fique atento às características de cada voo.

Sites como Decolar, Kayak e SkyScanner são boas opções para você fazer as suas pesquisas. O próprio Google conta com um serviço do gênero, o Google Flights, temos um tutorial para você sobre ele. Faça a mesma pesquisa em todos eles e você verá que os preços serão ligeiramente diferentes. Tenha paciência para encontrar as melhores oportunidades.

3. Compre passagens com antecedência

As passagens aéreas são vendidas por “lotes”, mas como esses lotes são organizados é algo que é mantido em sigilo pelas companhias aéreas. Assim, em linhas gerais, as passagens dos primeiros lotes costumam ser mais baratas do que as dos últimos lotes.

A procura varia de acordo com o destino em questão, mas em geral o ideal é comprar a passagem aérea com pelo menos 90 dias de antecipação. Quanto mais próximo da data do voo você comprar, maiores são as chances de que as passagens custem mais caro.

4. Verifique a possibilidade de reservar hotel em conjunto

Quem viaja para um novo destino certamente precisa de um lugar para se hospedar, não é mesmo? A menos que você tenha amigos, familiares ou recorra a serviços como o AirBNB, então você precisará também de um hotel.

como-encontrar-passagens-aereas-baratas

Em muitos sites, comprar as passagens áreas juntamente com um pacote de diárias em um hotel da cidade de destino costuma gerar um desconto significativo. Porém, é claro, sempre é preciso conferir se o preço é mesmo vantajoso. Se houver a oportunidade de reservar passagem e hotel juntos, considere-a.

5. Leia atentamente as regras

As passagens aéreas oferecidas pelas companhias a preços promocionais têm muitas regras – e muitos não costumam lê-las antes de efetuar a compra. Por exemplo, é comum encontrarmos passagens com preços promocionais, mas que que não incluem a bagagem despachada.

Se você pretende viajar apenas com a bagagem de mão pode ser uma boa ideia, mas no caso de voos internacionais, por exemplo, é praticamente inviável. Algumas tarifas com preços mais acessíveis podem ter ainda regras mais rígidas de reembolso, se necessário, ou ainda muitas escalas até o destino final.

Novamente, a dica é: leia atentamente. Se você estiver de acordo com as regras propostas, siga em frente. Se não, busque outras alternativas.

É melhor desembolsar um pouco mais para ter todas as suas necessidades atendidas do que tentar se adaptar a uma situação pouco confortável e ter uma experiência muito desagradável.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.