A maioria dos gamers da atualidade gostam de ter como alternativa gravar e compartilhar pequenos trechos dos seus jogos em games singleplayer ou multiplayer.
Alguns até publicam vídeos inteiros em plataformas, como o Youtube, ou realizam lives gameplayer. Geralmente os jogadores gostam de compartilhar os seus triunfos nos jogos, ou comentar alguns bugs inesperados.
Apesar da maioria dos consoles atuais terem alguma funcionalidade de gravação, o intuito do conteúdo de hoje é ensinar como fazer isso utilizando o PC. Confira e depois reflita qual a melhor opção para você. Boa leitura!
O termo Gameplay, pode ser traduzido de forma literal como: jogabilidade. E sua definição é a de uma pessoa jogando, normalmente veiculado por alguma plataforma, como é o caso do Youtube.
Confira abaixo algumas dicas de como gravar seu gameplay no PC:
Primeiro é necessário definir qual jogo deseja gravar, e essa escolha deve ser baseada no seu objetivo ao gravar o vídeo. Por exemplo, se você deseja apenas compartilhar com os amigos ou se é o caso de monetizar o conteúdo.
Sendo a segunda opção, é interessante realizar uma pesquisa de mercado e verificar quais games interessam mais o público. Uma dica extra sobre isto é: evite títulos que estão saturados no mercado, pois a grande oferta já existente desses conteúdos, pode dificultar a chegada do público até você.
Existem diversos programas que podem ser utilizados para gravar a tela do jogo e até mesmo para fazer uma transmissão ao vivo. Uma das melhores alternativas disponíveis e gratuitas é o OBS Studio. Esse aplicativo é leve e intuitivo, sendo bem simples de usar.
Além de gravar a tela do PC, ele possibilita que você adicione a sua câmera, microfone, texto e demais componentes que podem ser ativados por meio de apps externos.
Você precisa configurar cada detalhe do seu gameplay antes de colocar seu vídeo no ar. Você não precisa adquirir equipamentos de primeira linha, mas será necessário ajustar o programa de captura escolhido, para que ele funcione da melhor maneira possível com os recursos disponíveis.
Conforme citado no tópico anterior, você não precisa ter um equipamento super potente para produzir a sua gameplay, mas é necessário cumprir alguns requisitos, mesmo que mínimos, para conseguir rodar o jogo e a sua gravação ao mesmo tempo, sem que algum problema ocorra.
Por exemplo, se você optou pelo OBS Studio, é importante que seu PC esteja equipado com o Windows 8 ou versões mais recentes, além de ter placa gráfica com suporte para o DirectX 10.1.
Para fazer gameplay, não é necessário que seja no formato de live, então, você pode gravar o material e editá-lo depois, publicando apenas a versão que você mais gostar.
Existem diversos outros programas de edição e que disponibilizam planos gratuitos, como é o caso do Filmora, Lightworks, Audacity, etc.
Para conferir mais dicas como estas, continue lendo o blog Positivo do Seu Jeito.