mulher gamer fazendo live de sua gameplay

Como gravar gameplay no PC

A maioria dos gamers da atualidade gostam de ter como alternativa gravar e compartilhar pequenos trechos dos seus jogos em games singleplayer ou multiplayer.

pessoa fingindo que o focinho do cachorro é um dos controles do video game

Alguns até publicam vídeos inteiros em plataformas, como o Youtube, ou realizam lives gameplayer. Geralmente os jogadores gostam de compartilhar os seus triunfos nos jogos, ou comentar alguns bugs inesperados. 

Apesar da maioria dos consoles atuais terem alguma funcionalidade de gravação, o intuito do conteúdo de hoje é ensinar como fazer isso utilizando o PC. Confira e depois reflita qual a melhor opção para você. Boa leitura!

O que é GamePlay?

O termo Gameplay, pode ser traduzido de forma literal como: jogabilidade. E sua definição é a de uma pessoa jogando, normalmente veiculado por alguma plataforma, como é o caso do Youtube

Dicas para gravar gameplay no PC

Confira abaixo algumas dicas de como gravar seu gameplay no PC:

Escolha o jogo

Primeiro é necessário definir qual jogo deseja gravar, e essa escolha deve ser baseada no seu objetivo ao gravar o vídeo. Por exemplo, se você deseja apenas compartilhar com os amigos ou se é o caso de monetizar o conteúdo

Sendo a segunda opção, é interessante realizar uma pesquisa de mercado e verificar quais games interessam mais o público. Uma dica extra sobre isto é: evite títulos que estão saturados no mercado, pois a grande oferta já existente desses conteúdos, pode dificultar a chegada do público até você.

homem jogando pelo computador

Escolha o programa de captura de vídeo

Existem diversos programas que podem ser utilizados para gravar a tela do jogo e até mesmo para fazer uma transmissão ao vivo. Uma das melhores alternativas disponíveis e gratuitas é o OBS Studio. Esse aplicativo é leve e intuitivo, sendo bem simples de usar.

Além de gravar a tela do PC, ele possibilita que você adicione a sua câmera, microfone, texto e demais componentes que podem ser ativados por meio de apps externos.

Configure a plataforma de gravação e transmissão

Você precisa configurar cada detalhe do seu gameplay antes de colocar seu vídeo no ar. Você não precisa adquirir equipamentos de primeira linha, mas será necessário ajustar o programa de captura escolhido, para que ele funcione da melhor maneira possível com os recursos disponíveis.

mulher gamer fazendo gameplay ao vivo

Verifique as configurações do seu PC

Conforme citado no tópico anterior, você não precisa ter um equipamento super potente para produzir a sua gameplay, mas é necessário cumprir alguns requisitos, mesmo que mínimos, para conseguir rodar o jogo e a sua gravação ao mesmo tempo, sem que algum problema ocorra.

Por exemplo, se você optou pelo OBS Studio, é importante que seu PC esteja equipado com o Windows 8 ou versões mais recentes, além de ter placa gráfica com suporte para o DirectX 10.1.

Edite o material

Para fazer gameplay, não é necessário que seja no formato de live, então, você pode gravar o material e editá-lo depois, publicando apenas a versão que você mais gostar. 

Existem diversos outros programas de edição e que disponibilizam planos gratuitos, como é o caso do Filmora, Lightworks, Audacity, etc.

Para conferir mais dicas como estas, continue lendo o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.