Positivo do seu jeito

Dicas

Como liberar espaço em disco no Windows 10? Aprenda 5 formas diferentes para ganhar armazenamento

26 de novembro de 2018

por: MKT Positivo

Existem várias maneiras de conseguir aumentar o espaço de armazenamento do seu PC atual. Seja no HD ou no SSD, saber como liberar espaço em disco no Windows 10 pode ser providencial na hora que chega aquele game novo com muitos GB para ser instalado.

Entre os métodos comuns e aqueles poucos conhecidos, há diversas maneiras de se fazer uma faxina no PC para obter espaço extra. Nesse artigo, vamos detalhar pelo menos cinco formas diferentes de conseguir mais espaço de armazenamento no seu computador. O seu sistema operacional vai agradecer pelo alívio.

®GIPHY

1. Limpe os arquivos de atualização

Essa é uma das dicas que poucas pessoas sabem ou seguem. Sempre que o sistema operacional Windows é atualizado para uma nova versão, a cópia antiga continua salva no seu HD. Ela não fica lá para sempre, uma vez que ela serve para eventuais emergências em casos que você queira retornar à versão anterior.

Contudo, dá para livrar esse espaço manualmente de uma forma bem simples.:

Passo 01: pressione as teclas Windows + R e, na caixa de diálogo “Executar”, digite “cleanmgr”, sem as aspas. Depois, selecione a “Unidade C” e clique em “Limpar arquivos de sistema”.

Passo 03: agora é só escolher “Instalações anteriores do Windows” e “Arquivos de instalação temporários do Windows” e pronto.

2. Desative o modo de hibernação

O modo de hibernação pode até ser útil, mas ele ocupa uma boa parcela da sua unidade de armazenamento. Isso porque para salvar o estado atual do sistema ele cria uma cópia fiel que utiliza muitos GB de espaço. Isso tudo somado pode comprometer o espaço em disco que você tem.

Passo 01: para desativar o modo de hibernação, acesse o Menu Iniciar e digite no campo de pesquisas. Depois, selecione a opção cmd clicando sobre ela com o botão direito do mouse.

Passo 03: no menu, escolha “Executar como administrador” e, na janela seguinte, digite o seguinte comando, sem as aspas:  -h off”.

3. Faça uma limpeza de disco

Com o passar do tempo, o sistema operacional acumula dezenas de arquivos inúteis, que acabam não sendo apagados nem mesmo com a desinstalação de programas. Para evitar problemas como esse, o próprio Windows conta com uma ferramenta para exclusão desse tipo de conteúdo.

Passo 01: Acesse meu computador e clique sobre a unidade que você deseja limpar (C).

Passo 02: escolha “Propriedades”, depois “Geral” e, por fim, “Limpeza de disco”.

Além de fazer uma varredura no sistema excluindo arquivos temporários, posteriormente você pode apagar manualmente aqueles conteúdos que julgue irrelevantes.

4. Apague imagens duplicadas

Muitas vezes, por realizar diversos backups, acabamos tendo pastas duplicadas no computador, com cópias da mesma imagem em vários locais. Encontrar essas imagens manualmente é quase impossível, pois muitas não têm nem o mesmo nome. Para isso, uma ferramenta extra pode ser de grande auxílio.

 

O app VisiPics pode ser baixado gratuitamente e permite que você faça uma varredura em todas as unidades de disco em busca de imagens e arquivos repetidos. Depois, é só selecionar todo o conteúdo duplicado e excluí-lo automaticamente – ou manualmente se você quiser checar as imagens com mais detalhes.

5. Use serviços de armazenamento na nuvem

Por fim, a última das dicas pode parecer óbvia, mas muitas pessoas se esquecem que têm essa possibilidade. Você pode hospedar boa parte dos seus arquivos em serviços na nuvem, como o Google Drive, o Dropbox ou o OneDrive. Todos eles oferecem um certo espaço gratuitamente e você pode combinar todos eles para expandir o seu HD.

Isso faz com que sobre mais espaço em disco para armazenamento de conteúdo. Portanto, antes de partir para soluções mais onerosas, como comprar um novo HD ou SSD ou recorrer a um dispositivo de armazenamento externo, passe por esse check-list e veja se não é possível livrar algum espaço do seu computador.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.